Caracteres especiais

6 respostas
R

Bom dia, estou utilizando o eclipse galileo, e tenho um pequeno problema, os caracteres especiais estão todos por outros caracteres. Mas isso começou a pouco tempo pois antes funcinava tudo maravilha e não sei se é coincidencia mas na aplicação tambem esta com problemas de caracteres especiais. O que pode ser eclipse ou servidor ubuntu com openjdk?

Valeu!!!

6 Respostas

ralphsilver

o que acontece é que o seu eclipse está com o projeto configurado como UTF-8 … vc tem qeu configurar como ISO-8859-1 … agora eu não sei como que arruma porque eu uso o NetBeans e eu sei desse problema porque é tipico dele instalar como UTF-8 padrão…

abelgomes

vc pode mudar de UTF-8 para ISO-8859-1 em
Window -> preferences -> general_> workspace.

feito isso para urrumar no seu projeto, clique com botão direito no projeto vá em properties -> resource lá vc escolhe o ISO e pronto, o eclipse da o rebuild automatico…resolvido, tive esse mesmo problema e resolvi assim.

R

Maravilha, trabalho com tres maquinas conetadas a um servidor de versionamento (visualSVN) e este erro começou quando inclui as outras duas maquinas alem da minha, as classes alteradas quando a linguagem ainda era utf-8 precisam passar por alguma alteração ou aceitam o novo formato automaticamente?

abelgomes

bom, foi exatamente o que aconteceu comigo, eu uso o linux e os outros 2 analistas usam windows, quando eu subia as alterações dava essas zicas, mas ai depois que alterei parou, porém as classes que tinha alterado tive que alterar os caracteres especiais na mão grande mesmo…boa sorte…se arranjar outra maneira de fazer posta ai pra gente.

R

entendi, mas no meu caso quando executo o sistema, ao cadastrar um usuario e utilizar acentos ele faz aquela bagunça, preciso realizar algum outro passo para evitar isso ou isto é problema no servidor?

M

Na verdade o problema é de padronização. Todos os sistemas que se prezem usam UTF-8 como encoding padrão. Já o Windows tinha que ser diferente.

1. Se o problema for no código fonte do projeto:

O Eclipse, por questões de compatibilidade com o sistema nativo usa por padrão o encoding do sistema atual. Por isso é de extrema importância definir explicitamente o encoding (clique direito no projeto, Properties, File encoding") para que ele seja o mesmo em qualquer sistema.

1. Se o problema for em tempo de execução:

Certifique-se que o encoding do banco de dados é o mesmo que sua aplicação usa (defina manualmente o encoding na sua aplicação para evitar problemas).

Criado 19 de abril de 2010
Ultima resposta 19 de abr. de 2010
Respostas 6
Participantes 4