Carregar dados ao logar com JSF

Pessoal agradecendo a muitos que me ajudaram…com JSF

consegui fazer um processo de login…to cadastrando no banco…deslogando tudo certinho…

mas uma coisa que eu pensei que iria acontecer, parece que o framework não faz…

por exemplo, estou logado, usuario na sessão com todos os dados disponiveis…ai tenho um link que chama uma página Editar Usuario…

neste formulário achei que iria carregar os dados do usuário da sessão, pois cada campo está ligado pelo value…

<inputText id="nome" value="#{usuario.nome}"/>

devido estar ligado, e o usuario ESTAR na sessão, achei que iria carregar com o nome dentro do inputText…porém carrega vazio sempre…

poderiam me ajudar, pq não carregou, e qual processo devo fazer pra que carregue…
p.s. achei alguns posts relacionados a isso, mas o pessoal ta num nível bem mais avançado e discutiram umas coisas que ainda é muito pra mim…

Muito Obrigado a todos que puderem ajudar.

Se você já tem o nome do usuario na sessao, para que pedir que ele entre com o nome novamente ?

Apenas mostre ele assim:

<h:outputText id="nome" value="#{usuario.nome}" />

e os demais dados que voce nao tem e quer no formulário, use inputText para pegar.

Att,

Renan

[quote=renan_]Se você já tem o nome do usuario na sessao, para que pedir que ele entre com o nome novamente ?

Apenas mostre ele assim:

&lt;h:outputText id="nome" value="#{usuario.nome}" /&gt;

e os demais dados que voce nao tem e quer no formulário, use inputText para pegar.

Att,

Renan[/quote]
Na realidade, tanto faz com qual componente ele vai apresentar os atributos do usuário. Se vc lembrar que o Managed Bean está como escopo de SESSION!

Não é mesmo?

Exatamente Felipe :slight_smile:

Estou com o mesmo problema , o meu formulário é de atualização de dados.
quando utilizo utputText pra ver se realmente tinha o usuario na sessão…e mostrou tudo…certinho…mas no inputText fica vazio, o que pode estar ocorrendo.

[quote=renan_]Se você já tem o nome do usuario na sessao, para que pedir que ele entre com o nome novamente ?

Apenas mostre ele assim:

<h:outputText id="nome" value="#{usuario.nome}" />

Att,

Renan[/quote]

colega acho que minha dúvida não ficou muito explicada, sim eu fiz isso que vc falou quando eu loguei, agora o que eu quero é EDITAR os dados do usuário, tenho todos os dados sessão, mas ao escolher editar, abre um formulário com os dados preenchidos, afinal ele vai alterar, então eu quero carregar esses dados dentro do inputText.
Acontece que: eu coloquei pra testar no outputText e lista tudo, mas no inputText os valores não aparecem…
entendeu…se puder ajudar.

[quote=felipeguerra]

Não é mesmo?[/quote]

sim está como SESSION, porém os inputText carregam vazio.