Carreira Java

7 respostas
Raads

Ola todos da comunidade Guj, em primeiro lugar agradeço a todos pelo espaço e pelas informações sobre java que venho adquirindo aqui nesse fórum a onde aprendi muito com vocês, e venho pedir uma opinião em relação ao caminho que devo seguir na minha carreira profissional.

Bom no momento eu trabalho como tec. de programação, a onde desenvolvo aplicações em VB, e no ano passado acabei conhecendo java na faculdade, e me identifiquei muito com a linguagem e como eu estou cansando de trabalhar com vb decidir migra para java, conversei com meu chefe sobre a possibilidade da empresa me pagar um curso de java, mas infelizmente ele não mostrou nenhum interesse no assunto
, mas como eu estava decidido resolvi eu mesmo pagar o curso.

Mas como meu salário não é lá grande coisa tive que trancar a minha faculdade para poder fazer o curso, me matriculei na GlobalCode no curso ?Academia do Java? , e concluir o curso no mês passado, aprendi muita coisa, mas muita coisa mesmo, mas como na área de informática não basta saber a teoria, tem que participar estou pensando em trocar de empresa, pois a empresa que estou atualmente demonstrou que não esta nem um pouco interessada em investir em um programador Java, alias nenhum programador, pois eles acabam de comprar um ERP pronto, cujo o qual não estou tendo participando em nada, e nem vejo a menor intenção deles de me incluírem no projeto.

A minha duvida é, apesar de já ter estudado bastante java esses últimos meses, tenho muita dificuldade em encontrar um emprego, já que a maioria das vagas em aberto exigem experiência, com isso pelo que tenho visto acho q o melhor caminho seria tirar a certificação e por isso estou me preparando para em breve prestar a certificação SCJP.

O problema é que não agüento mais trabalhar nessa empresa estava ate pensando em pedir para me mandarem embora para poder focar mais meus estudos e tentar entrar de vez em programação java, recebi algumas propostas de trabalho para trabalhar com VB e VBa mas como eu falei não agüento mais trabalhar com isso.

E gostaria de saber a opinião de vocês se estou no caminho certo, no que devo focar o que eu tenho que estudar?

E desde já Agradeço a Atenção de todos.

RAADS

7 Respostas

Andre_Fonseca

Oi,

Seja bem vindo ao forum :smiley:

Então, sobre o assunto experiência as empresas sempre pedem mesmo, e para quem está começando é dificil mesmo, eu também passei por isso quando comecei a trabalhar com java, mesmo já tendo experiência em outras linguagens.

E sobre certificação não vai te ajudar não - a substituir a falta de experiência no caso - , eu tirei a minha de programador 6 meses antes de começar a trabalhar, e na hora da entrevista eu falava que tinha estudado - fiz curso também - e que tinha a certificação, mas sem experiência não ajuda em nada…

O que eu te aconselho e tentar ir pegando o jeito das tecnologias mais utilizadas e tentar fazer um projetinho seu mesmo nas suas horas vagas… tente se focar mais em Java para Web que é o que o mercado pede mais… dá uma pesquisada nos tópicos aqui do forum para você ver o que o pessoal tem mais utilizado…

Outra coisa que você poderia fazer é tentar entrar em um projeto de software livre de java, e ai você vai tentando participar com alguma coisa, mesmo que no começo você não vá contribuindo muito só o fato de você ter contato com a linguagem vai te ajudar…

Java é uma plataforma , um monte de especificações que definem como tudo funciona… não dá pra você ficar craque em tudo, tem que focar em alguma coisa…

Abs e boa sorte :smiley:

Raads

Mas em Relação a Certificação, Vale a pena eu tirar? ou deveria focar nesses projetos para conseguir experiencia?
eu vejo que o melhor seria os dois.
ou não?

Andre_Fonseca

Raads:
Mas em Relação a Certificação, Vale a pena eu tirar? ou deveria focar nesses projetos para conseguir experiencia?
eu vejo que o melhor seria os dois.
ou não?

Vale a pena sim, o que eu quis dizer é que o fato de você ter a certificação não vai substituir a falta de experiência…

A vantagem da certificação - na minha opinião - é que você tem um plano de estudos focado em uma parte do java … por exemplo, quando você for estudar para a certificação de programador vai ter que dar uma lida nas especificações ou em apostilas que falam sobre conceitos básicos da linguagem… eu acho que quando você tem esse plano fica mais fácil você aprender as coisas do que sair por ai estudando a esmo… rs

Existem pessoas que não tem nenhuma certificação e sabem muito, outros tem várias e sabem pouco, outros tem tb e sabem +/-… não dá pra generalizar…

:smiley:

P

Tudo depende do monetário, meu caro.

Tá com grana? Vaza.

Tá sem? Fica.

A não ser que voce tenha alguém pra te bancar.
Valeu

Raads

Bom Agradeço muito a Opnião de vcs me ajudou muito,
e com isso acho que o melhor caminho e eu tirar a Certificação e com ela nas mãos acho q vai a te ser mais facil para entrar em algum projeto livre, e tambem ter uma boa noção para ate mesmo desenvolver algum projeto meu, para quem sabe ate no futuro aprensentar como complemento no meu curriculun, em relação a empresa acho q vou ficar um pouco mais, pelo menos ate eu tirar a certificação, mesmo por que ainda não terminei de pagar o curso rss rss :lol: .

mas muito obrigado mesmo pela opnião e desejo muito sucesso para todos.

e vou atraz do meu sonho que é um dia chegar a ser um Arquiteto Java !!!

e fico com um pensamento, que me veio a cabeça hj quando acordei.

“Sem dificuldades não averia Gloria nas Conquistas”

abraços. :smiley:

LPJava

Raads:
Bom Agradeço muito a Opnião de vcs me ajudou muito,
e com isso acho que o melhor caminho e eu tirar a Certificação e com ela nas mãos acho q vai a te ser mais facil para entrar em algum projeto livre, e tambem ter uma boa noção para ate mesmo desenvolver algum projeto meu, para quem sabe ate no futuro aprensentar como complemento no meu curriculun, em relação a empresa acho q vou ficar um pouco mais, pelo menos ate eu tirar a certificação, mesmo por que ainda não terminei de pagar o curso rss rss :lol: .

mas muito obrigado mesmo pela opnião e desejo muito sucesso para todos.

e vou atraz do meu sonho que é um dia chegar a ser um Arquiteto Java !!!

e fico com um pensamento, que me veio a cabeça hj quando acordei.

“Sem dificuldades não averia Gloria nas Conquistas”

abraços. :D

veja há algumas recomendadoes tanto sobre carreira e certificações!

flw!

Raads

Gostei do Blog Muito obrigado

valeu

Abraços

Criado 10 de julho de 2008
Ultima resposta 11 de jul. de 2008
Respostas 7
Participantes 4