Caracteres especiais no postgrsql[RESOLVIDO]

turma to com problemas com caracteres especiais no postgres alquem pode me ajuda meu banco estar com a codificação utf-8 mais quando executo uma insert ele dar error dizendo que o caractere não é aceito na codificação utf-8. alquem pode me ajuda, eu acho que deveria fucionar.

sempre usei o Postgresql na codificação Latin 1 e nunca tive problemas.

Aliás, que tipo de caracter vc está tentando inserir?

cara to tentando inserir acentos e ‘ç’. ja tentei criar um banco com codificao latin1 e não consigo da alguns erros minha plataforma de desenvolvimento e o windows 7, seria melhor ubuntu mas infelizmente o aplicativo vai roda na plataforma windows. ja tentei via jdbc passar a o charset=latin1 na url do banco e não da certo, também tentei executar o comando antes de consutar no banco "SET CLIENT_ENCODING TO ‘latin1’ " e é exibido uma mensagens de erro dizendo que o jdbc so suporta codificacao unicode. quando executo o comando pelo console tudo funciona perfeitamente, ja tentei tudo que sei mais não consequi ainda resolver ajuda por favor, tentei tabém o createdb -E latin1 banco, e também tive problemas. preciso disso rodando o mais rapido passivel via jdbc ou estou ferrado.

O problema é quando vc executa usando uma IDE? Se for isso, vc pode ir nas configurações do Eclipse / Netbeans e alterar a codificação que vc deseja. Se eu não me engano, a codificação padrão do Netbeans é UTF-8. Vc pode fazer uns testes mudando pra ISO8859-1. Acho que essa vai funcionar perfeitamente no windows…

Espero ter ajudado!

car vou ver aqui, atualmente to desenvolvendo um aplicativo na minha iniciação cientifica jr. que usa mysql meu banco ta criado como latin1 e as tabelas que tem colunas com tipos caracteres tados estam criadas como nvarchar caracteres nacionais e quando consuto pela aplicativo, acentos e caracters especiais ficam bagunçados, acho que pode ser com o netberans, vou ver, as configuraçoes e vou executar meu aplicativo sem ser pela IDE, cara tava començando a achar que erra o JDBC. mas pode ser a IDE. valeu.

colega ainda ñ consequi mudar a codificacao no netbeans, cara se tu souber qual menur eu devo acessar me diz ai. cara executei pelo dos e o problema pessistiu, sera que o problema não ta no jdbc driver estou usando os driver que vem com o netbeans tanto para o mysql como para o postgres.

espero respostas, valeu.

cara consequi resolver o problema a configuração do encoding no netbeans fica nas propriedades do projeto.

1 ) primeiro click com o botão direito do mause sobre o projeto
2 ) selecione propriedade
3 ) selecione codigos fontes no canto esquerdo superior da janela
4 ) agora selecione a codificação em uma caixa de combinação localizada na parte centralizada inferior da janela

selecionei o que me recomendou.

valeu deu certo.