Carreira em Java/Dev

Bom dia pessoal,

Meu primeiro post aqui no fórum e gostaria de um auxílio dôceis.
Tenho 21 anos, sou formado em Ciência da Computação e trabalho atualmente com tecnologias Java, especificamente Java EE e seus afins. Tenho também um conhecimento razoável já com Linux e estratégias DevOps.

Já assino a Alura há mais de 2 anos, uso atualmente como forma de me introduzir a assuntos quais não tenho conhecimento e para ter um norte, mas sinto que cheguei tão longe que não sei mais em qual direção devo prosseguir.

Quero aperfeiçoar meus conhecimentos em Java (principalmente Dev Backend), por que por mais que eu saiba mexer com as ferramentas, não tenho um projeto que eu possa chamar de Projeto e sinto um leve vazio na alma. Pensei em tirar certificação de Java SE da Oracle, mas já tenho a de JBoss Developer da Red Hat, então não sei se faz muito sentido seguir com isso. Pensei em fazer também o Bootcamp da LeWagon e/ou curso de Full Stack Developer da FIAP, mas são ambos bem caros e não se enquadram muito bem nos meu orçamento atual.

Gostaria de saber se tem alguma escola/curso/projeto em mente que me ajude a decidir o que fazer do meu futuro :slight_smile:

Você atualmente trabalha? O melhor jeito de ser profissionalizar é entrando para o mercado de trabalho, mesmo. Você acaba aprendendo muita coisa, muito conceito.

Sim, trabalho já com servidores de aplicação.

Bacana.

Eu acredito que é no trabalho que você realmente aprende, por que você aprende fazendo. Existe demanda para algo? Desenvolva. Isso vai te agregar muito.

Mas vamos partir da ideia que você não vai trocar de trabalho por agora. Você pode contribuir em projetos open source, pode criar seu proprio projeto… Enfim, existe muito o que dá pra fazer. Não se atenha apenas a aprender academicamente: tão importante quanto aprender é colocar em prática!

[]'s

2 curtidas

Pq não estuda Spring agora? O Spring esta em alta e deve permanecer…

A Algaworks tem um curso chamado Full Stack Angular e Spring. É bem completo, bem mesmo.

Até aqui você nos conta que tem vários conhecimentos adiquiridos por cursos.

Nesse curto pedaço do seu texto você compartilha conosco seu real problema sob minha ótica.

E em todo final do texto você nos pede ajuda se banhando novamente em uma carga de informações e dúvidas sobre algo que não é o seu problema real, mas que muito provavelmente gerou o seu problema.

Então, vou tentar lhe dizer em poucas palavras como resolver o vazio da sua alma, que você mesmo respondeu mas ainda não foi capaz de enxergar: “Tenha um projeto pra chamar de seu”.

Ache algum problema pra resolver e ponha todos os seus cursos e conceitos em prática. Se você sente que não tem mais o que aprender, é porque você bateu na parede do conceitual, você está no limite dos livros e dos conceitos. Está faltando prática, resolver problemas reais, clientes reais lhe pagando e lhe cobrando, decisões difíceis a serem tomadas porque podem comprometer o seu negócio. Enfim.

Vai na padaria da esquina, na empresa do tio, na vendinha da namorada, não importa, apenas ache um problema real e comece a escrever um produto real que resolva esse problema e venda-o.

Você vai perceber 2 coisas quando fizer isso:

1- O vazio da alma vai sumir, porque vai ter $$ envolvida e o seu na reta.
2- Você vai encontrar trocentos problemas que não estão nos cursos, nos livros e nem nos blogs da internet.

A vida real e um problema real te dará a bússola de qual será seu próximo tópico de estudos.

Vai fundo e depois nos conta o que deu. :+1:

Espero ter ajudado . Sucesso. :wink:

1 curtida

Sem dúvida a melhor resposta. Parabéns, Adriano!