Cartinha do leitor

27 respostas
cv1

Achei esse private message um assunto tao pertinente pro publico geral que resolvi publicar em aberto duma vez. Espero que o Diego nao tenha problemas com o direito autoral da msg dele :wink: :smiley:

Comeca aqui entao a secao “Cartinha do Leitor”, onde os moderadores provam que mensagens enderecadas a eles nao sao redirecionadas pra /dev/null, e… bom, deixa pra la, esquece essa parada de cartinha do leitor… nao ia dar em nada… hehehehe :smiley:

“diego_sl”:
Olá cv,blz? Bom vou começar me apresentando,sou novo no fórum e atualmente sou desenvolvedor ASP (éca! hehe), e estou querendo começar a aprender JSP.

Estou realmente com muita disposição, pois não aguento mais ver aqueles scripts feitos em ASP e depois de um bom tempo pesquisando sobre qual linguagem seguir optei pelo Java,acredito que fiz uma boa escolha. Mas como já pude perceber, Java/JSP é uma linguagem estremamente complicada, comparando ao tradicional ASP.

Já li alguma coisa sobre JSP e sobre como começar a desenvolver,mas realmente estou tento muitas dificuldades em sair do zero. Pesquisei na internet sobre grupos de discussão sobre Java e acredito que o GUJ seja uma ótima fonte de conhecimento. Mas como não tenho nenhuma base ainda sobre, ao olhar o fórum eu não intendo nada praticamente,parece tudo grego para mim. Andei lendo algumas páginas do fórum e achei você na maioria dos tópicos, hehe.

Bom vou parar de tomar seu tempo e vou ser + direto. Estou interessado em JSP, para desenvolvimento totalmente voltado para a Web. Gostaria de saber se você poderia me instruir de por onde começar. O que devo baixar para interpretar os códigos, para criar os scripts qual o programa mais indicado, e os outros aplicativos que necessito como Tomcat e J2SDK. Me corrija se falei alguma bobagem,mas é que sou muito novato no assunto ainda.

Abraços
Diego

Oi Diego!

Antes de mais nada, fico muito feliz por vc ter gostado do GUJ. Aqui o negocio eh assim… resposta garantida ou a sua duvida de volta… :smiley:

Mas, indo direto ao assunto: nao aprenda JSP antes de aprender Java, e nao diga que conhece Java antes de saber trabalhar com Threads, Sockets e I/O em geral. Isso eh o minimo do minimo necessario, e nem precisa de muita coisa instalada: J2SDK 1.4.2, um bom editor de codigo (eu recomendo o Eclipse, mas se vc achar ele muito complicado, qualquer Notepad resolve), um bom livro e um bookmark pro Javadoc (esse vai de brinde: http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/ ;)), e voce esta pronto pra comecar.

Enquanto estiver aprendendo, procure ficar antenado no forum de certificacoes. Tem um moooonte de pegadinhas muito legais que aparecem por la. A maioria delas nao eh o tipo da coisa que vc encontra no dia-a-dia, mas sempre da uma forca. :smiley:

Caso a sua nocao de orientacao a objetos esteja meio mal das pernas, aproveite pra estudar BASTANTE isso enquanto vc aprende a trabalhar com a linguagem. Vai ajudar mais do que vc imagina! :slight_smile:

Ah, e ai sim, quando vc estiver confiante em Java, pode partir pros Servlets. Se vc ja programou em CGI, a sensacao eh a mesma: parece (e eh!) um JSP do avesso. Mas na verdade, os JSPs eh que sao Servlets do avesso (eles sao compilados para Servlets quando executados pela primeira vez). Entao, se vc conhecer bem de Servlets, JSP vai ser uma baba.

So procure nao se afobar muito em sair fazendo conexao com o banco ou escrevendo alguma aplicacao util no comeco, ou vc atropela a parte do aprendizado que te ensina as melhores praticas e as manhas para desenvolver codigo bem escritinho, coisa mais essencial do que ter “Java, JSP, JDBC, Servlets” no curriculo. Voce ja deve ter percebido que Java tem meio bilhao de APIs pra fazer todo tipo de coisa, entao nao adianta nada se afobar no comeco pra ficar atolado no feijao-com-arroz (JSP, Servlets, JDBC e Swing) mais pra frente.

Pode parecer papo de tia véia, mas ter uma base boa no começo é simplesmente essencial pra vc poder se sentir confortavel programando em Java.

Dito isso, BOA SORTE, E COMECE LOGO! :smiley: :smiley: :smiley:

27 Respostas

plentz

Com certeza cv,eu estou procurando ajuda para começar,como acredito que muitos também,se for pra ajudar, prometo não te processar por copyright,hehe, []'s

louds

Para o jdk http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html Baixe o JDK, não p JRE, não a versão com netbeans.

Para o eclipse www.eclipse.org

Para o notepad www.microsoft.com ou www.vim.org dependendo do SO instalado. Mas atenção, não use esse aqui http://www.gnu.org/software/emacs/emacs.html em hipótese alguma!

plentz

mais alguém tem dicas para um novato? :smiley:

kuchma

Quando tiver alguma duvida, tente resumi-la em poucas (ou uma) palavra-chave e procure aqui no forum (tem uma secao de pesquisa) ou no Google.

Exemplo: nao sei como instalar o Tomcat. Procure no forum por “tomcat+instalacao” (as duas palavras), e assim por diante.

E se voce ficar com uma coceirinha para enviar uma duvida sem antes procurar no forum, bata na sua mao direita com a esquerda e diga pra ela nao fazer mais isso… :smiley: Em seguida, voce pesquisa no forum. :wink:

Se apos suas pesquisas voce nao conseguir nada (dificil), escolha o forum adequado e poste la. As chances de alguem ter passado pela mesma experiencia e saber a resposta sao boas. :smiley:

Ah, uma dica boa: NAO compre o livro “Java para a Web com Servlets, JSP e EJB” (ou algo assim). :mrgreen:

Marcio Kuchma

plentz

kuchma, o lance de usar busca e tal eu já conheço mto bem,hehe,participo de outros fóruns e é horrível ter q ficar lendo todo dia as mesmas dúvidas. Por isso que nem postei nada,mandei uma mp pro cv que vi quer era o + “flooder” do fórum,hehe. As dicas que eu me refiro é sobre o que baixar,alguns site bons de referência (se for em português melhor ainda :slight_smile: ), esse tipo de coisa,bem apra quem está começando,pois eu ainda nem instalei o J2SDK lá em casa, menos ainda consegui fazer um Hello World!,hehe,abraços.

Ironlynx

Só vi a Private msg agora…hehehe
Diego,vá em Java bookmarks(na parte de offtopic) lah tem excelentes sites para vc começar seu estudo…não se esqueça de ler todos os tutoriais do GUJ,são valiosos…

Bani

http://pdf.coreservlets.com/

kuchma

Voce captou o “espirito” da coisa… :smiley:

Ah, mesmo assim nao compre o livro. :wink:

Marcio Kuchma

jc_oz

“kuchma”:

Ah, uma dica boa: NAO compre o livro “Java para a Web com Servlets, JSP e EJB” (ou algo assim). :mrgreen:

Marcio Kuchma

E só agora que vc avisa :cry: Agora já comprei… :oops:

:smiley:

marciolx

minhas dicas :oops:

:arrow: não compre nenhum livro agora, estão todos desatualizados (por causa do Tiger e das novas especificações Servlet e JSP, Tomcat 5, etc) - ou falei besteira :?: :o

:arrow: mesmo que você não entenda as muitas siglas e nomes estranhos :crazyeyes: que aparecem nos fóruns, continue lendo, um dia você se depara com essas siglas e esses nomes e de repente tudo começa a fazer sentido :stuck_out_tongue: :silly:

:arrow: e uma coisa que me deixa frustrado :bad-words: é quando alguém vem com toda a vontade e energia do mundo e diz:

• eu quero aprender e entrar nesse mundo fantástico do Java, me cadastrar no GUJ, participar dos fóruns e colar um poster das classlibraries no meu quarto, assinar a javamagazine e a mundojava, participar dos eventos e respirar Java…

e depois de um tempo (2 semanas?) esse mesmo alguém desanima e continua seu caminho e vida “normais”…

:arrow: bem-vindo e boa sorte! :smiley:

sergiolopes

“jc_oz”:
“kuchma”:

Marcio Kuchma

:D

putz, eu ia comprar esses dias…
mas explique por que nao comprar esse livro! e qual seria indicado pra estudar Servlets, JSP e EJBs?
(ps. eu ja “sei” Java - I/O, Sockets e Multithreading -, entao quero pegar essa parte de Web agora…)

kuchma

“jc_oz”:
“kuchma”:

Marcio Kuchma

:D

heuheuheuheuheuheu… nao foi por falta de aviso… da uma procurada no forum - eu sou o chato critico insistente desse livro. Tambem passei pelo mesmo que voce - comprei desavisado. Mas agora voce ja sabe - faca propagando negativa dele para todo mundo! Junte-se ao time dos descontentes! Quem sabe nao conseguimos unir forcas e mover uma acao coletiva contra os tradutores? ueuehuehheu :smiley:

Mas agora serio: leia o livro sem preconceitos (ele eh “aproveitavel” sim, voce nao vai perder o seu tempo). Depois me diga o que achou.

Marcio Kuchma

urubatan

bom, ja que tem bastante respostas aqui não vou nem responder a mensagem privada :slight_smile:
só vi ela hoje, to meio sem tempo para passar por aqui ultimamente :frowning:

kuchma

“sergiousp”:
putz, eu ia comprar esses dias…
mas explique por que nao comprar esse livro! e qual seria indicado pra estudar Servlets, JSP e EJBs?
(ps. eu ja “sei” Java - I/O, Sockets e Multithreading -, entao quero pegar essa parte de Web agora…)

Bien, motivo: traducao mal-feita. Essencialmente isso. Em alguns pontos o conteudo eh confuso. Mas com algum esforco e boa vontade voce consegue aproveitar o dinheiro investido.

Se voce ja tem o livro a disposicao, nao perca tempo - leia-o e aproveite o que for possivel. Se voce esta a fim de comprar um e ainda nao decidiu, procure por opcoes e tenha em mente que a traducao deste eh deploravel.

Sobre outros livros para J2EE, nao posso recomendar nenhum, pois fora este nao adquiri nenhum outro (passei a ler a doc na internet). Ja peguei pra ler o “J2EE Tutorial” (acho que eh da Sun), mas achei meio “secao”, nao gostei tambem (nao li a fundo, entao nao vou dizer nada - mas ja li outras criticas negativas de pessoas que leram o livro).

No momento, estou terminando tambem o Core J2EE Patterns - este sim eh muito bom (apesar de bem repetitivo, sera mania de norte-americano? ;)). Mas este nao eh um livro pra aprender J2EE e sim pra sacar as “boas praticas”, recomendacoes de desenvolvimento, etc.

Se voce ja conhece i/o, sockets, threads, etc, e tem alguma vivencia com documentacao digital (tutoriais e docs na internet), recomendo que va para este lado - existem otimos textos na internet sobre o assunto (a Bani ja recomendou um livro inclusive). Mas em todo caso, se comprar algum livro, depois me diga o que achou da aquisicao. :wink:

Ah, pra conhecer mais opinioes sobre qualquer livro (e inclusive ver algumas pecas toscas de traducao do dito cujo que nao recomendo), pesquise no forum. Tem inclusive topicos inteiros dedicados ao assunto. :smiley:

Marcio Kuchma

K

Amigos…
meu nome eh KIYS (pronuncia-se caiuais).

Tabem estou iniciando em JAVA.

Gostaria de perguntar tanto aos outros iniciantes quanto aos profissionais e/ou mais experientes.

Amigos… a literatura sobre o assunto em lingua portuguesa nao esta muito defasada?
As ultimas edicoes traduzidas falam de SDK 1.1,1.2 e 1.3.

Me corrigam se eu estiver errado… mas quais sao os livros mais recomendados?

Core JAVA?
Java: Como programar?

Algum eh mais recente que 2002?

Como a comunidade vem encarando isso?

Obrigado.

sergiolopes

Eu aprendi java com o Java Como Programar dos Deitel 4a edicao. O livro é muito bom mesmo, MAS tem o problema de ser o Java 1.3
(qdo eu comprei o livro nao sabia q a diferenca de versoes fosse tao significativa…)

Conclusao: varias coisas explicadas no livro, principalmente da parte de arquivos, nao sao mais usadas no java 1.4.

Mas o livro eh muito bom, tem uma otima didatica. Parece q ja tem a 5a edicao (com o java 1.4) em ingles… pode ser uma boa tbm.

D

Estou achando muito bom o livro CoreServlets (que está disponível gratuitamente em http://pdf.coreservlets.com/ que você pode baixar integralmente – a primeira edição – em PDV ou em capítulos).

Se o inglês não for uma barreira, existem diversos livros completos e muito bons gratuitos. Outra fonte é Bruce Eckel (MindView) com os excelentes Thinking In Java (3a Edição) e o Thinking in Patterns e outros títulos.

marciolx

em portugês tem um tutorial no

http://www.tarcisiolopes.com.br

plentz

“marciolx”:

o problema é que nesse tutorial ele fala do 1.1 (quando ainda era lançamento :shock: :shock: :shock: )

só uma dúvida, estou com uma dúvida quanto ao Eclipse. Muitos disseram que ele é um editor meio complicado pra quem ta iniciando e tal. Fui no site Eclipse.org que é o oficial e achei um pacote que traduz a versão 2.1.2 para português BR (Aki :twisted: ), baixei ela mas não instalei ainda. Gostaria de saber se alguém ai instalou e se vale realmente a pena.

Flw

K

Amigos…

essa diferenca de SDKs nos livros nao eh prejudicial?

Jah se ouve falar do J2SE 1.5 e, repito, mal consigo achar livros falando do 1.4.

Alguem faz ideia do motivo disso? Saem tantos SDKs assim num periodo de tempo tao curto?

Agradeco a opiniao de vcs.

K

“diego_sl”:

o problema é que nesse tutorial ele fala do 1.1 (quando ainda era lançamento :shock: :shock: :shock: )

só uma dúvida, estou com uma dúvida quanto ao Eclipse. Muitos disseram que ele é um editor meio complicado pra quem ta iniciando e tal. Fui no site Eclipse.org que é o oficial e achei um pacote que traduz a versão 2.1.2 para português BR (Aki :twisted: ), baixei ela mas não instalei ainda. Gostaria de saber se alguém ai instalou e se vale realmente a pena.

Flw

Vejam soh! Não eh um perigo esse negocio de versao do SDK?

Diego, tambem sou iniciante em Java, mas na minha experiencia com outras linguagens aprendi uma coisa: Traduzir IDE eh uma ilusao desnecessaria. Voce ficara preso a disposicao dos tradutores em outras versoes, e o pior… nao podera tirar muito proveito da maioria dos tutoriais, visto que costumam nao usar a versao traduzida.

Fora outras questoes tipo… a resisitencia que nohs temos em nao querer aprender ingles.

if,for,switch sao da lingua portuguesa? Nao. Imagine escrever um codigo em portugol?! Voce gosta da ideia?

Minha opiniao pessoal e nao, obrigatoriamente, transferivel.

kuchma

Acho que nem tanto. Os fundamentos da linguagem nao mudam radicalmente de uma versao para outra - voce pode pegar um livro ligeiramente defasado (como o Deitel 4a edicao, p.ex.), aprender os fundamentos da linguagem e, na hora de lidar com as API, acompanhar com a documentacao oficial do lado.

Os SDK nao mudam com muita frequencia - a questao eh que os livros sempre estarao defasados em relacao ao software (afinal, eles sao publicados posteriormente, e nesse meio-tempo o software continua sendo evoluido). Claro, para tudo use o bom-senso - aprender Java atraves de uma literatura focada no SDK 1.1 eh complicado… :smiley:

Marcio Kuchma

marciolx

“diego_sl”:
“marciolx”:

ops… :slight_smile:

G

Thinking in java
Author: Bruce Eckel
Electronic book online (Gratis em html)

pesquise no google

G

Deitel nao ensina programacao orientada a objetos.

plentz

“gatecrasher”:
Thinking in java
Author: Bruce Eckel
Electronic book online (Gratis em html)

pesquise no google

:roll: :slight_smile:

Ironlynx

diego_sl,para facilitar:
http://www.mindview.net/Books/TIJ/ :wink:

Criado 29 de janeiro de 2004
Ultima resposta 3 de fev. de 2004