Fala galera.
Bom, sou desenvolvedor Java a um bom tempo, mas também já fui um desenvolvedor PHP, ou melhor, hoje sou um desenvolvedor PHP. Me considero um cara frustrado pois esperava um pouco mais da área e um conforto um pouco melhor também. Quem que gosta de se dedicar a tecnologia por 13 anos, e com a idade chegando você vê essa mulecada nova entrando na área e te dando uma taca no mercado?
Eu me dediquei, hoje mal consigo passar de 3 anos em alguma empresa, esse é o tempo médio que me desgasto ao ponto de mandar todo mundo se fdr. Hoje sou programador PHP devido quase ser mandado embora…fico pensando se isso acontece com todos… eu pensava em ser programador o resto da vida e me aposentar nisso, você não? Mas vejo que não é assim… vou virar motorista de ônibus.
Abraços.
Bem, posso estar falando bobagem mas você está falando de emprego ou trabalho? Essas duas coisas podem não estar diretamente ligadas, acredito que há cada vez mais trabalho para programadores, desde que não fiquem presos em uma só tecnologia ou linguagem de programação (seja Java, PHP, C#, Python e etc).
Não passa 3 anos em uma empresa então abra a sua, você já deve ter perfil técnico suficiente, se reinvente, saia da inércia, vire um empreendedor, ou encontre um amigo que manja de empreendendorismo.
Eu sei que é fácil falar, mas ao menos pense na possibilidade. Não pense apenas em tecnologia ou linguagem, pense em soluções, seja ágil como essa ‘mulecada’ está sendo, mostre-se ao mundo, essa galera nova não tem medo de se apresentar, você também não tem que ter.
Automatize-se!
2 curtidas
Ser programador em empresas privadas, em geral, é um trabalho bem ingrato. Você rala muito, conhece bastante o cliente e seus problemas, em muitos casos não tem voz para fazer mudanças e a valorização é bem pouca. Por isso, assino embaixo da resposta do Jhonny_Oliveira, o caminho é bem como ele disse mesmo.
Olha ser programador pra vida inteira, não é o que pensava…
Hoje vejo alguns colegas que começaram como programador e são Engenheiros e Arquitetos de Software, profissões que no mercado tem bastante aceitação.
Como foi dito, reinventar a carreira é algo que hoje é importante pra quem estar decepcionado com o trabalho atual…
Se atualizar é um bom caminho pra o sucesso da carreira.
Eu estou começando na área de desenvolvimento. Trabalhei mais de 13 anos com infra e por sentir isso mesmo que você está sentindo, comecei a estudar Java. Hoje estou terminando ou não (hehehehe…) meu primeiro projeto em JavaSE, e não tenho a mínima noção de como vou me inserir neste mercado. Acho que não está fácil para área nenhuma, temos que por a cabeça pra funcionar…