Carregando spinner após clique

Olá, bom dia a todos
eu estou precisando de uma ajuda aqui e iria ficar muito grato se alguém ajudasse,
tenho uma tela com alguns spinners, alguns com rotinas diferentes, mais a questão é
que eles estão sendo populado por itens do banco, mais os itens do banco preenchem
o spinner logo que entra na activity e eu gostaria de preencher o spinner só quando
ele recebesse o clique, se alguém puder dar uma atenção, ia ser bacana.
Agradece Pedro.

Quem carrega os dados do Spinner é você, quando busca no banco e seta um Adapter (provavelmente um CursorAdapter) no Spinner. Basta você ouvir o evento de clique no Spinner e carregá-lo neste momento.

Agora, por que carregá-lo só no clique?

Então Wagner é uma activity pra vender pizza, e tem uns 5 spinners com: tamanho, borda, sabor 1, sabor 2, sabor 3 e sabor 4, deixaria carregado com sabor 1, tamanho e borda,
e os sabores 2, 3 e 4 só seriam carregados se necessario, em relação ao clique do spinner eu desconheço, você teria um exemplo ou algo para me ajudar, Agradeço deis de já pela sua atenção.

Basta na declaração do seu spinner (xml) você adicionar onClick=“meuMetodo” e na sua activity criar o “meuMetodo” que faz esta busca.

Mas eu ainda não vejo um motivo real pra fazer isto no clique. Os dados de cada spinner de sabor vão mudar conforme você vai preenchendo os dados?

então e se a pessoal não quiser uma pizza com 4 sabores e sim com 1 sabor, os outros spinners vão ficar em branco.

spinner tem o metodo onClick? mais ai teria que colocar o onClick dentro do onItemSelected ?

Segundo a documentação tem:

http://developer.android.com/reference/android/widget/Spinner.html

O onItemSelected é pra quando ele selecionar algum item do Spinner. No seu caso, o que você quer é que quando ele clique no Spinner, traga os dados do banco.

Uma abordagem alternativa é carregar todos os Spinners no começo, com um valor em branco. Querendo você pode até ir habilitando os Spinners conforme eles são preenchidos. Não precisaria usar onClick e nem ficar buscando dados conforme clica.

bls e como eu faço para deixar os spinners em branco?