Por favor , gostaria de saber se é possivel capturar o tipo de uma propriedade , por exemplo:
Tenho uma classe VO de Empresa e tenho alguns métodos
get e set sendo que alguns destes métodos sáo do tipo int e tenho um método em uma classe útil que monta query’s SQL
Abasteço esse método com uma coleção de VO’s .
Gostaria de capturar o tipo da propriedade empresa.getCdEmpresa e empresa.noEmpresa pois sabendo que um é String e outro é inteiro colocaria aspas simples apenas nos tipos String.
Tentei utilizar Object para isso (como no c#) ,mas o Java não deixou pois int não é Object.
Abstraindo o fato de que normalmente os bancos SQL (como o Oracle e o Microsoft SQL Server) processam muito mais rapidamente queries SQL que são submetidas via PreparedStatement, a maneira usada para determinar o tipo de retorno de um método via reflection é obter o objeto Method referente a esse método, chamar getReturnType(). Se o retorno for int.class então o tipo de retorno é int, e assim por diante.
Amigo vc pode usar a api de reflection do java que vai permitir que vc inspecione todas as propriedades de uma classe e seus metodos
Como disseram antes vc pode usar o getReturnType da classe Method que representa seu metodo.
Dá uma olhada no javadoc que vc vai ver bastante coisa legal