Carregamento de pág. em DIV + Controle de sessão - Utilizando HTML 5 + CSS3 + Javascript + JSF

Olá turma, estou desenvolvendo um sistema web, resumidamente o sistema é uma especie de cadastro de documentos históricos.

Enfim, o projeto está dividido em pacotes Web, Bussines e Persistence. Estou cuidando da parte Web.
Tecnologias e Ferramentas:
-HTML 5 + CSS 3 + Javascript
-JSF + Hibernate
-Banco: PostgreSQL
-Server: JBOSS 7.1

Sobre o site, eu fiz um esquema com Ajax para os botões carregarem as páginas dentro de uma DIV que fica no index, para evitar a duplicidade dos códigos dos menus e aquela sensação de ficar carregando todo o site a cada clique de botão. Utilizei os códigos achados nesse post: http://wbruno.com.br…do-ajax-em-div/

Mas o problema de se usar Ajax (com Jquery) para isso é que não fica um histórico de navegação e indexação das paginas na url do navegador. E o maior problema é que as páginas carregadas dentro da div não conseguiam executar seus próprios javascripts, tá dando erro de localização dos mesmos, ou algo do tipo.

Então essa é a primeira dúvida: Como eu crio um carregamento de página dentro de uma div, sem utilizar Ajax? Com html 5 e css3 e caso necessite o mínimo de javascript possível.

A segunda dúvida:

Alguem sabe um bom tutorial ou boas referencias, para controle de sessão? Vou explicar o que eu tenho em mente:

_Ao entrar no site, tem uma div (vou chamar ela de LoginArea) com o form de login e senha basico, botão entrar e registrar.
_Ao logar-se, se a autenticação estiver OK, gostaria de trocar o conteúdo do LoginArea para um texto de “Bem vindo, #nomeDoUsuário”, e um botão de logout e um botão de painel de controle, esse irá linkar a página PainelUser.jsp se for usuário comum, ou a página PainelAdmin.jps se o usuário tiver chave admin.

Haverá um botão no menu chamado ‘Cadastrar Documento’, que só aparecera se houver um usuário autenticado, já o botão ‘Pesquisar’ estará disponível para os visitantes gerais.

Por enquanto essas são os dois problemas que to estou tentando resolver, não estou no computador do serviço, por isso não postei código ainda ou até mesmo imagens. Mas espero que com o texto esteja claro a visualização do problema.

Qualquer coisa edito com novas informações e imagens.