Caso insolúvel?

3 respostas
N

Após tanto trabalho para criar uma aplicação de banco de dados usando java + hsqldb, a pior parte parece insolúvel.

O programa funciona normalmente. E a criação do .jar ocorre sem problemas. A questão é a seguinte: quando entro no diretório dist da minha aplicação feita pelo NetBeans, e dou um duplo clique no arquivo .jar gerado, minha aplicação executa normalmente, até que chega a parte de exibir a tabela com todos os dados gravados no banco. Mas ela não imprime nada.

Vale lembrar que executando o programa através do NetBeans, tudo ocorre perfeitamente, todos os dados do bd são exibidos na tabela.
O problema só se dá quando executo minha aplicação através do .jar gerado pelo NetBeans.

O que está acontecendo afinal?

3 Respostas

J

Inclua o jar do HSQLDB no classpath do seu manifest.mf e coloque ele (o jar do banco) junto com o seu jar.

Acho que é isso… :roll:

N

Para o NetBeans meu hsqldb.jar está um diretório. Para minha aplicação final o hsqldb.jar estará em outro diretório junto com o .jar da aplicação?
Muito estranho isso…

J

Os jar’s que sua aplicação usa dentro do Netbeans (e na maioria dos IDE’s) não tem nada a ver com os que ela usa fora dele…

Quando você cria seu jar o Netbeans coloca os jar’s usados pela sua aplicação no classpath do manifest.mf como:

Class-Path: lib/nome_do_arquivo.jar

Então você cria uma pasta lib no diretorio onde está seu jar e coloca os outros jar’s dentro dela, se não funcionar confira o manifest.mf pra ver se o nome dos jar’s coincide com o que está dentro da pasta…

obs.: a pasta lib é sugestão do Netbeans, se não quiser usar é só tirar…

Criado 4 de setembro de 2006
Ultima resposta 4 de set. de 2006
Respostas 3
Participantes 2