Pessoal tenho um app desenvolvido no Netbeans 5.5 e compilado no Windows XP. No meu código está tudo certo no que se refere aos acentos e demais caracteres especiais, contudo quando compilo e executo o programa, aparecem caracteres estranhos no lugar de acentos e ç.
Alguém sabe o porque disso.
acho q tem alguma coisa relacionado com a tabela ascii… deve ser algo tipo html q possui combinações de caracteres para representar um caracter especial… quando programo em netBeans ele substitui os caracteres especiais por reservados tipo os abaixo: estes dois caracteres
ç = \u00e7
ã = \u00e3
Faça o teste e veja se soluciona então vc ve se consegue os outros caracteres. Se não encontrar fala os caracteres q digito no netBeans para encontrar as outras combinações.
Certo, mas acho que não é isso não.
Compilei em outra máquina e funcionou. Vou verificar isso mais a fundo.
Valeu.
Tive alguns problemas deste tipo, pois trabalho com netbeans no linux, onde a codificação é UTF-8 e quando executava em uma maquina Windows dava a mesma coisa. Bem… resolvi “setando” na compilação a codificação do meu codigo fonte, UTF-8
Tente ai e veja se funciona para você:
javac -encoding UTF-8 <o_resto>
Dentro no netbeans va nas propriedades do projeto e selecione “Compiling” e em “Additional Compiler Options” acrescente -encoding UTF-8