Caracteristicas do java

5 respostas
A

Boa noite Mestres

Sou iniciante nisso tudo, comecei a aprender C na faculdade, so que andei lendo sobre linguagens de programacao e algumas caracteristicas de cada uma. Cheguei a conclusao que é melhor eu aprender mesmo sobre C++ e O JAVA. So que nao adianta eu aprender a escrever as linhas de codigo sem saber o que cada linguagem faz, o que posso fazer com cada uma, as caracteristicas, desempenho, como funciona, qual e melhor para cada tipo de aplicacao…

voces podem me falar sobre só essas 2 ? :slight_smile:

se quiserem podem me indicar livros e etc para eu estudar tbm =D

agradeço
abçs
arthuro

5 Respostas

F

Tudo é muito relativo amigo… Qual a melhor linguagem, realmente depende dimais do propósito.
Qual é a matriz curricular de seu curso na faculdade ?
C++ e Java tem principalmente a sintaxe parecida. Mas não conheço linguagem melhor pra retratar a orientação a objeto do que Java. Portanto, talvez seja mesmo interessante começar com C++, a fim de entender os conceitos de estrutura de dados … e depois, com certa base, ir para o Java …
Uma das grandes vantagens de Java é que ao programar vc não precisa se preocupar em qual Sistema operacional seu aplicativo irá rodar. Olha só que importante isso !! Pois sua aplicação será rodada por uma “máquina virtual”, instalável em todos Sistemas Operacionais.

Livros só sei te indicar um de Java, que eu tenho incluisve, que me ajudou dimais e dimais e dimais: Java como Programar - Deitel. Este livro, sempre que preciso, me surpreende …
Abraço …

A

A matriz e essa:

Administração de Sistemas de Informações

Algoritmos I

Algoritmos II

Análise e Projeto de Sistemas I

Análise e Projeto de Sistemas II

Arquitetura e Organização de Computadores

Banco de Dados I

Banco de Dados II

Comunicação e Redes de Computadores I

Comunicação e Redes de Computadores II

Contabilidade Básica

Desenvolvimento de Sistemas

Empreendedorismo

Engenharia de Software I

Engenharia de Software II

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado II

Estatística

Estrutura de Dados I

Estrutura de Dados II

Filosofia

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação em Ambiente Internet

Inovação Tecnológica

Interação Humano-Computador

Linguagens de Programação I

Linguagens de Programação II

Matemática Básica I

Matemática Básica II

Matemática Financeira

Metodologia Científica

Organização e Métodos

Português

Projeto de Sistemas em Ambiente Internet

Sistemas Distribuídos

Sistemas Operacionais

Sociologia

Teoria Geral da Administração

Tópicos Especiais I

Tópicos Especiais II

Trabalho de Curso

A

Mas ainda queria que tirasse aquelas duvidas minha kk

vlw

ViniGodoy

C++:

• Linguagem focada em desempenho e interoperabilidade;
  • Principal linguagem das aplicações desktop, games e programas embarcados;
  • Fortemente integrada ao C;
  • Com suporte a múltiplos paradigmas de programação: estruturado, orientado a objetos, metaprogramação e funcional;
  • Não gerenciada, ou seja, é o programador que decide quando alocar e desalocar memória. A sorte é que a API padrão possui classes para auxiliar na gerência de memória (smart pointers);
  • Prioriza controle no lugar de facilidade de desenvolvimento;
  • Suportada em praticamente qualquer dispositivo.
  • Permite a geração de programas realmente enxutos e otimizados;
  • Pode ser difícil configurar um ambiente para compilar uma aplicação C++ corretamente;

Livros para estudo: http://www.pontov.com.br/site/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c

Java:

• Linguagem focada em portabilidade e segurança;
  • Principal linguagem de backoffice da web;
  • Linguagem do Android;
  • Com suporte a orientação a objetos e um suporte parcial a programação adaptativa;
  • Roda sobre uma VM, o que torna mais fácil portar aplicações, mas ao mesmo tempo torna difícil a integração com hardware ou SO;
  • Gerenciada: possui o melhor garbage collector do mercado, e realmente livra o programador de preocupações quanto a gerência de memória;
  • Mais fácil de aprender do que C++;
  • Possui ótimas IDEs (Netbeans, Eclipse, IntelliJ) - bem melhores do que as que encontradas em C++;

Recomendação de livros para estudo: http://pontov.com.br/site/java/47-javageral/89-roadmap-java

A

Show de bola ViniGodoy

Ja baixai quase todos os livros do c++ kk

Vo tentar aprender as duas linguagens msm, vou penar um cado. na faculdade estou aprendendo C mas pelo que vi acho melhor da um foco no C++ e deixar pra aprender so o basico do C msm la.
De acordo com que forem aparecendo minhas duvidas vou postar aqui no forum pra ver se alguem me ajuda.

obrigado pela atencao

Criado 20 de abril de 2013
Ultima resposta 20 de abr. de 2013
Respostas 5
Participantes 3