Carreira em Java - Como devo proceder?

16 respostas
C

Bom dia Pessoal!

Iniciei recentemente meu estudo na Linguagem JAVA, é fascinante!
Estou me dedicando bastante a aprender.

E como sei que esse portal é referência no mundo JAVA, pensei que seria interessante colocar uma dúvida minha e receber respostas dos mais experientes:

Bom,… já tenho uma boa noção de programação, no entanto o JAVA me despertou o maior interesse e apego, é no entanto que desejo seguir carreira em JAVA, não apenas como desenvolvedor, mas tudo o que vier nos estágios em seguida.

E a dúvida é:

Qual seria, digamos, o cronograma pra carreira java? Por exemplo,

Lógica OO

Java Básico;

JSP e Servlets;

etc;

Gerente de Projetos (por exemplo). // Suponhamos que seja um alto degrau

Não tenho uma noção ainda de que trilha devo seguir nos estudos e aprendizado. Peço que alguém, solícito e experiente possa me dar algumas dicas.

De antemão, agradece:

César Martin

16 Respostas

F

Cara,

Depende do que voce quer.
Exemplo: Se você quiser seguir para area Gerencial, não adianta se aprofundar muito na linguagem.
Agora se voce quiser ir para a area Técnica mesmo, voce deve começar com Logica de Programação, depois Orientação a Objetos.

Um livro muito para Java basico é o Java, Como Programar - 6ª Edição.

Não sei se pude te ajudar.

Valeu,

Fabiano.

C

Oi César, bem vindo ao Portal Java!

Realmente Java é uma linguagem fascinante e o mercado de trabalho está muito bom para profissionais que dominam esta linguagem.

Bem, dependendo do seu interesse em Java, ou seja, em qual ramo você deseja seguir: aplicações desktop (Swing), web (Java EE - JSP, Servlets, EJB e etc), micro edition (java para pequenos dispositivos - Java ME) e etc.

O cronograma seria assim (supondo que você desejasse aprender tudo sobre a plataforma java e já soubesse lógica de programação e orientação a objetos):

:arrow: Java SE (estudar os conceitos e fundamentos da linguagem, conhecer as principais APIs do java)

Depois você poderá optar para esses dois ramos:

:arrow: Java EE (JSP, Servlets, EJB, Web services…)

:arrow: Java ME (java para pequenos dispositivos)

Com esses conhecimentos você poderá entrar no mercado de trabalho. Você não tem que ser obrigado a saber tudo isso, você pode simplesmente conhecer um pouco Java SE e depois conseguir um estágio e aprender mais ainda. Pode fazer alguns cursos de java para a web, ler artigos, tutorias, apostilas (aqui tem bastante material) e por aí vai, sem esquecer também que uma graduação é importantíssima.

Dependendo da região e do mercado de trabalho (e de outros fatores), a trilha da sua carreira seria (não necessariamente nessa ordem, você poderá ter sorte e já começar como programador, por exemplo):

:arrow: Estágio
:arrow: Programador Java (júnior, pleno e sênior)
:arrow: Analista de Sistemas (idem para o 2º ítem ou poderá ser em níveis - 1,2,3…)
:arrow: Arquiteto
:arrow: Gerente de Projeto
:arrow: Outros (como diretor e etc)

Com a ajuda de bons livros, dedicação e um local onde você poderá tirar suas dúvidas, ler, ficar atualizado sobre a tecnologia (claro que é aqui né…), você conseguirá atingir seus objetivos.

:arrow: Primeiros passos no fórum
:arrow: Catálogo de sugestão de livros

C

Puxa, realmente agradeço a solicitude e prontidão na resposta.

Obrigado mesmo e foram bastante esclarecedores:
Tenho dúvidas mais específicas também, por exemplo:

Que ferramentas hoje, seriam reconhecidas em todos as fases da Carreira?
Por exemplo, vejo muito ser dito sobre:
UML, RUP,…
Servidor de Aplicações,
Frameworks: STRUTS, JSF, OpenLaszlo, Hibernate, etc.

O que disso tudo é interessante que se saiba de modo que se possa aproveitar no futuro?
e o que vem primeiro?

devo aprender UML antes de Struts? ou aprender sobre JBOSS antes de conhecer UML e RUP?

Compreendem a pergunta. Pra conseguir um conhecimento sólido acerca de todos os níveis da Carreira, que ordem devo seguir?

Agradeço imensamente aos que responderam! Se tiverem as respostas pra este questionamento, ótimo! Respondam se puderem e se não atrapalhar.

C

César,

eu acho que você está colocando a carroça na frente dos bois, se você entrar em alguma faculdade, você irá comerçar do zero, ou seja, desde o nível muito básico até o avançado. E é assim que irá ser seu aprendizado.

É interessante e essencial você primeiro aprender a linguagem e depois disso você irá vendo quais as demandas da tecnologia e do mercado. Por exemplo, em relação a frameworks que você citou (Strus, Hibernate…) tem uma enquete na página principal questionando qual o framework web que você utiliza, com isso já dá tirar uma base.

S

Cézar,

Respira fundo. Você ta parecendo aquele bichinho da era do gelo que corre que nem um louco dum lado pro outro atraz da nóz. ( :grin: )

tb sou novo em java mas nao no mercado de trabalho. Se voce quer uma sugestão ai vai:

TENHA OBJETIVO.

Voce pode fazer o que quizer na vida, aprender ou nao java, estudar medicina ou ser policial, mas se voce nao definir metas reais para alcancar o que voce deseja, nunca vai deixar de ser sonho. o caminho do sucesso é sonho+atitude. Só o fato de saber muito nao vai te ajudar no mercado, existem outros fatores muito importantes como dedicação, pontualidade, bom relacionamento com os colegas e estar se sentindo bem no ambiente em que vc se encontra.

O Carneiro ja te deu o caminho das pedras. Acho que nao ha mais nada a ser dito, agora é agir. Eu sei que pra algumas pessoas fazer uma faculdade e uma luta, mas se for o caso tenta arrumar uma bolsa na caixa, pelo fies. Eu to na faculdade e paralelo a isso tb ja baixei uma apostila de netbeans que estou estudando, pois ja sei programar.

Meu objetivo é me formar e emendar uma pos em gerencia de projetos PMI. Tenho tudo pra conseguir alcança-lo.

Torço por voce.

Abs.

C

:!: Carneiro, acho que não entendeu bem minha colocação, mas eu entendi a tua perfeitamente e novamente agradeço!

Eu não quero estudar tudo isso loucamente, quero estabelecer metas, como o colega Sunda mencionou.

Eu vou entrar numa faculdade agora, felizmente. Daqui a 4 dias inicio o curso de Ciência da Computação. Estou feliz, ansioso e bastante confiante.

Esse desespero todo é pra ter como referência os que sabem mais que eu, ainda. Meu interesse é saber em que caminho, alguns já andaram e gostaram, entendem?

A intenção é exatamente não atropelar os bois com o carro que eles estão puxando. Só não me expressei suficientemente bem! :razz:

Mas entendo exatamente o que quer dizer! E estão certíssimos, sou imensamente grato e também torço por mim e por vocês e todos aqueles que se propôem a aprender!

Vou trilhando meu caminho também, baseado no que já aprendi agora com vocês e sempre procurando algo mais, engrandecedor.

Forte abraço e boa sorte!

V

Acho que um bom começo seria um bom estagio e logo após ir estudando para certificação SCJP,pois se você estiver pensando em Mercado de trabalho hoje é diferencial o profissional certificado.

F

Olá para todos da comunidade, sou novo e quero dizer que estou ancioso para começar a desenvolver em Java, tenho experiencia com VB.

Deixa a vida levar esse é o lema, quando vc tiver 40 anos, vai olhar pra trás e ver que suas escolhas não foi o que definiu seu destino e sim a crença que vc colocou no seu cotidiano.

Quem acredita sempre alcança !

Falow pra todos…

A

Olá pessoal!
Não quero ser repetitivo. Acredito que as dicas que o pessoal sabiamente deu aí em cima são suficientes pra vc ingressar numa carreira de sucesso. Mas não poderia deixar de dar meu testemunho pessoal. Quando eu entrei na faculdade eu estava com a mesma gana de saber tudo, e acredite, isso é bom e o mercado valoriza. Mas com o tempo eu fui serenando a respeito do que eu gostaria de fazer. Tudo se resume ao seu perfil. Até pq nossa área é um universo de possibilidades. Não dá pra saber tudo! Então relaxe, curta a faculdade e procure perceber quais são suas aptidões e aquilo que te agrada mais. Área técnica, área gerencial e por aí vai… isso será o suficiente pra se vc tornar um profissional realizado. Além de muita dedicação e essa mesma gana que vc demonstrou! :slight_smile:

Um grande abraço a todos e boa sorte!

C

Realmente é preciso ter foco, há dois anos atras estava com vontade de aprender tudo sobre java e como até agora nao foquei exatamente o que quero estou até agora tentando terminar meu website/servlets,jsp,dao,jdbc…as vezes fico perdida em uma sopa de letrinhas … mas enfim, boa sorte e força!

L

:roll: Olá pessoal,eu tb sou novo por aki e estou começando a estudar java recentemente por minha conta pois acredito que pelo proprio esforço podmos alçar voos cada vez mais altos,fiz curso d progrmaçao ainda mt jovem e dp disso nunk mais tive contato c a area ms sempre me fascinou e felismente por ter adquirido um pc e acesso a internet pude entrar novamente nesse mundo…Estou estudanu java utilizando o Netbeans,n sei se agrada a tds ms pelo menus essa plataforma esta bastante amigavel p mim…Pretendo fzr uma facul eh claro…Desejo boa sorte e força p tds q estao nesse kaminho
Abrçs!!! :wink: [/b]

M

“leandrole8”:
:roll: Olá pessoal,eu tb sou novo por aki e estou começando a estudar java recentemente por minha conta pois acredito que pelo proprio esforço podmos alçar voos cada vez mais altos,fiz curso d progrmaçao ainda mt jovem e dp disso nunk mais tive contato c a area ms sempre me fascinou e felismente por ter adquirido um pc e acesso a internet pude entrar novamente nesse mundo…Estou estudanu java utilizando o Netbeans,n sei se agrada a tds ms pelo menus essa plataforma esta bastante amigavel p mim…Pretendo fzr uma facul eh claro…Desejo boa sorte e força p tds q estao nesse kaminho
Abrçs!!! :wink: [/b]

[color=“orange”][size=“18”]Seja bem vindo Leandro.[/size][/color]

Se você quiser arrumar um trabalho na área, sugiro que você se certifique, dai o 3° não será tanto exigido e você poderá arrumar um trabalho que lhe renda o suficiente para pagar o leite das crianças…

:okok:

W

Fala aí blz ,

cara eu tbm estou iniciando na área , estou lendo um livro de como programar java , eu tenho mais interesse em desktop e acesso a banco de dados .
acho que você tem q ver o que mais lhe agrada …
o negocio é que java… em si, está bombando no mercado acho que de
inicio é ser programador e conhecer a linguagem , certificar… e
assim você vai ter uma carreia de progresso .

K

Ola Eu sou o Patrick ! Sou novo aqui no forum! E primeiramente parabens a todos do portal java que e fantastico!
Eu faço ciencia da Computação estou terminando o 2 ano e MExe com java A 1 ANO Não sou nenhum expert mais tenho um bom conhecimento teorico.! Eu queria uma ajuda , Eu achei super interessante o cronograma de java que o pessoal apresentou na PG1 desse topico ! Eu queria migrar para JME e queria ter uma idea por onde comecar! Tipo: compiladores, simuladores, bibliotecas! e etc !!
Parabens atodos :razz:

S

Você só precisa de três coisas para vencer em java:

1 ESTUDAR
2 estudar
3EsTuDaR!!!

Estude muito java e programe sem parar. Assim vc irá aprender, saberá qual área quer, e conseguirá trabalho fácil.

Abraços e sorte!!!

R

Gente, vocês me perdoem, mas o que vocês estão dizendo sobre estudar não está certo. Não é tão simples assim. Eu trabalho com programação há 3 anos em PHP e estou tentando migrar para o JAVA há algum tempo, mas está muito difícil. Eu conheço o Swing, JSP, Servlets, Struts, Hibernate, Spring, mas na hora de conseguir um emprego em JAVA vem a pergunta… “Quanto tempo você tem de experiência ?” E eu sempre devo responder que tenho oo conhecimento, mas ainda não tenho experiência com JAVA. É claro que na hora o entrevistador não diz nada, mas depois de um tempo eu não sou escolhido quando vem a notícia que a vaga já foi fechada e aquela velha história de que o meu currículo ficará no banco de currículos para futuras oportunidades (que quase nunca vem). Não quero tirar o estímulo de vocês, mas só quero deixar claro que não é tão simples. Não é só estudar. Tem que ter experiência também até mesmo para uma vaga de programador em nível júnior.

Att,
Renato.

Criado 8 de fevereiro de 2007
Ultima resposta 9 de set. de 2008
Respostas 16
Participantes 14