Carregar driver sem setar path na IDE

Buenas…galera…Estou quebrando a kbça pra conseguir carregar uma classe do driver do banco de dados, mas não é tão simples assim…
O usuário é quem informa o caminho do driver e os parâmetros para a conexão, como url, password, senha , etc…

estou usando deste jeito o código …

public ConexaoInicial( String driver, String url, String user, String password, String caminhoDriver){

try{
			//Formula uma file com o caminho escolhido pelo usuário
			File flDriver = new File (caminhoDriver);

//Monta uma url
			URL caminhoDriver = flDriver.toURL();

//Gera um array da url pra poder carregar no classloader
			URL[] arrayURL = new URL[]{caminhoDriver};

//Gera o classLoader
			ClassLoader clldDriver =new URLClassLoader(arrayURL);
			Class clDriver = clldDriver.loadClass(driver );

//Carrega o driver
			Class.forName(driver,true,clDriver.getClassLoader());

//Quando chega nesta linha .... vai pro erro como se o driver nnão foi carregado
			connection =DriverManager.getConnection(url,user,password);

}catch(ClassNotFoundException cnfex){

cnfex.printStackTrace();

}catch(Exception sqlex){
			sqlex.printStackTrace();

}

}

Como devo fazer sem setar um path na IDE para carregar o Driver do banco de dados??? já que deste jeito não está dando pra fazer???

Neste código está gerando um erro dizendo que o driver especificado não foi carregado para realizar a conexão…

Me ajudem!!!

Obrigado

Ola

So setar o classpath na mao, por exemplo, seu codigo esta no diretorio bin, e o jar do driver no diretorio lib, so mandar assim:

java -classpath lib/jar_do_driver.jar bin/MainClass

Ok Bruno, mas o problema é que no momento em que será setado o driver, o sistema já estará em execução, portando, pelo que eu sei, acho que deveria ser setado no código, onde o endereço é recebido pelo próprio usuário, sendo assim gostaria de saber se tem como setar o path a mão mesmo no código java…

Obrigado por tentar me ajudar…

Ola…

Neste caso eu nunca fiz nao… mas da uma olhada nas classes do pacote java.util.jar, acho que elas podem te ajudar de algum jeito…

Boa sorte.

Obrigado…Vou dar uma olhada nisto…

Obrigado pela dica…

bom… consegui fazer carregar o driver e criar um Class, mas o driverManager não consegue achar o Driver… porque…???

URL caminhoDriver = new URL("jar:file:///home/eu/Desktop/ConfWW/driver.jar!/"); URL[] arrayURL = new URL[] { caminhoDriver }; ClassLoader clldDriver = URLClassLoader.newInstance(arrayURL, this.getClass().getClassLoader()); Class clDriver = clldDriver.loadClass(driver); Driver d = (Driver) clDriver.newInstance(); DriverManager.registerDriver(d); //aqui dá o erro........ O Driver Manager não acha o driver d connection = DriverManager.getConnection(url, user, password);

Me ajudem…

Mas será que ninguém sabe como carregar um driver na mão??? sem usar uma ide específica??? :cry: