Cedo demais para tirar a certificação?

Seguinte, tenho uma pequena experiência em programação (php, C, assemble) estou envolvido com java a mais ou menos um mês, estou lendo o Deitel 4ed e estou no fim do capitulo 8 onde realmente começa a ser tratado de OOP. Acabei de fazer a compra do livro:

Java 2: Certificação SUN para Programador e Desenvolvedor Java 2
KATHY SIERRA & BERT BATES

Tenciono em estudar para la pelo final do ano (novembro) tirar a certificação Java Programmer.

Perguntas
É cedo demais para pensar nisso?
Experiência conta muito na hora do teste, ou se eu estudar bem o livro da Kathy eu tenho chances?

Valeu a atenção

Cara chances são as melhores mas eu acho que nada melhor do que ter um pouco de experiencia. Eu não havia trabalhado nunca com outra linguagem só pequenos probleminhas fiz curso de java + jsp em janeiro, comecei a trabalhar com java para web (struts) em maio e também estou estudando por estes dois livros, já livro todo o livro da deitel e agora estou tentando começar ao da kathy… pretendo tirar em janeiro. Mas ao meu ver, experiencia e simulados contam muito na hora da prova.

Cara, sinceramente, eu acho que você deveria finalizar o livro do Deitel. Tipo, fazer bastante exercícios e pegar bastante experiência. E depois disso partir para o livro de Certificação.

Isso é minha opinião, pois às vezes vc vai ver alguma coisa no livro de certificação que vc naum conhece, etc.

Flw,
Renan

[quote=“renan_daniel”]Cara, sinceramente, eu acho que você deveria finalizar o livro do Deitel. Tipo, fazer bastante exercícios e pegar bastante experiência. E depois disso partir para o livro de Certificação.

Isso é minha opinião, pois às vezes vc vai ver alguma coisa no livro de certificação que vc naum conhece, etc.

Flw,
Renan[/quote]
Com certeza eu vou terminar o Deitel antes de começar o da Kathy. Eu ja comprei porque tava em promoção no submarino, e eu tava com um $ sobrando :lol:

Cara faça apenas depois que vc ler o livro da Keity…nele sim vc vai ver o que é o java mesmo e sua OO, e vai se preparar bem…Na boa o Deitel é ótimo, mas não serve muito para acertificação não, vai por mim…Valeuz

Vc disse que já sabe php, C, assembler. Bom, o que eu te digo é que tudo vai depender do tempo/dificuldade que você terá para aprender orientação a objetos. Eu disse aprender. Saber escrever um sistema que tem classes é uma coisa. Pensar em termos de objetos é outra coisa totalmente diferente. Isso de alguma forma pode influenciar o seu desempenho na prova.

Se você fizer uns dois exercícios de cada capítulo dos Deitel (dos mais difíceis), terá toda a experiência que precisa para começar a estudar para a certificação. E não precisa ler o livro todo. Na verdade, acho melhor estudar apenas o necessário. Nada da parte gráfica, multimídia, arquivos, JDBC, RMI, redes nem servlets. Isso só vai atrasar seu estudo para a certificação. Depois você volta e termina o livro.

Claro que quanto mais experiência, melhor. A experiência ajuda a diminuir o seu tempo de estudo. Com mais esperiência você vai aprender as coisas mais rapidamente. E terá menos a aprender.

No meu caso, por exemplo, ela foi fundamental. Estudei durante menos de duas semanas. Uma semana em dezembro do ano passado. A minha prova era numa quinta feira (dia 29 de julho) e eu voltei a estudar no domingo anterior (dia 25). É óbvio que dois anos e meio de contato com Java ajudaram e muito…

Outra coisa, sera que demora a sair a certificação da 1.5, pois eu comprei o material todo da 1.4…

Eu pretendo fazer final do ano, sera que até la vai ter a certificação da 1.4 ainda?

Vai demorar um pouco sim. E mesmo quando sair a de 1.5 ( na verdade, agora é 5.0) ainda continuará tendo a de 1.4. E fazendo a de 1.4 vc poderá fazer posteriormente só uma atualização para a de 1.5 pagando, obviamente, menos.