Carregando .jar quando necessario

2 respostas
joselmocs

Olá pessoal,

acabei sumindo um pouco do forum e do java, mais voltei e estou com algumas duvidas (talvez simples) mais nada tecnicas…

vamos supor que eu tenha uma aplicação de gestão de uma empresa. neste programa teria módulos para todos os departamentos da empresa, ex:
Almoxarifado, RH e Financeiro

Existiria um modulo pra cada setor deste, que seria habilitado para o usuario de acordo com a permissao dele. Imaginemos que cada modulo seria um .JAR, e além desse existiria um ‘startup’ (por exemplo, este seria aberto ao executar o programa), que seria o formulario de login…

Ao executar o programa, chamaria este formulario de login e de acordo com a permissao do usuario, o programa carregaria os .jar dos modulos que este usuario pudesse abrir…

Creio que pra isto os modulos precisariam ficar fora do classpath; e por isto queria saber se dentro de uma aplicação java um .jar pudesse ser carregado.
Se isto for possivel, como posso fazer, qual classe do java usar…

Já acabo fazendo minha pergunta com outra :smiley:

Isto ajudaria no desempenho da aplicação?

Obrigado

2 Respostas

juno.rr

Olá amigo,

Quanto ao desempenho acredito que não mudaria muito.

Para fazer isso, você teria que colocar as classes referentes aos módulos em um pacote diferente da classe da tela de login e empacotar em jar’s diferentes, colocando eles no classpath da aplicação, como se fosse uma biblioteca de terceiros.

Outra forma de fazer isso, sem deixar no classpath é carregar externamente com Runtime, chamando “java -jar modulo.jar”.

Amigo, sem querer ser chato nem nada, “mais” é no sentido de somar, “mas” é uma conjunção adversativa, indicando oposição de idéias.

Até.

joselmocs

Sim, foi o que eu expliquei, eu colocaria os modulos em jars diferentes.
Os arquivos .jar seriam carregados para a memória quando a aplicação iniciar ou só quando eles forem importados?

import pacote;

Eu sei, vc não foi chato. Só não costumo aplicar nenhuma regra gramatical em foruns e textos afins na internet. Não me preocupo em reler meus textos para corrigir estes tipos de erros.

Criado 10 de agosto de 2010
Ultima resposta 11 de ago. de 2010
Respostas 2
Participantes 2