Carreira engenharia de computação

23 respostas
matheuslmota

E ae galera blza?
Eu faço faculdade de engenharia de computação aqui na universidade federal do ceara e to meio perdido com relação o opções de carreira. As melhores oportunidades de um engenheiro de computação são em que área? Qual a área está mais carente de profissinais?
Um abraço a todo.

23 Respostas

J

Onde é mais propício convergir engenheiro, cientista, siista é o mercado de TI. Ele não faz distinção de cor e raça. Mas o ideal para engenheiros é trabalhar diretamente em empresas privadas que desenvolvem equipamentos eletrônicos, como siemens, nokia, empresas automotivas, aeronáuticas etc…

matheuslmota

Entendi, mas exitem sedes dessas empresas no Brasil?
Sera que eh muito dificil entrar em uma dessas?

J

matheuslmota:

Tem sim. Difícil deve ser, mas não impossível.

ViniGodoy

matheuslmota:

Sedes não, mas filiais sim. Aqui em Curitiba, por exemplo, existe a Siemens, Nokia-Siemens, Volvo, Renault. Ligada ao desenvolvimento científico tem também o CITS. E mais ligado ao comércio temos o HSBC. Na indústria de jogos temos a TechFront.

Procure por empresas no Ceará e em regiões próximas, certamente você vai encontrar.

aconstantino

ViniGodoy:
matheuslmota:

Sedes não, mas filiais sim. Aqui em Curitiba, por exemplo, existe a Siemens, Nokia-Siemens, Volvo, Renault. Ligada ao desenvolvimento científico tem também o CITS. E mais ligado ao comércio temos o HSBC. Na indústria de jogos temos a TechFront.

Procure por empresas no Ceará e em regiões próximas, certamente você vai encontrar.

Viny… tem desenvolvimento mobile na nokia ai em ctba?

[] ´s

ViniGodoy

Eu sei que a Nokia-Siemens aqui assumiu a parte de carrier da Siemens. A única coisa mobile que tinha na época que eu era funcionário da própria Siemens era a parte de erbs, não de telefones celulares em si.

Se isso veio para cá depois disso, não estou sabendo.

J

ViniGodoy:
matheuslmota:

tem razão, essas são filiais.

matheuslmota

Sera que a area de desenvolvimento de aplicações para celulares eh uma boa area?

J

Eu não sei porque nunca trabalhei com isso. Desenvolvo pequenos dispositivos, e posso dizer que sempre se está aprendendo.

aconstantino

talvez uma boa seria programação de sistemas embarcados

matheuslmota

Quais seriam as linguagens de programacao que eu deveria estudar pra mexer com sistemas embarcados em dohko?
Abrass

aconstantino

asm e c

matheuslmota

Ei dohko assembler ainda eh usado em sistemas embarcados?
Eu ainda nao vi assembler na faculdade, soh to vendo c, mas pelo que eu andei dando uma pesquisada ela eh uma das linguagens mais chatas de mexer por ser de baixo nivel

aconstantino

matheuslmota:
Ei dohko assembler ainda eh usado em sistemas embarcados?
Eu ainda nao vi assembler na faculdade, soh to vendo c, mas pelo que eu andei dando uma pesquisada ela eh uma das linguagens mais chatas de mexer por ser de baixo nivel

Cara, eu nao sei muitos detalhes… mas acredito que sim… na verdade vc nao vai programar em asm e sim em c… e quando tiver que fazer algo de baixo nivel tera que usar assembly (isso vale p/ qualquer tipo de sistema)

Conheço pessoas que dizem que asm é muito fácil e outras que acham dificil…isso eu n sei dizer, pq nunca programei em asm, porém acredito que no curso de engenharia da computação vc tenha no mínimo 1 disciplina de asm (alguns amigos tiveram que programar um controlador de sinaleiro de transito) e coisas do tipo.

Outra área que vc poderia se dedicar é processamento de sinais, mas isso eu nao tenho muitos detalhes…talvez algum colega do forum possa ajudar

[] ´s

ViniGodoy

Na Siemens alguns dispositivos como PICs e DSP ainda eram programados em assemblies. Os DSPs mais modernos já usavam C. O firmware de centrais telefônicas é programado em uma série de linguagens, até porque, a central roda um linux, e até uma VM java pode ser instalada por lá. A parte que controla a telefonia em si é ainda escrita em C.

matheuslmota

Ei cara q mal pergunte asm == assembler?
Abrass

ViniGodoy

matheuslmota:
Abrass

Sim.

aconstantino

matheuslmota:
Abrass

Detalhe, o assembler é o compilador/montador… a linguagem se chama Assembly =)

J

matheuslmota:
Quais seriam as linguagens de programacao que eu deveria estudar pra mexer com sistemas embarcados em dohko?
Abrass

Tem compilador para as mais diversas linguagens, desde basic até pascal.

J

todo código de máquina gerado pode ser chamado por assembler, até mesmo o bytecode.

matheuslmota

Ei julio quais as linguagens q eu deveria estudar para aplicar em sistemas embarcados?
Abrass

J
matheuslmota:
Ei dohko assembler ainda eh usado em sistemas embarcados? Eu ainda nao vi assembler na faculdade, soh to vendo c, mas pelo que eu andei dando uma pesquisada ela eh uma das linguagens mais chatas de mexer por ser de baixo nivel

O assembly hoje é usado em partes específicas de um programa, como bootstraps, ou mesmo sendo usado inline, em c, c++ ou pascal, afim de alcançar um recurso de hardware ou ganhar performance.

ex: pascal

procedure moveMem(val:Integer);
begin
    asm
        begin
             move ax, val;
        end;

end;

O mesmo é válido em c ou c++.

J

matheuslmota:
Ei julio quais as linguagens q eu deveria estudar para aplicar em sistemas embarcados?
Abrass

pode estudar linguagens da família do c, como c++ , c# e java(comumente usados para processadores arms, power pcs).
Basic, pascal, c para micros pic.
É mais comum usar c++.
Neste link você encontra uma documentação muito boa, e ferramentas de desenvolvimento opensource.

http://qt.nokia.com/

Criado 10 de março de 2010
Ultima resposta 11 de mar. de 2010
Respostas 23
Participantes 4