Estou querendo fazer uma página em JSP. Ela é bastante simples: venda de uma unica categoria de produtos. Embora seja simples eu quero que funcione como o site Subimarino.com.br. Neste site existe o carrinho para visitantes e a minha dúvida esta aí.
Sei que seria mais fácil não ter esse carrinho de visitantes e criar uma tabela para cada usuário cadastrado, mas é bem mais amigável a pessoa escolher o que ela quer comprar sem precisar logar antes, e desta forma enviar os itens escolhidos para sua tabela pós login.
Eu preciso saber se é necessário um banco de dados para cada visitante visitante. Como seria essa lógica e quais cuidados eu tenho que tomar para o usuário não perder seus carrinhos de vista?
Eu percebi que o site do Subimarino deixa arquivos gravados no navegador para que se você fechar a janela, da próxima vez que você reabrir ela, vão aparecer os itens que você escolheu, mesmo que você seja visitante. Isto é incrivel.
Bom, como vocês perceberam, eu sou iniciante em java para a Web e sou muito curioso. Já li sobre pool de conexões e outros artigos aqui no Guj, mas nenhum esclareceu a minha dúvida.
não manjo nada de jsp, mas sua questão deve ter a ver com seções, cache e amigos … incluí essa mensagem para
poder acompanhar caso algum alma caridosa resolva nos esclarecer a respeito disso…
Em um web site, um visitante poderia visitar várias páginas e interagir com estas de diferentes formas. Se você estiver programando tal site, é útil ser capaz de associar dados com cada visitante.
Para este propósito, a linguagem JSP fornece sessões.
Uma sessão é um objeto associado com um visitante. Informações podem ser colocadas na sessão e recuperadas mais tarde, da mesma forma que fazemos com uma Hashtable. Um conjunto diferente de informações é mantido para cada visitante.
Agora está ficando mais claro com funcionam os JSPs.
Mas isso precisa ser configurado?
Eu pensei em uma coisa, não sei se estou certo. Para cada visitante do site criar uma linha no DB. Ex: visitante_1 com as colunas e assim que ele fizer o cadastro esses dados vão para a tabela de usuários cadastrados. Mas como é que o java vai saber quem é visitante_1, visitante_2, visitante_3? Sendo que isto vai ser destruido após o usuário fechar a janela. O meu medo é que dois usuários sejam os donos de uma só linha dentro do DB e eles possam ver o que o outro está comprando, isso pode gerar um erro ou até uma desconfiança.
Bom, isto que eu to falando pode ser besteira, mas é minha dúvida.