Carregamento dinamico html

Sou novo no fórum, me desculpem possíveis erros. Mas vamos ao que interessa.

Estou montando um site e gostaria o conteúdo interno fosse carregado dinamicamente, sem a necessidade de a cada link (home, contato, etc) tem quem montar a pagina inteira novamente.
Busquei algumas coisas na net e encontrei uma for de fazer isso utilizando estrutura PHP e uma outra com a teg

desde já agradeço o auxilio.
:slight_smile:

[quote=romario.alp]Sou novo no fórum, me desculpem possíveis erros. Mas vamos ao que interessa.

Estou montando um site e gostaria o conteúdo interno fosse carregado dinamicamente, sem a necessidade de a cada link (home, contato, etc) tem quem montar a pagina inteira novamente.
Busquei algumas coisas na net e encontrei uma for de fazer isso utilizando estrutura PHP e uma outra com a teg

desde já agradeço o auxilio.
:slight_smile: [/quote]
Opa, romario.alp, beleza?

Defina “sem a necessidade de a cada link (home, contato, etc) tem quem montar a pagina inteira novamente”. Você quer que a parte de menu, rodapé, cabeçalho e afins seja estática e só o conteúdo seja regerado? Você quer que o conteúdo de um menu seja gerado a partir de dados incluídos em um arquivo ou em um banco de dados? Especifique melhor.

blz,

isso mesmo , gostaria que apenas o conteúdo fosse regerado e o resto da pagina ficasse estático. Esta alteração seria gerada a partir de dados de um arquivo (html) .

tipo tiles ou facelets?

[quote=romario.alp]blz,

isso mesmo , gostaria que apenas o conteúdo fosse regerado e o resto da pagina ficasse estático. Esta alteração seria gerada a partir de dados de um arquivo (html) .[/quote]
Entendi. Bom, como você citou, o PHP trabalha muito bem com isso. Ele possui um recurso chamado include, onde você adiciona uma outra página .php em qualquer lugar da sua página. Normalmente, usamos esse recurso para deixar determinadas áreas estáticas, como o menu, o cabeçalho, o rodapé. Para exemplo de teste, faça assim:

Topo (chame esse arquivo de topo.php): <div id="topo">Este é o topo da página, onde normalmente vai uma logo, uma animação .flv, um menu horizontal, essas coisas.</div>
Menu lateral (chame de menu.php): <div id="menu">Aqui vai o menu lateral de sua página, normalmente com as opções de acesso ao sistema.</div>
Rodapé (chame esse arquivo de rodape.php): <div id="rodape">Aqui é o rodapé da página, onde normalmente se colocam informações de localização da empresa, de quem desenvolveu o sistema, esse tipo de assunto.</div>Crie também uma regra de css onde você organiza a sua página (não esqueça de referenciar na sua página): [code]body {
width: 800px;
height: 600px;
}

#topo {
width: 100%;
clear: both;
}

#menu {
width: 40%;
float: left;
}

.conteudo {
width: 60%;
float: left;
}

#rodape {
width: 100%;
clear: both;
}[/code]Agora, em uma página sua de conteúdo, você adicionará a classe conteúdo e colocará suas referências (chame de index.php):[code]<?php
include(“topo.php”);
include(“menu.php”);
?>

Aqui vem o conteúdo de sua página. Cada página sua terá uma div como essa, com a classe conteúdo, e colocará todo o texto aqui, onde está esse.
<?php include("rodape.php"); ?>[/code]Veja como trabalhou o meu [b]include[/b]. Ele trouxe o conteúdo de cada uma das páginas incluídas como parte da página atual. É só fazer isso nas várias páginas.

Essa é a solução comum com PHP. Há alguma linguagem com a qual você queira trabalhar especificamente?

sim, estou procurando algo em javascript ou até mesmo uma nova tag html5.

Obs: parabéns pelo detalhamento da explicação

[quote=romario.alp]sim, estou procurando algo em javascript ou até mesmo uma nova tag html5.

Obs: parabéns pelo detalhamento da explicação [/quote]
Com Javascript, você vai praticamente escrever o conteúdo html numa string e passar para a página. Não recomendo, fica muito poluído seu Javascript.
Com HTML puro você também não vai conseguir de um jeito tranquilo, pois ele não tem funções como o include para tal.

Eu aconselho o uso de PHP ou o próprio JAVA, .NET, pois eles possuem mecanismos similares ao include.
Boa sorte, e obrigado pelo comentário!

Muito Obrigado pela ajuda!

Vou analisar com meu colegas a possibilidade de acrescentarmos o PHP no código.