Pessoal,
só por curiosidade.
vcs já calcularam o quanto pagam de carga tributária?
Gostaria de trocar informações com PJs da cidade de São Paulo.
Pessoal,
só por curiosidade.
vcs já calcularam o quanto pagam de carga tributária?
Gostaria de trocar informações com PJs da cidade de São Paulo.
Sempre achei algo estranho nessa planilha pq o valor para CLT sai superestimado e o para PJ mais ainda…
reparem que um CLT não ganha um valor bruto anual de D1212 e sim de D1211 (as férias foram computadas como benefício)
da mesma maneira, um PJ que supostamente tenha mesmas férias que um CLT não ganha um valor bruto anual de F1212 e sim de F1211 …
será que há algo errado em meu raciocínio!?
tb acho estranho o fato de as fórmulas não serem abertas…
Você conhece alguma consultoria que paga 1 mês inteiro de férias pra PJ? O máximo que eu vi são 15 dias.
Não, mas se quiser fazer uma comparação justa de CLT com PJ, deve-se considerar 1 mês para ambos…
A minha paga =)
Claro que não, você deve fazer uma comparação por ano de salário, porque o ciclo salarial de um CLT dura um ano.
Se for assim, ser PJ é incrivelmente mais vantajoso. Só que assim em dezembro quando o CLT tirar férias com 13o + 1/3 férias + andiantamento das férias remuneradas, enquanto o PJ sai com zero de grana.
Fora que quando o CLT é demitido ele tem o fundo de garantia e o PJ tem zero.
Logo, ou você soma toda grana, direta e indireta, disponivel e bloqueada que cada um recebe, ou você vai sair no prejuiso.
Proteu, parabens, você se importa em dizer o nome da tua consultoria?
CLT tem que pagar imposto de renda…
PJ tem que pagar IR, CSLL, COFINS e ISS. Tudo bem que somados, os 4 dão menos que o IR de CLT.
Por isso que PJ pode valer a pena a partir de um determinado salario.
Sim, é o que a planilha faz, mas incorretamente.
A planilha tb “tenta” fazer isto, mas apresenta valores incorretos.
Ontem mesmo eu discutia com uma amigo sobre o que “vale mais”: ser CLT ou PJ.
Eu sempre fui PJ e tive algumas propostas para virar CLT e recusei todas. Graças a Deus! Ele, de PJ virou CLT, e reclama que foi a pior coisa que ele fez. Porém ele ainda acredita que anualmente ganha mais.
Ou ele ganhava pouco como PJ ou não sabe gastar.
Eu vejo a vantagem de ser PJ que você administra sua grana como bem entender. Claro que se você for um gastão inverterado, pode não valer a pena, já que teria que economizar as férias e 13ro.
E, dependendo do caso, se souber usar a legislação a seu favor, como PJ você pode entrar como Lucro Real e abater despesas como aluguel de carro, combustível, pedágio, refeições, hotel, viagens, cartão de crédito etc, reduzindo muito os impostos a serem pagos.
Eu estou pela primeira vez trabalhando como CLT, e espero que seja a última.
Gosto de PJ exatamente pela liberdade de você controlar seu próprio dinheiro.