Capturar evento

Pessoal, estou tentando capturar o evento ocorrido no FF e não consigo. Até agora só consegui fazer passando o evento por parâmetro no HTML (onkeypress=“test(event)”), gostaria de não precisar fazer assim. No opera por exemplo é window.event.. Como faço? Desde já agradeço.

isto é com javascript. nao java,

eu creio.

o que é FF?

FF é Firefox. Exatamente, é do javascript que estou falando.

deve ser de um jeito só. o problema é a incompatibilidade dos navegadores… (?) mas sei que existem várias maneiras para vários navegadores.

afinal e se outra pessoa abrir em outro navegador? não é on line?

capturar evento de botão, vc quer? ou quando abre a janela a primeira vez. o que que é?

on key press, é a tecla não? porém se vc já tem uma forma está bom, porque fazer de outra?

vc quer identificar o evento de outra forma, como mouse, ou quando fechar a página, o que é?

tem onload, onUnload

ou onMouse… UP,Down,OVer, out move

Não é on-line, é para intranet, e navegador FF será padrão. onkeypress é o nome do evento. Eu quero capturar quando uma chave do teclado for pressionada. Eu sei fazer isso passando o event como parâmetro para uma função do js no HTML.

function func (evt){
	//alerta o código da tecla pressionada
	alert(evt.which)
}
<!-- o comando event envia o evento ocorrido no navegador -->
<input type="text" onkeypress="func(event)" />

O problema de fazer assim é que não te da uma flexibilidade, vamos supor que quisesse usar vários métodos que necessitasse saber o evento, você teria que passar como parâmetro para todos eles, ou definir em um atributo de um objeto para acessar, que é o que até agora tenho feito. No opera, você não precisa passar o event como parâmetro para função, você só precisa chamar o atributo event do objeto window, assim:

func(){
		alert(window.event)
	}
<input type="text" onkeypress="func()" />

Repare a diferença. Gostaria de fazer isso no Firefox, e não acho em lugar nenhum, mas creio que tenha como fazer.