Olá pessoal,estou no trabalho,cheio de problemas( n relacionados ao trabalho,e sim a ‘patroa’),e,cansado de codigo,codigo,parei e comecei a pensar umas coisas…entre elas veio uma curiosidade.
Alguem sabe como são gerados e validados os numeros de cartão de celular que compramos na mercearia srsr?é uma curiosidade q sempre tive,pois se vc arriscar,nunca vai acertar,ateh hj so soube de um amigo q arricou e conseguiu 10 de credito,alguem sabe explicar como são gerados os numeros?
Cartão de celular numero
6 Respostas
Deve ser um segredo guardado a sete chaves.
Pois quem descobrisse estaria rico.
Não é preciso guardar o algoritmo como um segredo de sete chaves. Muito provavelmente é algo assim:
O tal número deve ser um HMAC (hash criptográfico) de um valor secreto, que só a aplicação que valida e a aplicação que gera os números conhecem. Além do HMAC, deve conter também um número de seqüência (para “queimar o número” uma vez validado), e alguma coisa como data, validade e valor.
O comprovante de pagamento de IPVA (que é algo parecido) usa uma assinatura digital com algoritmo de “curvas elípticas”, sendo que os parâmetros das curvas, se não me engano, foram gerados pelo Serpro. A idéia é a mesma - o algoritmo é público mas alguns dados são secretos, e guardados dentro de um hardware especial protegido dentro de uma “salinha” (na verdade um cofre-forte que fica normalmente fora do CPD dessas empresas).
até hoje nunca vi ninguém que acertou no chute O.o e olha que já chutei a da com pau =].
não faço a minima idéia de como são gerados, mas acredito que deve ficar mudando o algoritmo para ter uma segurança maior e algum lugar deve ficar guardado os numeros já gerados… (chute pois como falei faço a minima idéia)
curiosidade rsrsrs sei né vc quer e criar algo para gerar esses numeros.
ps. a algum tempo vi a venda programas na net q prometiam gerar numeros, mais mesmo eles nao prometiam 100% e sim apenas 10% de change de acerto
Eu na verdade nunca vi um número desses (eu não tenho um pré-pago), por isso não sei nem o tamanho ou o número de dígitos. Com o número de dígitos dá para ter uma idéia melhor de como isso poderia funcionar.
Os números são gerados pela própria gráfica, e o algoritmo é sujeito a inspeção (usam EXCELENTES RNGs). A tele pode passar pra gráfica uma relação de números que já foram consumidos, de modo que eles retornem ao pool, mas isto não é fato.
Quando a gráfica entrega os cartões, ela também entrega uma relação contendo o número e o crédito escolhido, de acordo com a demanda da Tele. Feito isso, um analista pega e carrega este arquivo junto a plataforma de Pré-Pago.