Caracteres estranhos nos Relatorios do JasperReports

8 respostas
L

Ola, estou com um problema com as fontes do JasperReports. Os acentos nao saem no relatorio, ficam como caracteres estranho e desconfigurados. Eu li em um topico aqui que tinha haver com o pdfEncoding=“Cp1252” que nao era para ter ele, mas tirando ou nao tirando continua na mesma.
Eu estou definindo essas fontes

<?xml version=“1.0” encoding=“ISO-8859-1” ?>

<!DOCTYPE jasperReport PUBLIC “-//JasperReports//DTD Report Design//EN” “http://jasperreports.sourceforge.net/dtds/jasperreport.dtd”>

<jasperReport
name=“Relatorio”
pageWidth=“595”
pageHeight=“842”
columnWidth=“515”
columnSpacing=“0”
leftMargin=“40”
rightMargin=“40”
topMargin=“50”
bottomMargin=“50”
isTitleNewPage=“true”
whenNoDataType=“AllSectionsNoDetail”
scriptletClass=“br.com.cliente.projeto.relatorio.RELATORIOSCRIPT”>

<reportFont name=“Arial_Normal” isDefault=“true” fontName=“Arial” size=“8” isBold=“false” isItalic=“false” isUnderline=“false” isStrikeThrough=“false” pdfFontName=“Helvetica” pdfEncoding=“Cp1252” isPdfEmbedded=“false”/>
<reportFont name=“Arial_Top” isDefault=“false” fontName=“Arial” size=“12” isBold=“true” isItalic=“false” isUnderline=“false” isStrikeThrough=“false” pdfFontName=“Helvetica-Bold” pdfEncoding=“Cp1252” isPdfEmbedded=“false”/>
<reportFont name=“Times_Box” isDefault=“false” fontName=“Arial” size=“6” isBold=“true” isItalic=“false” isUnderline=“false” isStrikeThrough=“false” pdfFontName=“Times-Bold” pdfEncoding=“Cp1252” isPdfEmbedded=“false”/>
<reportFont name=“Arial_Bold” isDefault=“false” fontName=“Arial” size=“8” isBold=“true” isItalic=“false” isUnderline=“false” isStrikeThrough=“false” pdfFontName=“Helvetica-Bold” pdfEncoding=“Cp1252” isPdfEmbedded=“false”/>
<reportFont name=“Arial_Italic” isDefault=“false” fontName=“Arial” size=“8” isBold=“false” isItalic=“true” isUnderline=“false” isStrikeThrough=“false” pdfFontName=“Helvetica-Oblique” pdfEncoding=“Cp1252” isPdfEmbedded=“false”/>

e chamando elas nas partes necessarias dessa forma

<textField>

<reportElement x=“40” y=“10” width=“400” height=“10” mode=“Opaque”/>

<textElement textAlignment=“Center”>

<font reportFont=“Arial_Bold”/>

</textElement>

<textFieldExpression class=“java.lang.String”>

$F{CabecalhoSecao}

</textFieldExpression>

“Secao_” + $F{Secao}

</textField>

todo conteudo vem zuado. Alguem saberia me dizer se estou escrevendo algo errado na hora de definir as fontes, ou na hora que as chamo ???
Obrigado

Luiz Curti - Web Developer

8 Respostas

cv1

Leitura imprescindivel: http://joelonsoftware.com/articles/Unicode.html :wink:

rdbj

Tente alterar o pdfEncoding=“Cp1252” para pdfEncoding=“ISO-8859-1”

só para ver se funciona…

Frank

Resolvi meus problemas com esse tipo de erro deixando em branco o pdfEncoding.
Alterei o XML na mão e deixei assim:

... pdfEncoding = &quot;&quot; ...
E isso funcionou! :lol:

Falow! :wink:

L

Colocando &#199; eu consigo resolver os problemas dos textos fixos, que eu escrevo, isso eu ja sabia, mas eu queria uma solucao para que nao precisasse colocar os seus valores e sim as letras normais. !!!

Colocar em vez de pdfEncoding=“Cp1252” para pdfEncoding=“ISO-8859-1” eu ja havia testado, nao da certo, valeu amigo !!!

cara pdfEncoding="" fica na mesma, vc usa
<?xml version=“1.0” encoding=“ISO-8859-1” ?>
para comecar a o relatorio ???

Frank

Eu criei uns programas e apresentavam erros, caracteres especiais, em letras com assento. Daí eu abri o .xml no notepad e procurei por pdfEncoding … tudo o que ele localizou eu alterei para pdfEncoding ="" e isso funcionou ! :lol:

Se você descobrir uma solução diferente, posta ai no GUJ …

Boa Sorte! :wink:

rdbj

Eu fiz um teste e funcionou tanto o pdfEncoding=“ISO-8859-1” quanto o pdfEncoding=""

L

:frowning: aqui nao funcionou. nao sei pq.
em todo caso colocando os caracteres correspondentes Ç e coisas do tipo funciona. pode ser alguma coisa de versao ou de sei la, de alguma biblioteca que eu uso, vai saber qual a locura que acontece.

em todo caso se alguem precisar

http://www.htmlhelp.com/reference/charset/

os caracteres que mais usamos estao la com seus codigos.

valeu galera, abracos !!!

M

no lugar do iso coloque UTF-8

Criado 20 de outubro de 2003
Ultima resposta 14 de nov. de 2006
Respostas 8
Participantes 5