Vc disse que já sabe php, C, assembler. Bom, o que eu te digo é que tudo vai depender do tempo/dificuldade que você terá para aprender orientação a objetos. Eu disse aprender. Saber escrever um sistema que tem classes é uma coisa. Pensar em termos de objetos é outra coisa totalmente diferente. Isso de alguma forma pode influenciar o seu desempenho na prova.
Se você fizer uns dois exercícios de cada capítulo dos Deitel (dos mais difíceis), terá toda a experiência que precisa para começar a estudar para a certificação. E não precisa ler o livro todo. Na verdade, acho melhor estudar apenas o necessário. Nada da parte gráfica, multimídia, arquivos, JDBC, RMI, redes nem servlets. Isso só vai atrasar seu estudo para a certificação. Depois você volta e termina o livro.
Claro que quanto mais experiência, melhor. A experiência ajuda a diminuir o seu tempo de estudo. Com mais esperiência você vai aprender as coisas mais rapidamente. E terá menos a aprender.
No meu caso, por exemplo, ela foi fundamental. Estudei durante menos de duas semanas. Uma semana em dezembro do ano passado. A minha prova era numa quinta feira (dia 29 de julho) e eu voltei a estudar no domingo anterior (dia 25). É óbvio que dois anos e meio de contato com Java ajudaram e muito…