Carregar imagem com GUI e adicionar imagem a um JPanel

Caros, estou com dúvidas de como carregar uma imagem usando um JFileChooser e logo após, mostrar esta imagem num JLabel com barras de rolamento numa janela. Já tentei diversas implementações mas não consegui nenhum resultado. Alguem poderia me indicar algum código fonte que possa me ajudar, ou então me dar algumas sugestões de como poderia fazer isso?
Grato

Use o JImagePanel do projeto towel.

Desculpe-me pela resposta tardia, essa classe facilita muito o trabalho, muito obrigado!
Entretanto ainda tenho uma dúvida.
Existiria uma função que atualiza uma imagem após ela ser carregada em Java, ou terei de ficar removendo a imagem e adicionando-a toda hora?
Isso (remove e add sempre) não é muito prático num projeto gráfico do NetBeans.

Essa classe tem um método chamado setImage, que permite que vc troque a imagem.

Mais uma vez, peço desculpas pela resposta tardia. Essa classe é mesmo boa, porém encontrei uma forma mais fácil para resolver este problema.
Muito obrigado Vini. Podem trancar este tópico agora.

E qual forma mais fácil? Compartilhe conhecimento com o GUJ! :slight_smile:

Simplesmente descobri que há um método setIcon no jPanel que permite você adicionar um ícone. Se você tiver um ícone com a imagem já instânciada, é só inserir no jPanel e dar repaint. É bem básico, e ainda não descobri uma forma de alterar a imagem pra “vazia” (o mais adequado seria transparente, já que setIcon não aceita um null). Assim, usando o editor gráfico do NetBeans fica mais tranquilo mexer com imagem do que tentar passar um jPanel para um jImagePanel.