Carregar driver JDBC

Estou tentado realizar um conexão com banco de dados pela primeira vez, e pelo que li é necessário primeiramente carregar o driver referente ao banco de dados que vou usar. Neste caso vou usar o Mysql, baixei o driver no site oficial http://dev.mysql.com/downloads/connector/j/, agora surgiu a dúvida: gostaria de saber em que pasta devo colocar este driver de forma que sempre que necessitar dele já esteja configurado pra não ser necessário inserir em cada projeto novo.
Estou usando Ubuntu 10.10 e Netbeans 6.9.

vc vai coloca o driver do mysql no jar do java
no netbeans tem as o drive no mysql nem precisava
baixa so vc ir la ir biblioteca que vc quer ta la
abraços

Não encontrei o driver JDBC nas bibliotecas padrões do Netbeans, tem certeza que ela está lá?
Fui em propriedades de projeto, depois adicionar biblioteca, tem algumas lá mas nada relacionado ao JDBC Mysql.
O que você quis dizer com “jar do java”?Seria a pasta onde ficam as libs do java? No meu caso: /usr/lib/jvm/java-6-sun/lib/ ?

[quote=xxjamisxx]vc vai coloca o driver do mysql no jar do java
abraços [/quote]

No jar do Java??? :shock:

o jar do drive do MySql deve ser jogado no classpath de sua aplicação, estou mais acostumado ao eclipse, mas se não me engano, clicando com o direito no projeto, tem uma opção para adicional jars/bibliotecas.

Vc aponta para o local onde está o jar do driver e da ok!!!

Esse negócio de jogar driver de banco na pasta lib do java até da certo, mas o correto mesmo é adiciona-lo ao classpath de sua aplicação.

[quote=Tiburcio_Mancha][quote=xxjamisxx]vc vai coloca o driver do mysql no jar do java
abraços [/quote]

No jar do Java??? :shock:

o jar do drive do MySql deve ser jogado no classpath de sua aplicação, esttou mais acostumado ao eclise, mas se não m engano, clicando com o direito no projeto, tem uma opção para adicional jars/bibliotecas.

Vc aponta para o local onde está o jar do driver e da ok!!!

Esse negócio de jogar driver de banco na pasta lib do java até da certo, mas o correto mesmo é adiciona-lo ao classpath de sua aplicação.[/quote]

"Esse negócio de jogar driver de banco na pasta lib do java até da certo, mas o correto mesmo é adiciona-lo ao classpath de sua aplicação. "

Bem lembrado pelo colega acima.

Consegui adicionar o driver como o Tiburcio_Mancha falou.
Mas eu queria guardar esse driver num local apropriado, achei que seria interessante dentro das libs da JVM. Mas se estão falando que não é adequado, onde deixam as de vocês?

Mas vc já não adicionou ao classpath do projeto?Agora é só implementar o que vc quiser em JDBC!

Todo projeto que vc criar insira o driver!

Sim, está funcionando…mas é que sou chato e não queria deixar o driver em qualquer lugar entendeu, haha. Por isso queria opinião de vocês, onde deixam ele: na pasta /home, alguma pasta da IDE, sei lah.
Outra coisa, segui este exemplo http://www.meupost.com/2008/11/25/como-conectar-o-java-ao-mysql-usando-o-netbeans/, funcionou tudo blz, só que quando executo o programa pelo netbeans a saída do nome “José” fica desconfigurada, sai como “José”…se dou um select na tabela pelo terminal mesmo está com a acentuação correta. Acho que é algo da IDE.