Eu ainda acho que temos muita coisa a evoluir nos jogos. Vide o Portal, desenvolvido pela Valve, e a sua série, os Half Life da vida, que quer queira ou não revolucionaram principalmente os FPS, e os modos multiplayer, uma prova disto é o Counter Strike, que até hoje eu dou uma olhada de vez em quando. Também temos o Braid, que é envolve bastante lógica, mas de forma mais discontraida e “disfarçada” que o Portal.
Mas sem dúvidas, o Portal acho que foi o jogo mais criativo lançado nos ultimos anos. Nada de segunda guerra mundial, ou guerra moderna como nos Call of Duty e Crysis da vida. Portal tem muito futuro, por conta da sua jogabilidade extremamente intuitiva, e desafios bem elaborados. Outra coisa que me atrai para adquirir jogos produzidos pela Valve, é os seus preços baixos. Vc compra o Orange Box que vem com a séri Half Life mais Porta, Team Fortress 2, etc por menos de R$ 100,00. Também temos o Steam desenvolvido por ela que distribui os jogos com preços acessíveis, tanto que já temos uma cópia deste sistema, o D2D.
Quanto aos jogos mais antigos, penso que os desenvolvedores daquela época não queriam só ganhar rios de dinheiro com os seus jogos, esta parte para eles era deixada em segundo plano. Antes faziam jogos por que eles gostavam mesmo, contrariamente do que ocorre em muitos casos atualmente.
Os jogos que ainda tenho forte lembrança daquela época, são Mario, Top Gear, Zelda,
Mas outra coisa que devemos levar em consideração, é que as áreas que cada gênero de jogo aborda, já foram exploradas qua que totalmente, não dando mais margem para criar coisas novas. Mas mesmo assim acho que temos uma boa fatia a ser explorada, vide o Portal.
Já em gráficos estamos quase no limite, é só ver o Crysis e seus mods. Também o ARMA 2. Só resta agora avançar nessas tecnologias 3D que estão em alta por conta do filme Avatar.