Carregar dados de uma outra entidade sem FK de ligação

7 respostas
Norivan

Pessoal sou novato em desenvolvimento Java, estou criando uma tela de registro de chamados, nesta tela eu preciso trazer uma informação do contrato do cliente que está em uma entidade diferente (Contrato) apos o usuário selecionar o cliente na tela. Só que eu não tenho FK de ligação da tabela de registro de chamados para tabela de contratos, logo a ligação seria algo do tipo:

getCliente(idCliente).getContrato(idContrato).dataInicio

O problema é que eu não tenho ideia de que método eu tenho que implementar no OcorrenciaController Para fazer isso, algum bom samaritano pode me auxiliar?

Tentei assim:

xhtml

<h:outputText value="#{registroOcorrenciaController.contrato.dataInicio}"></h:outputText>

OcorenciaController

Contrato contrato;

Mas não apareceu dado nenhum porque não tenho os dados do contrato carregado.

7 Respostas

nel

Oi…

Você precisa ter uma referência no objeto Cliente para o contrato. Na realidade, na minha opinião, na sua tabela do banco de dados é obrigatório que tenha uma ligação de 1 - N de Cliente com Contrato, afinal, haverá contrato sem cliente? Não. Um contrato é único, ele pertence somente a um cliente, todavia, esse cliente pode possuir n contratos alocados a si, o que seria uma lista.

De qualquer forma, você deve pegar alguma informação do cliente e com esta informação fazer a busca no banco de dados, retornar, preencher o objeto Contrato e finalizar o método. Assim, as informações vão aparecer em tela.

drsmachado

Bom, primeiro, você está falando em orientação a objetos ou modelagem relacional? FK é um conceito de modelagem relacional, que veio a ser aplicado (e ainda é utilizado, graças a Deus, em bancos de dados). Quando você fala em OO, precisa deixar a FK de lado.

Em uma das duas classes, seja Cliente ou Contrato, há a necessidade de colocar uma variável que identifique a qual cliente o contrato em questão se refere.