Carregar o diver de conexao no classpath

3 respostas
M

[color=“darkblue”][/color][size=“18”][/size] Bom dia pessoal, estou numa batalha sem tréguas com um exercicio de JDBC para criar uma conexão com o banco de dados mysql. Bom já fiz tudo direitinho e meu codigo fonte já está compilado porém na hora de executar a classe eu ganho uma ClassNotFoundException. Já coloquei o driver de conexao (arquivo jar de conexao) no classpath através da linha de comando do prompt do dos desta forma:

[color=“red”]java -cp .;C:\mysql\mysql-connector-java-3.0.11-stable-bin.jar br.com.meuProjeto.dao.TesteConexao[/color]

[color=“darkblue”]alguém tem alguma outra dica, ou um passo a passo para carregar o driver de conexão no classpath??[/color]

Valeu galera!!!

André

3 Respostas

C

Cara eu nunca mexi muito com mysql com java, mas se o erro é o ClassNotFoundException provavelmente é porque ele nao está achando as classes do driver mysql. Qual IDE vc está utilizando para compilar as classes? Pode botar o erro todo aqui pra gente tentar te ajudar melhor? Se quiser, pode tentar colocar esse arquivo .jar na variável de ambiente CLASSPATH do seu computador… tenta isso e se nao der poe aki o erro todo e fala qual seu ambiente de produção e etc.

Abraço e boa sorte

M

se você ta fazendo no win 98 coloca junto no classpath do .bat, se tiver pelo xp coloca ele nas variaveis de ambiente.

M

Caras, muito obrigado eu consegui resolver o problema, no arquivo eu cometi um erro primário, nao digitei direito o nome do driver e como o arquivo compilou eu achei que no codigo fonte não tinha nenhum problema, é que eu estou estudando “na unha”, mas mais uma vez muito obrigado…

Saudações

André

Criado 19 de julho de 2005
Ultima resposta 27 de jul. de 2005
Respostas 3
Participantes 3