Carrega dados do banco de dados para uma tabela em hibernate

Como eu faço pra carregar dados do banco de dados para uma tabela(JTable) em HIBERNATE.
Estou ficando louco com isso, não acho nada na net. Não é possível q não tenha como fazer isso usando o hibernate. Por favor se alguem tiver qualquer coisa pra me ajudar posta o mais rápido possível.

Mais o que você não sabe?
obter os dados através do hibernate ?
ou preencher um “jtable” com os dados que vc tem?

mais precisamente preencher a JTable com os dados q eu recuperei do banco, mas não entendi muito bem como vou fazer para pegar os dados do banco. Nos meus testes eu consigo recuperar os dados criando os objetos e isso ta funcionando + ou -, mas como eu faço por exemplo pegar a data de uma ligacao, o codigo da ligacao e o usuario q fez a ligacao tendo as tabelas ligacao e usuario, sendo q em ligacao eu tenho um cod_usuario?
não sei se fui claro, mas isso pra mim no hibernate ta muito confuso!!!
valeu!

Olá amigo,

na seção de Artigos e Tutoriais tem um artigo ensinando a utilizar JTable e no Fórum de Frameworks tem um tutorial com códigos ensinando a fazer uma consulta no Hibernate.

alguém tem algum exemplo pode ser bem básico pra entender como funciona?

Quer um exemplo melhor que um tutorial ??

Cassolato! é o seguinte! o tutorial q eu li postado pelo Carneiro ensina e muito bem a fazer os mapeamentos e as coisas mais básicas do hibernate no qual graças a Deus eu ja consegui fazer, mas o meu problema é q eu quero popular uma tabela, achei um tutorial na net fazendo isso com anotação (https://genesis.dev.java.net/nonav/3.0-EA5/maven-site/pt-BR/populating_with_dataproviders.html#SwingTable), mas é uma coisa q eu ainda não sei como fazer se é q vou poder pq acho pelas coisas q li a respeito só funciona com o novo java e eu infelizmente tenho q fazer com o antigo. A questão é q eu queria um exemplo, uma coisa rápida, de como fazer para popular uma Table com alguns dados trazidos pelo hibernate, como trazer só alguns dados, não o objeto inteiro e como colocar na Table, simplesmente isso!
Se alguém mais souber de algo pra ajudar agradeço

Sao duas coisas diferentes que tu tens q usar…
Vc tem q usar o metodo list() da classe Query do hibernate o qual vai ter retornar um java.util.List, isso dependendo do que vc usar, pode usar HQL ou Criteria.
Com essa List vc transforma ela em um Array Bidimencional, o qual vai conter suas linhas e suas colunas. e so passa para o DefaultTableModel da sua JTable. entendes ?

agora to começando a entende!
valeu!
Mas por exemplo:
eu tenho uma tabela ligacoes e uma tabela usuario
eu quero carregar pra minha Table a data e hora da ligação e o usuário q fez a ligação. Como eu faço a Hql ou critéria, não consegui absorver isso ainda e depois q for retornado a List como transformar em um Array Bidimencional?! se puderes me responder isso eu agradeço muito, mas mesmo assim obrigado!