Mano nos sistemas aqui… não existe apagar… pois vai tudo para auditoria… já pensou nisso ?
Lavieri
yep, mas acarreta no mesmo problema…
como ao desativar uma pessoa, ele checar se há chamado desta pessoa, e não liberar a desativação ? é complicado
Paulo_Silveira
oi lavieri
a foreign key criada ja nao garante isso?
Lavieri
Paulo Silveira:
oi lavieri
a foreign key criada ja nao garante isso?
se eu criar a Foreign key sim… mas eu gosto de deichar o banco sendo gerado no automatico, pelo hibernate… e ele não gera com essas opções…
G
garcia-jj
Não sei se entendi muito bem sua dúvida. Mas se você tem uma entidade Cliente e uma lista de Pedido as implementações de JPA criam sim as FKs. E quando você tentar excluir ou você pode fazer testar antes se há dependencias ou deixar a constraint estourar. É isso que você precisa?
Se você por acaso está usando Hibernate com MySQL lembre-se que o dialect tem que estar para InnoDB, senão o padrão do MySQL é MyISAM que não possui FK.
leonpoa
Lavieri,
Sei exatamente qual o seu problema, porém também não tenho a solução. Caso não tenham entendido, quando gerados as constraints pelo hibernate (com annotations) as mesmas são geradas ‘NO ACTION’ então mesmo possuindo a restrição a mesma não funciona como deveria, ou seja, não apagar um registro caso tenha uma referencia, ‘RESTRICT’.