Achei esse private message um assunto tao pertinente pro publico geral que resolvi publicar em aberto duma vez. Espero que o Diego nao tenha problemas com o direito autoral da msg dele

Comeca aqui entao a secao “Cartinha do Leitor”, onde os moderadores provam que mensagens enderecadas a eles nao sao redirecionadas pra /dev/null, e… bom, deixa pra la, esquece essa parada de cartinha do leitor… nao ia dar em nada… hehehehe 
Olá cv,blz? Bom vou começar me apresentando,sou novo no fórum e atualmente sou desenvolvedor ASP (éca! hehe), e estou querendo começar a aprender JSP.Estou realmente com muita disposição, pois não aguento mais ver aqueles scripts feitos em ASP e depois de um bom tempo pesquisando sobre qual linguagem seguir optei pelo Java,acredito que fiz uma boa escolha. Mas como já pude perceber, Java/JSP é uma linguagem estremamente complicada, comparando ao tradicional ASP.
Já li alguma coisa sobre JSP e sobre como começar a desenvolver,mas realmente estou tento muitas dificuldades em sair do zero. Pesquisei na internet sobre grupos de discussão sobre Java e acredito que o GUJ seja uma ótima fonte de conhecimento. Mas como não tenho nenhuma base ainda sobre, ao olhar o fórum eu não intendo nada praticamente,parece tudo grego para mim. Andei lendo algumas páginas do fórum e achei você na maioria dos tópicos, hehe.
Bom vou parar de tomar seu tempo e vou ser + direto. Estou interessado em JSP, para desenvolvimento totalmente voltado para a Web. Gostaria de saber se você poderia me instruir de por onde começar. O que devo baixar para interpretar os códigos, para criar os scripts qual o programa mais indicado, e os outros aplicativos que necessito como Tomcat e J2SDK. Me corrija se falei alguma bobagem,mas é que sou muito novato no assunto ainda.
Abraços
Diego
Oi Diego!
Antes de mais nada, fico muito feliz por vc ter gostado do GUJ. Aqui o negocio eh assim… resposta garantida ou a sua duvida de volta… 
Mas, indo direto ao assunto: nao aprenda JSP antes de aprender Java, e nao diga que conhece Java antes de saber trabalhar com Threads, Sockets e I/O em geral. Isso eh o minimo do minimo necessario, e nem precisa de muita coisa instalada: J2SDK 1.4.2, um bom editor de codigo (eu recomendo o Eclipse, mas se vc achar ele muito complicado, qualquer Notepad resolve), um bom livro e um bookmark pro Javadoc (esse vai de brinde: http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/ ;)), e voce esta pronto pra comecar.
Enquanto estiver aprendendo, procure ficar antenado no forum de certificacoes. Tem um moooonte de pegadinhas muito legais que aparecem por la. A maioria delas nao eh o tipo da coisa que vc encontra no dia-a-dia, mas sempre da uma forca. 
Caso a sua nocao de orientacao a objetos esteja meio mal das pernas, aproveite pra estudar BASTANTE isso enquanto vc aprende a trabalhar com a linguagem. Vai ajudar mais do que vc imagina! 
Ah, e ai sim, quando vc estiver confiante em Java, pode partir pros Servlets. Se vc ja programou em CGI, a sensacao eh a mesma: parece (e eh!) um JSP do avesso. Mas na verdade, os JSPs eh que sao Servlets do avesso (eles sao compilados para Servlets quando executados pela primeira vez). Entao, se vc conhecer bem de Servlets, JSP vai ser uma baba.
So procure nao se afobar muito em sair fazendo conexao com o banco ou escrevendo alguma aplicacao util no comeco, ou vc atropela a parte do aprendizado que te ensina as melhores praticas e as manhas para desenvolver codigo bem escritinho, coisa mais essencial do que ter “Java, JSP, JDBC, Servlets” no curriculo. Voce ja deve ter percebido que Java tem meio bilhao de APIs pra fazer todo tipo de coisa, entao nao adianta nada se afobar no comeco pra ficar atolado no feijao-com-arroz (JSP, Servlets, JDBC e Swing) mais pra frente.
Pode parecer papo de tia véia, mas ter uma base boa no começo é simplesmente essencial pra vc poder se sentir confortavel programando em Java.
Dito isso, BOA SORTE, E COMECE LOGO!

Agora já comprei… :oops:
:silly: