Celulares para aplicativos Java

20 respostas
erickles

Olá Pessoal,

Saberiam citar alguns celulares mais comuns hoje no mercado que façam uso da JVM para aplicativos Java ? (Ando meio por fora…) Pretendo começar a desenvolver algo assim.

20 Respostas

bsmachado

Olá.
Pelo que to lendo na net, os celulares Motorola e Nokia estão utilizando Java ainda.
Ve no site deles…
PS: Por que nao programa algo para Android… Tem bastante coisa que da para incorporar com java.

marcelomartins

Ainda?

erickles

bsatrianim:
Olá.
Pelo que to lendo na net, os celulares Motorola e Nokia estão utilizando Java ainda.
Ve no site deles…
PS: Por que nao programa algo para Android… Tem bastante coisa que da para incorporar com java.

Desculpe minha ignorancia, o pouco que sei do Android (ou penso que sei), é que é um SO para celulares da Google. Posso desenvolver um aplicativo qualquer e roda-lo no Android ? Qual a linguagem nativa dele ?

erickles

Ainda?

Tambem não entendi o “Ainda”.

J

O Android é linux com uma máquina virtual embutida no kernel. A linguagem para desenvolver aplicações é java.

J
B

Android roda bytecode Dalvik gerado a partir de qualquer linguagem.

J

que outras linguagens a dalvik suporta?

J

http://markmail.org/message/vtmad36sfik66hma

P

erickles:
Olá Pessoal,

Saberiam citar alguns celulares mais comuns hoje no mercado que façam uso da JVM para aplicativos Java ? (Ando meio por fora…) Pretendo começar a desenvolver algo assim.

Todos os grandes fabricantes suportam Java. Minha tendencia natural é te indicar Nokia, por todo um conjunto de características que estes celulares tem. A 2a escolha seria Sony Ericsson. A 3a, Motorola.

erickles

Penso em comprar um Nokia N95, tds dizem mto bem dele, mas pretendo esperae um pouco até o preço dele abaixar um pouco, por enquanto ele tah muito caro… :frowning:

marcelomartins

Respondendo a tua pergunta inicial, e como já foi dito, a maioria dos grandes fabricantes tem suporte a java em todos seus celulares. Qualquer Nokia por exemplo tem JME. E ainda alguns, como o 5310, suporta a versão 2.1 do JME.

O N95 é um deles, a versão prata está bem barato agora, comparado com a versão de 8gb preta.

erickles

O preço do 5310 é bem mais atrativo pra mim…vou esperar baixar mais um pouquinho…o importante mesmo é testar minhas aplicações.

furutani

Olá

Vale a pena dar uma olhada nos Sony Ericcson e nos BlackBerrys. Eles também são bons para programação JME, ambos tem um delevopers center bem bacana.

bsmachado

Olá

Sobre o Android e o Java

http://macbr.blogspot.com/2008/11/android-s-roda-java.html

J

Isso ae Satriani, somente java. E a dalvik roda um bytecode bem mais enxuto que o bytecode tradicional

M

"

luizfilipe

Cara, trabalho com desenvolvimento para celulares, e posso te afirmar que Motorola não presta. Nokia são bons, mas os recentes modelos são em Symbian. Te aconselho a tentar com os Sony Ericsson que são os melhores na minha opinião. W510, W910, W850, K790a, são modelos foderosos da marca e que da pra trabalhar bem.

luizfilipe

Ah, e fica uma dica. Se tu pretende ganhar dinheiro de verdade com desenvolvimento assim, foca no iPhone e no Androide. Vale a pena mesmo perder horas de estudos com eles, mas pensando no teu futuro, o mercado será muito mais amplo. Dentre os dois citados, ainda sugiro o Androide, que vem pronto pra desenvolver; sem as viadagens da Aplle, que começa que para programar, você deve ter o SO deles.

erickles

Penso que o Android tera um publico maior. Vou dar uma fuçada em como desenvolver para, mas só depois de eu ter feito algo para os atuais celulares. Ainda vou pesquisar outros modelos. Não sou bem um “Hardcore user” de celulares.

Criado 19 de novembro de 2008
Ultima resposta 20 de nov. de 2008
Respostas 20
Participantes 9