Cathonegocios

alguem conhece este site: http://www.cathonegocios.com.br/cn/index.htm

oq acharam das ofertas e valores e prazos?
eu realmente achei surreal a coisa… tem sistemas complexos que os caras querem pronto
em 30 dias e querem pagar menos de 500 pilas e o pior e que tem trouxa que faz oferta ainda…
pelo que observei a maioria dos clientes sequer faz ideia do que precisa e muito menos de prazo e custo…
isto aqui vai acabar virando pior que a india…

o que fiquei impressionado neste site e com o tamanho, custos e prazos que querem nas ofertas de projetos…
tem projeto que uma consultoria cobraria uns 50k em no minimo 1 ano que os neguinhos querem por 50 pila em 1 mes… realmente nosense… da pra ver nitidamente que geralmente os ofertantes não sabem nem o que querem… e não fazem ideia nem do que é um projeto… e o pior e que tem neguinho que faz oferta pra projetos assim…

Pois é, existem clientes a rodo que subestimam o valor de um projeto. O problema é que também há um rodo de desenvolvedores que faz a mesma coisa. Já aconteceu comigo na época que fazia uns bicos em Delphi. Eu falei que faria o projeto custando X, o cliente não quis. Aí apareceu outro cara cobrando X/5, e o cliente me dispensou. O que sei é que o cliente tá cobrando o software até agora…

Eu já vi, para o mesmo projeto, uma oferta de R$ 20.000,00 e outra de R$ 2.000,00…
Acho que tanto os clientes quanto os profissionais são muito sem noções.
Sem contar que, na minha opinião, deveria ser permitida somente a patrticipação de pessoas físicas…o que você mais vê nesse site são aquelas empresinhas fundo-de-quintal, que prometem desenvolver um SO em 2 semanas por R$ 100,00 e ainda cadastram propostas dizendo “gostaríamos de estar participando”…

Sério, quando vi esse último, resolvi sair do site…

Eu acho fantástico. Quisera eu que quando eu dependia de freelas para ter algum dinheiro e comprar livros houvesse algo do tipo no Brasil. Na época (nem faz tanto tempo assim) eu tinha era que espalhar papelzinho pela vizinhança, procurar ofertas em listas e IRC (depois da meia noite no pulso único) e contar com a ajuda de conhecidos.

É um mercado em extinção mas é um ótimo mercado para quem está começando e/ou precisa de dinheiro extra. É claro que existem casos sem-noção mas isso existe em qualquer nível, seja num rent-a-coder ou numa grande consultoria.

[quote=pcalcado]Eu acho fantástico. Quisera eu que quando eu dependia de freelas para ter algum dinheiro e comprar livros houvesse algo do tipo no Brasil. Na época (nem faz tanto tempo assim) eu tinha era que espalhar papelzinho pela vizinhança, procurar ofertas em listas e IRC (depois da meia noite no pulso único) e contar com a ajuda de conhecidos.

É um mercado em extinção mas é um ótimo mercado para quem está começando e/ou precisa de dinheiro extra. É claro que existem casos sem-noção mas isso existe em qualquer nível, seja num rent-a-coder ou numa grande consultoria.[/quote]

Exatamente.

mas em um rent a coder a sem noção é multiplicada por 1000… isto da pra notar facilmente pois geralmente o cliente leigo não tem noção de prazo e valor pois não tem noção alguma de programação… acha q softwares são feitos magicamente… pensam q é como um produto que vc va la na loja e compra… é diferente que uma consultoria ou uma grande empresa… la eles tentam ter ideia do scopo das coisas… mas somente tentam pq nunca tem… mas oq deve ter de programador sem noção que acha q pode fazer um projeto de um scopo de 2 anos por 200 real em 2 dias… tbm é brincadeira… qdo um projeto deste vai ficar pronto por um cara desses? nunca!!!

A postura a ser tomada pelos profissionais é não aceitar esse tipo de projeto. Mas isso precisa ser feito por TODOS. Aí os contratantes vão tomar consciência de que projetos com orçamento baixo e prazos curtos são inviáveis.

Bem me cadastrei lah é nao foi isso que eu vi, achei muito boa a ideia e até ja fiz algumas ofertas. Tem muita coisa que o pessoal tava precisando lah que tenho pronto já, coisas como loja de e-commerce com cartao em portugues e tals.

Se eu tive-se isso na minha epoca de faculdade ia poder aproveitar bem mais, e ganhar uma graninha. :slight_smile:

pintofree, qual a forma de pagamento que você escolheu ao se registrar?

[quote=pintofree]
Bem me cadastrei lah é nao foi isso que eu vi, achei muito boa a ideia e até ja fiz algumas ofertas. Tem muita coisa que o pessoal tava precisando lah que tenho pronto já, coisas como loja de e-commerce com cartao em portugues e tals.

Se eu tive-se isso na minha epoca de faculdade ia poder aproveitar bem mais, e ganhar uma graninha. :)[/quote]

Vc se cadastrou agora?
Já fechou algum projeto por lá antes?

quem ja participou deste tipo de coisa… qual a garantia que se tem que vão realmente te pagar por determinado projeto?

A garantia quem dá é a Catho, quando fecha para fazer algum projeto, a empresa contratante deposita a garantia em custódia com a catho, que te dá um sinal verde para desenvolver a aplicação, na entrega do projeto a empresa autoriza a Catho a pagar pelo serviço.

E se atrazar o projeto (algo que deve ser comum pelo tempo que pedem) oq acontece?

Acredito que isso faça parte da negociação.
Qualquer contrato que se fecha para desenvolver um software (ou qualquer outro serviço) está sujeito a alterações que devem ser negociadas e tratadas, seja em um negócio fechado com apoio do “mundo virtual”, seja em um negócio fechado no “mundo real”.

luistiagos, tire um tempinho para ler os FAQs desses sites. Là você encontra exatamente as respostas que procura.

Em faqs tem o apelo comercial totalmente indutivo… prefiro saber de quem ja entrou no negocio pra saber como a coisa é e não me basear em faqs

Tudo bem, não tá mais aqui quem falou… Só estou dizendo que você deveria primeiro entender pelo próprio site como a coisa funciona, e depois procurar testemunhos ( assim como a esmagadora maioria dos usuários faz ). Afinal de contas, uma coisa é perguntar: “ei, como funciona esse site?” e outra coisa é perguntar “ei, esse site funciona da forma que ele afirma funcionar?”.

Compensa se cadastrar nesse site :?:
O que acharam desse projeto da Catho :?:

Acho estranho que pra oferecer o projeto (contratante) é de graça e pra ver o projeto (profissional) é pago… O site deveria funcionar tipo um MercadoLivre. Só ganha se fechar o negócio… uma porcentagem. Nem cobrar do contratante eu acho justo também, já que eles não garantem nada que vao encontrar o profissional. Me cheia

Até algumas empresas de headhunter que tive contato funcionam assim… vc paga depois que eles acham o profissional.

Abs