Carreira - Onde devo investir?

12 respostas
V

Prezados,

Em TI, com tanto conhecimento e áreas a serem exploradas, acabo ficando um pouco desnorteado.

No fim do ano finalmente conseguirei meu diploma de Bacharel em Ciência da Computação. Pensando em fortalecer o curriculum, queria tirar alguma certificação além da SCJP.

Eu me interesso muito pela área de gerência, mas nunca vi um recém formado conseguir diretamente um cargo de gestor. Suponho que pra chegar lá eu deveria ter muito conhecimento e experiência em programação. Talvez fosse melhor tirar uma certificação dentro da área de codificação mesmo. Estou visando as seguintes provas:

• ITIL
  • Cobit
  • Scrum
  • SCWCD
  • SCEA
  • Visual Studio 2008 (Windows Application Developer)

Qual dessas vocês acham que fortaleceria mais meu curriculum à médio prazo? O objetivo é simples: Ascensão rápida na carreira. Se tiverem alguma dica além dessa, por favor mandem.

Abraço! :slight_smile:

12 Respostas

rodrigo.ferreira

Na minha opinião:

SCWCD - SCBCD - SCEA - SCRUM

Abraço,

Visite o Blog do Perereca: http://www.blogdoperereca.blogspot.com

Felagund

O Que fortelece uma carreira não é as certificações. E sim o bom serviço desempenhado.

As certificações vão do gosto de cada um :slight_smile:

Eu vou tirar ainda a SCJP mais por prazer do que pelo curriculum hehehe

[]'s

V

Felagund:

O Que fortelece uma carreira não é as certificações. E sim o bom serviço desempenhado.

As certificações vão do gosto de cada um :slight_smile:

Eu vou tirar ainda a SCJP mais por prazer do que pelo curriculum hehehe

[]'s

Claro, fazer um bom serviço é primordial. Mas isso é o básico do básico.

O que eu estou correndo atrás agora são os diferenciais que o mercado tanto valoriza :wink:

jjose
  • Visual Studio 2008 (Windows Application Developer) ???

É mais facil alguem nessa comunidade falar para vc investir em Ruby do que em Microsoft e passar a vida desempregado.
Não gosto de Microsoft mas reconheço que eles vem ganhando mercado, é uma boa opção.

Felagund

vincentbr:

Claro, fazer um bom serviço é primordial. Mas isso é o básico do básico.

O que eu estou correndo atrás agora são os diferenciais que o mercado tanto valoriza :wink:

Sim, sim quanto a isso concordo plenamente, as certificações fazem um diferencial no curriculum de um profissional.

Mas seguindo a minha linha de racinio vc deve escolher oq vc mais gosta. Assim a certificação não se torna maçante.

Boa sorte nas provas.

bsmachado

É mais facil alguem nessa comunidade falar para vc investir em Ruby do que em Microsoft e passar a vida desempregado.
Não gosto de Microsoft mas reconheço que eles vem ganhando mercado, é uma boa opção.

Concordo também, a MIcrosoft fez a plataforma .Net e vem mesmo ganhando mercado, o C# é um exemplo bom… Conheço alguns colegas que pararam de mexer com Java e foram para C#, mas há bastante mercado para ambas as tecnologias… Quanto a carreira que é o assunto desse post, penso assim, veja qual plataforma você gosta mais de trabalhar e depois invista em cursos, va a palestras, e certificação é quando vocês estiver bem preparado…

bandrade

Gasta seu tempo com uma pós em Gestão de Negócios , Marketing, Pessoas ou Finanças…

você vai aprender muito mais, ter contato com pessoas diferentes do seu ciclo de convivencia padrão.

el_loko

bandrade:
Gasta seu tempo com uma pós em Gestão de Negócios , Marketing, Pessoas ou Finanças…

você vai aprender muito mais, ter contato com pessoas diferentes do seu ciclo de convivencia padrão.

acho q é realmente isso…
Fazer pós, mestrado em areas gerenciais fará com que vc suba de cargo mais rápido (se é isso q realmente quer).

Já na parte de certificações, ajudaria muito a prova do ITIL e algumas provas do PMI tbm!!!
Procura cargos gerenciais no APInfo, Catho ou qualquer outro e verá que essas certificações são muito solicitadas!

boa sorte.

delegada_ti

Olá, também estou nessa fase de estudos e crescimento profissional na carreira.

Lá na empreas que trabalho, um Arquiteto me fez a seguinte pergunta: “O que eu você quer ser quando crescer?”
E nossa… to tentando responder até agora…
Eu até postei no meu blog pessoal sobre o assunto e vem discorrendo sobre ele, afinal sai de ser uma desenvolvedora java para líder de equipe… e que mudança!

http://delegada-ti.blogspot.com/2009/03/road-map-o-que-eu-vou-ser-quando-eu.html

Então, Road Map é uma expressão bem comum, pense bem, o que vc vai querer trabalhar efetivamente daqui uns 3 anos? Desenvolvimento, Gestão, Analise.

acompanhe sempre o mercado, vejas as vagas e verá o que é mais importante.

bjs

Renata

LPJava

na minha opinião seria o ingles :slight_smile: caso nao tenha ele no minimo intermediario e pronto para conversacao.

se quiser realmente chegar a area gerencial e ganhar um bom salario e ter boa experiencia é bom ter o ingles e se possivel fluente. Os bons gerentes que conheco falam no minimo ingles fluente. Ganham bem e tem uma experiencia profissional a cada dia que nao tem preco, como viaja para fora em reuniao com cliente, fazer novos contatos importantes fora do Brasil e tem um salario de meter inveja.
Claro que nao somente por causa do ingles, porem esse é o divisor de aguas.

abraco,

delegada_ti

O inglês é essencial para nós da área de informática… isso vale a pena investir sempre! seja para ser um gestor, seja para ser programador.
Ajuda muito na hora de estudar (pois tem ótimos materiais em inglês por ai) e também em entrevistas e crescimento profissional.

As tecnologias mudam sempre, então exercite o inglês, a lógica e busque sempre aprender diariamente algo novo.

bandrade

Quem não tem um road-map profissional está perdido… é como ficar andando numa esteira… se a pessoa não sabe aonde quer chegar, vai ficar andando sem sair do lugar.

Entrei em uma pós (Finanças) assim que virei lider de equipe na empresa A. Acabei a pós e virei lider de equipe numa empresa B, a diferença é que a empresa B é uma gigante com enormes possibilidades de crescimento (e status no curriculo).

Quem quer seguir a carreira técnica, é bom tirar as certificações, ter um blog, participar da comunidade, e de um projeto open source. Eu faço essas perguntas quando tem uma vaga na equipe, e sempre visito as comunidades, links, projetos que o candidato citar na entrevista.

Independente do caminho, tem que trabalhar muito e o retorno sempre vale a pena.

Criado 22 de maio de 2009
Ultima resposta 25 de mai. de 2009
Respostas 12
Participantes 9