[Casos de empresa] A vida como ela é

33 respostas
Jesuino_Master

Acabaram de mandar uma pessoa muito boa aqui na empresa por causa de reclamações pessoais que não tem nada a ver!

Estão mantendo pessoas horríveis na empresa e mandaram uma ótima pessoa embora! Que droga é essa?

Alguém me explica? Alguém teve experiência semelhante?

Tenho só três anos de experiência e já vi bastante disso. É em todo lugar assim?

Que m****!

33 Respostas

johnny_quest

Então.

Onde eu trabalho já ocorreu algo assim.

Essa pessoa era um excelente profissional, mas começou
a ter alguns problemas psicológicos, ficando mais agressivo,
e acabou gerando muitas inimizades com alguns funcionarios.

E por causa disso ele acabou sendo demitido.
Quando soube da demissão dele eu achei meio que uma injustiça,
mas depois fiquei sabendo de coisas que não tinha tido conhecimento antes
e vi que foi uma decisão acertada, pois durante meses tal pessoa
foi sendo avisada, aconselhada a mudar, e mesmo assim insistia até
que chegou num limite.

Então, espere e pergunte quais foram os reais motivos de tal pessoa
ter sido demitida, pois pode ser que você não tenha todos os fatos
que realmente ocorreram.

CarlosEduardoDantas

Jesuino Master:
Acabaram de mandar uma pessoa muito boa aqui na empresa por causa de reclamações pessoais que não tem nada a ver!

Que tipo de reclamações pessoais? o cara era fedorento, não escovava os dentes?

Jesuino_Master

CarlosEduardoDantas:
Jesuino Master:

kkkk Não. Inventaram que demorava retorno da análise, mas foi algo pessoal, pois essa pessoa reclamou de outra com relação a padrões que deveriam ser seguidos, pois houve um caso que um programa teve o código apagado sendo que o padrão (processo) é comentar o código com a data e tals. Por isso cismaram com ela e começaram a perseguir. Como a maioria de certa forma estava “contra” ela, deu no que deu.

Ridículo isso. Se eu trocar de empresa em breve e descobrir que é sempre assim, desisto desse tal de mercado de trabalho. Deve haver empresa que nota isso e corta o joio do trigo (não sou religioso, é uma boa analogia).

Um tópico relacionado a esse é o político versus profissional:

Não é por nada não, mas parece que se eu souber mais de futebol/aquele lutador Anderson/BBB do que de TI eu tenho mais chances de ficar e subir na empresa, mesmo fazendo tudo certo e tendo um bom relacionamento!

Jesuino_Master

johnny quest:
Então.

Onde eu trabalho já ocorreu algo assim.

Essa pessoa era um excelente profissional, mas começou
a ter alguns problemas psicológicos, ficando mais agressivo,
e acabou gerando muitas inimizades com alguns funcionarios.

E por causa disso ele acabou sendo demitido.
Quando soube da demissão dele eu achei meio que uma injustiça,
mas depois fiquei sabendo de coisas que não tinha tido conhecimento antes
e vi que foi uma decisão acertada, pois durante meses tal pessoa
foi sendo avisada, aconselhada a mudar, e mesmo assim insistia até
que chegou num limite.

Então, espere e pergunte quais foram os reais motivos de tal pessoa
ter sido demitida, pois pode ser que você não tenha todos os fatos
que realmente ocorreram.

Fala Jonny.

Eu fui buscar os motivos, falei com todos aqui. É algo problemático aqui, parece que há uma rinha entre equipes: quando alguém em uma equipe se destaca, a outra tende a tentar derrubar. SP X SJC.

Olha só: Quando essa pessoa saiu, quem promoveu a saída dela já tinha uma pessoa na manga em SP, sendo que em SP msm tem uma pessoa que tecnicamente e pessoalmente não chega aos pés da que saiu. Isso é unânime: a pessoa que saiu era melhor que uma que ficou!

x111

Jesuino Master:
CarlosEduardoDantas:
Jesuino Master:

kkkk Não. Inventaram que demorava retorno da análise, mas foi algo pessoal, pois essa pessoa reclamou de outra com relação a padrões que deveriam ser seguidos, pois houve um caso que um programa teve o código apagado sendo que o padrão (processo) é comentar o código com a data e tals. Por isso cismaram com ela e começaram a perseguir. Como a maioria de certa forma estava “contra” ela, deu no que deu.

Ridículo isso. Se eu trocar de empresa em breve e descobrir que é sempre assim, desisto desse tal de mercado de trabalho. Deve haver empresa que nota isso e corta o joio do trigo (não sou religioso, é uma boa analogia).

Não é por nada não, mas parece que se eu souber mais de futebol/aquele lutador Anderson/BBB do que de TI eu tenho mais chances de ficar e subir na empresa, mesmo fazendo tudo certo e tendo um bom relacionamento!

Cara isso é normal! Tem empresas em que as pessoas não reconhecem críticas, principamente em cargo de chefia. Já aconteceu comigo também. Por não concordar com o padrão de desenvolvimento da empresa, embora eu o usa-se sem problemas e só queria implentar algo melhor acabei sendo demitido.

Kanin_Dragon

Como diria um grande amigo meu mestre em Ninjutsu.

“As pessoas são como árvores, nascem, crescem, dão frutos e depois são destruidas por um raio ou por um vento bem forte.”

Jesuino_Master

x@ndy:
Jesuino Master:
CarlosEduardoDantas:
Jesuino Master:

Cara isso é normal! Tem empresas em que as pessoas não reconhecem críticas, principamente em cargo de chefia. Já aconteceu comigo também. Por não concordar com o padrão de desenvolvimento da empresa, embora eu o usa-se sem problemas e só queria implentar algo melhor acabei sendo demitido.

Fico triste de ler isso, pois eu tinha uma visão bonita das coisas. Me falavam antes pra eu ser uma pessoa profissional e transparente e tals. E eu trabalho com pessoas que discordo delas em muitas coisas. Que não falam de TI e isso me irrita. Alguma eu até “tinha o poder” de ajudar um pouco a saída, mas não o fiz pois profissionalmente estava bem (realizando as tarefas).

Isso por que eu nunca contei aqui no fórum o dia que reclamaram pro gerente que eu falava de Java e eu estou em uma fábrica de software. Se fosse sobre algum assunto não-técnico não teria problema, mas como foi sobre programação…

Anime

Infelizmente o mundo é assim,nunca trabalhei,mas passei muita coisa quieta quando fazia o curso,via coisas erradas e não tinha com quem reclamar,por que os responsaveis faziam vista grossa… :roll:

Provérbio…A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

andreiribas

x@ndy:
Jesuino Master:
CarlosEduardoDantas:
Jesuino Master:

F*da cara, passei por uma situação parecida.

Uma galera abandonou o barco no meio do projeto, muitos erros gerenciais de prazo, e por acaso me colocaram como líder da equipe, então eu ia nas reuniões e definia prazo também, essas coisas chatas.

O projeto já tava mais pra lá que pra cá e meu chefe ficou dando idéia em como devia ser a implementação das coisas, de como gerenciar as coisas, sendo que ele não sabia nada de programação.

E uma das sugestoes dele era que eu parasse de ajudar o pessoal que sabia menos, pra cada pessoa ser responsável pelo seu módulo. Ele achava que ia mais rápido assim, mas minha equipe não era muito boa tecnicamente, então se eu abandonasse eles, o sistema não iria ser entregue a tempo, ou teria muitos erros.

A intenção dele era mandar embora um cara que tava demorando pra fazer as coisas.

Bati de frente com ele e falei que nao ia fazer do jeito dele porque a gente só ia piorar as coisas.

Adivinha quem foi demitido?

Enfim, ficou a experiência, já me f*di tanto nas empresas que não acredito mais em empresa boazinha e todas as mentiras que os gerentes contam.

x111

Jesuino Master:

Fico triste de ler isso, pois eu tinha uma visão bonita das coisas. Me falavam antes pra eu ser uma pessoa profissional e transparente e tals. E eu trabalho com pessoas que discordo delas em muitas coisas. Que não falam de TI e isso me irrita. Alguma eu até “tinha o poder” de ajudar um pouco a saída, mas não o fiz pois profissionalmente estava bem (realizando as tarefas).

Isso por que eu nunca contei aqui no fórum o dia que reclamaram pro gerente que eu falava de Java e eu estou em uma fábrica de software. Se fosse sobre algum assunto não-técnico não teria problema, mas como foi sobre programação…

Cara o que eu posso te disser é que isso não é só da “TI”. Isso é existe em qualquer tipo de empressa, é inerente ao ser humano. Já trabalhei outras aréas e volta e meia via isso. As vezes era cultural da empresa outras um setor só. Tinha empresa que não tinha isso também. Agora, creio que vc seja muito novo. Uma coisa q a vida me ensinou é conhecer muito bem as pessoas antes de confiar nelas e cuidar muito bem o que se diz na frente das pessoas. Isso não me impede de ser um bom profissional, apenas não dá munição para os invejosos de plantão. E quando a cultura da empresa não fecha com a minha, saio fora, um bom profissional não fica muito tempo desempregado não!

johnny_quest

Vejo que tenho sorte,
pois nos ambientes em que trabalhei nunca precisei me preocupar
em alguém me dar rasteira, ou nessas rivalidades mesquinhas.

Deve ser horrivel trabalhar num ambiente pesado assim, onde as
pessoas não conversam e façam amizades.

Jesuino_Master

andreiribas:

Enfim, ficou a experiência, já me f*di tanto nas empresas que não acredito mais em empresa boazinha e todas as mentiras que os gerentes contam.

Vou ficar assim em breve.

x111

johnny quest:
Vejo que tenho sorte,
pois nos ambientes em que trabalhei nunca precisei me preocupar
em alguém me dar rasteira, ou nessas rivalidades mesquinhas.

Deve ser horrivel trabalhar num ambiente pesado assim, onde as
pessoas não conversam e façam amizades.

Cara na verdade fazem, mas é para te derrubar.
Mas não é só isso que existe. As vezes até o clima da empresa é bom, os colegas são tranquilos, mas a gerencia é um problema. Você pega código ruim para arrumar, aquele na qual uma função tem mais de 1000 linhas e o cara não entende por que da demora para corrigir. Tu fala em melhorar o sistema, na verdade pelo menos padronizar a identação e eles já te olham com vista grossa. Uma vez falei de objetos para um chefe meu ele falou que hora coisa de acadêmico. Vai mudar uma cultura dessa como? Impossível!
Nessa mesma empresa em que o chefe falou que “objetos era coisa de acadêmico”, foi necessário modificar a a forma como era impresso os cupons fiscais devido a uma normalização. Sugeri para o programador responsável usar o padrão strategy e ensinei a ele como funcionava. O meu chefe viu e disse que eu tava levando o cara para o “mal caminho”. Mas não teve o jeito, o programador foi pressionado e não econtrando outra forma implementou usando o padrão, mas não falou para ninguém. Ele me disse que aquilo era a melhor maneira e que se fosse fazer pelo padrão da “empresa” nunca ia conseguir entregar no prazo, fora que ia ficar muito ruim, mas que a chefia não podia saber.

felipeguerra
Jesuino_Master

Sim, sou novo, faço 4 anos de profissão esse ano e de idade faço 23.

É o que estou fazendo, na verdade eu iria sair no ano passado pelo motivo do trabalho ser muito fraco em termos de desafio, mas fiquei pois me colocaram novamente em ABAP.

Depois de uns acontecimentos anteriores e esse novo, estou com certeza que sairei, nem que seja pra ficar desempregado, pois não quero me acostumar com situações assim. É um medo meu estar nesse meio e nem notar as coisas do tipo.

Atualmente estou em processos de duas grandes empresas e que parecem ser boas, mas as pessoas que converso me dão um lado tão negativo e me passam uma idéia que não tem jeito mesmo… Eu tento sempre pensar que essas pessoas tiveram azar de vivenciar situações do tipo e que há algo melhor!

A resposta do jonny já me animou :).

A questão maior que tenho em minha cabeça é ao ponto que as pessoas chegam ao fazer um projeto perder uma pessoa importante por bobeiras…

johnny_quest

Ainda bem que nunca trabalhei com um gerente GO HORSE,
nos ambientes em que trabalhei sempre foi light.

Já ouvi falar de algumas empresas em São Paulo que tem alguns gerentes
que chamam os funcionarios de burros, idiotas, lerdos, etc no meio
de todo mundo da empresa.

Mas se um dia eu acabar alocado em um projeto que tenha por chefe um
cara totalmente sem educação, que xinga todo mundo, com certeza pediria demissão,
e dependendo do nível dos xingamentos
poderia até entrar com processo usando o Art. 138 sobre difamação.

Mas voltando ao tópico, Jesuino não ligue muito para o que está acontecendo na empresa que você trabalha,
trabalhe e ganhe dinheiro, se possivel muito dinheiro da empresa, pois a gente acaba tendo a sensação
de a empresa ser a nossa segunda casa, que é um lugar bom, mas na verdade é somente um local em que as empresas
extraem o máximo dos funcionários para ficarem ainda mais ricas.

moacirjava

Já trabalhei em uma empresa onde o patrão delirava d+, contratava pessoas sem mais nem ver e derrepente quando percebia que ela nao era o que ele esperava simplesmente demitia.
Não olhava se a pessoa ja tinha perdido outras oportunidades, se tinha família, contas pra pagar, nada… Contratava e depois demitia como se as pessoas fossem descartáveis. Então por que nao fazia um seleção antes de confiar um cargo a qualquer um?

M

Não adianta a pessoa ter somente conhecimento técnico, precisa ter também habilidade de comunicação e relacionamento, senão acaba assim mesmo: pode ser o melhor técnico e é demitido porque não se adaptou à cultura da empresa.

Não é só em TI, é em qualquer profissão, inclusive na vida.

L

johnny quest:
Ainda bem que nunca trabalhei com um gerente GO HORSE,
nos ambientes em que trabalhei sempre foi light.

Já ouvi falar de algumas empresas em São Paulo que tem alguns gerentes
que chamam os funcionarios de burros, idiotas, lerdos, etc no meio
de todo mundo da empresa.

Se um gerente faça isso com vc é pq não da valor ao que faz,e pensa que é facil ser feito.

mas se ele me xinga assim é porrada na certa, vo ser mandado embora ok , mas que ele vai tomar uma porradas mostras vai … talvez ele possa pensar que ninguem ia retrucar ele…(comigo é diferente, se não gostou do que faço chega em mim e fala )

Alexandre_Saudate

Não, não é em todo lugar que é assim. Mas, concordo plenamente com o que o Marcos Alex falou: não adianta absolutamente nada vc ser um excelente técnico se não souber se relacionar. Isso porque algumas pessoas esperam que você cresça e, não tem jeito: se vc não tiver bom relacionamento interpessoal, não vai deixar de ser desenvolvedor nunca. Além disso, se vc tiver problemas com seu colegas, a equipe é prejudicada (o todo é sempre maior que as partes).

[]´s

luistiagos

Uma coisa e certa… se quiser fazer as coisas direito ao seus olhos… tenha sua própria empresa pq senão vc não passara de um pau mandado uma marionete só poderá opinar no que lhe perguntarem ou quando for solicitado desde que sua opinião não contrarie a opinião de seu chefe ou da gestão… ou seja se vc e um pau mandado nunca mas nunca mesmo diga algo que seus superiores não gostariam de ouvir!

x111

Isso é verdade, mas nem todas as empresas são assim! Algumas aceitam e até incentivam a coloboração dos seus “colaboradores”. Mas mesmo nessas empreas é necesário conhecer o perfil do seu chefe antes de dar alguma opnião, principamalmente quando é contrária as idéias dele!

M

Mas se o gerente faz isso com o profissional e ele continua na empresa, ele está assinando embaixo de tudo que o gerente falou.

Se acontecesse comigo, eu começaria a procurar outro emprego no mesmo dia.

leandronsp

Uma amiga minha cansou da irracionalidade e egoismo das pessoas e foi pra roça cuidar dos animais.
Nunca vi pessoa mais feliz…

moacirjava

leandronsp:
Uma amiga minha cansou da irracionalidade e egoismo das pessoas e foi pra roça cuidar dos animais.

Eu só não tenho a moral de fazer isso porque ganha pouco (R$) rsrsrs…

Imagina só, tranquilidade, paz… umas galinha pra cuidar, uns 4 cachorro em volta da casa, fogão à lenha, festa na roça e na roça sempre tem uma menininha gata… ai, ai, ai…

Ops… acordei, já é hora de bater o ponto e voltar a ralar…

Jesuino_Master

Luis, é esse o problema!

Em tempos em que filosofia como as do Ricardo Semler e da Google parecem fazer mais sentido, essas coisas parecem ser primatas!

Eu vou tentar me afastar dessas coisas, o máximo que eu puder!

douglaskd

google, facebook, youtube, redes sociais, trabalho flexivel…bahhh

estamos no brasil, deixa eu picar meu cartão aqui

luistiagos

Isso é verdade, mas nem todas as empresas são assim! Algumas aceitam e até incentivam a coloboração dos seus “colaboradores”. Mas mesmo nessas empreas é necesário conhecer o perfil do seu chefe antes de dar alguma opnião, principamalmente quando é contrária as idéias dele!

Exatamente… a empresa pode até incentivar mas isto é irrelevante se seu chefe não tem a mesma cultura da empresa.

Marcio_Nogueira

Quando vi que pessoas com as quais gostava de trabalhar foram demitidas, pedi para cair fora.

Felagund

moacirjava:
leandronsp:

Eu só não tenho a moral de fazer isso porque ganha pouco (R$) rsrsrs…

Imagina só, tranquilidade, paz… umas galinha pra cuidar, uns 4 cachorro em volta da casa, fogão à lenha, festa na roça e na roça sempre tem uma menininha gata… ai, ai, ai…

Ops… acordei, já é hora de bater o ponto e voltar a ralar…

Não da dinheiro? cara, faz me riri, vc deve ser de SP e cresceu no meio do concreto so pode.
Cara, eu sou do interior de SP, onde a fonte de renda da maioria das familias vem da agricultura (roça), conheço pessoas que ganham em uma colheita, o suficiente para o ano todo, trabalham 3 meses como cavalo colhendo, e depois so plantar e cuidar, claro é um trabalho arduo, mas da muito dinheiro, ele ganha ai em um ano o que eu ganho em uns 10 anos mais ou menos :P.

Jesuino_Master

Bem, lamento pelo os que vão ficar lá, mas eu estou indo.

Felizmente acabo de passar em um processo seletivo de uma empresa muito, muito espetacular e vou trabalhar com foco e com pessoas brilhantes! Sem contratos abusivos e com muita motivação (e nem é sobre salário que estou falando).

Estudei esse mês a melhor forma das coisas acontecerem e percebi que realmente mudar era a solução, por isso, estou mudando.

johnny_quest

Boa sorte Jesuino no seu novo emprego.

Jesuino_Master

johnny quest:
Boa sorte Jesuino no seu novo emprego.

Obrigado Johnny! :slight_smile:

Criado 10 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 11 de fev. de 2011
Respostas 33
Participantes 17