Caracteres Malucos

Seguinte pessoal, fiz uma migração de uns dados de uma tabela cidades de um banco de dados para outro por meio de “scripts.sql”
O problema é que muitos registros vieram com caracteres malucos. EX:

Açucenas
Alércio Dias
Aluízio Bezerra

e por ae vai.

Alguém aqui sabe como resolver esse problema? voltando a palavra ao que era!

Grato pelo salva vidas

Isso é inconformidade do charset do seu script com o charset do banco de dados. Você pode usar o editor Notepad++ para ver qual o charset do arquivo.

É possível com o comando file caso esteja em Linux:

sh# file log.txt log.txt: UTF-8 Unicode text
[]'s

mas assim:
tenho qi extrair novamente esses arquivos pra txt e executar operação pelo que entendi ne?

não tem comando sql por exemplo pra fazer isso dentro da base? so pra saber!
desde ja grato pela ajuda. mostrou o caminho!

notepad++

O script está como ANSI as UTF-8

Tenta converter para latin-1 no próprio notepad++… se não me engano tem uma opção nele para isso.

Falando em notepad++, não sei o que aconteceu com o meu lá do trabalho que agora quando eu peço pra converter de um encoding pro outro todo o conteúdo do arquivo desaparece! Alguém tem alguma idéia do que pode ser? Antigamente funcionava…

Agora tenho que ficar abrindo cygwin e executando iconv na linha de comando… nada prático… então se alguém também conhecer algum outro programa de Windows legal para indicar… Infelizmente como trabalho a maior parte do tempo com recursos avançados de Excel mudar de SO não é uma opção, fico só no Cygwin / VirtualBox…

[quote=Bani]Falando em notepad++, não sei o que aconteceu com o meu lá do trabalho que agora quando eu peço pra converter de um encoding pro outro todo o conteúdo do arquivo desaparece! Alguém tem alguma idéia do que pode ser? Antigamente funcionava…

Agora tenho que ficar abrindo cygwin e executando iconv na linha de comando… nada prático… então se alguém também conhecer algum outro programa de Windows legal para indicar… Infelizmente como trabalho a maior parte do tempo com recursos avançados de Excel mudar de SO não é uma opção, fico só no Cygwin / VirtualBox…[/quote]
Não conheço outros programas… mas este problema está parecendo mais um bug. É a última versão que você está usando?

Você deveria ter visto o charset dos dois bancos de dados antes de ter feito a migração. Deve ser a pegadinha que todo mundo cai quando faz uma migração pela primeira vez.

Independente da besteira feita, você terá que estudar a documentação do teu banco sobre as funções de conversão entre charsets, e tomar cuidado na hora de transformar os bytes das colunas, e fazer um teste antes de fazer tudo, senão a coisa pode piorar.

[quote=Bruno Laturner]Você deveria ter visto o charset dos dois bancos de dados antes de ter feito a migração. Deve ser a pegadinha que todo mundo cai quando faz uma migração pela primeira vez.

Independente da besteira feita, você terá que estudar a documentação do teu banco sobre as funções de conversão entre charsets, e tomar cuidado na hora de transformar os bytes das colunas, e fazer um teste antes de fazer tudo, senão a coisa pode piorar.[/quote]
Bem lembrado.