Censura no GUJ?

28 respostas
A

Então quer dizer que os moderadores podem alterar os posts dos usuários modificando completamente o sentido das idéias ao seu bel prazer sem deixar qualquer rastro?!

Legal isso hein?

Cada vez fico mais motivado em trazer novas discussões e ajudar pessoas por aqui…

28 Respostas

L

Acredito que eles fazem isso quando tem uma mensagem ofensiva com outros membros…nesse sentido que eles geralmente editam a mensagem.

[edit]erro de português :oops:

A

Não, eles (ou ele?) tb fazem isso quando alguém rebate idéias com fatos e argumentos.

Pelo menos quem fez a alteração deveria ficar registrado.

I

Pelo que percebi, com minha pouca experiência, eles só fazem isso quando há conduta anormal com as regras do fórum. :-o

Acredito que o propósito do fórum é ajudar as pessoas com idéias diferentes e não complicá-las… :lol:

Pelo menos é assim que esperamos que seja. Tchau rapazes, até +. :wink:

A

Eu havia dito neste post que líderes (e aquele moderador em específico) não podem usar dois pesos e duas medidas para apagar comentários. Aliás, eu até respondi a um comentário que poderia ser considerado ofensivo …

Se eu fosse moderador não usaria os poderes de moderação em benefício próprio ou só pq fiquei magoadinho com alguém.

Que tal mostrar o log de moderação nos posts?

E

http://www.guj.com.br/posts/list/107685.java#581072

lina

Oi,

Se você observar, algumas mensagens além das suas também foram apagadas.

Geralmente quem participa de thread off-topic (como aquela da Oracle), pode estar sujeito a criticas.
Saber interpretá-las são poucos que conseguem e caso algum comentário esdruxulo passou despercebido pela moderação, pedimos desculpa.

Analisei o Log e li varias vezes a discussão da thread e percebi que alguns comentários não foram apagados porque a pessoa direcionada entendeu que era apenas uma brincadeira.

Quando você postou: “Um verdadeiro líder (ou moderador) não usa dois pesos e duas medidas.” saiu completamente do assunto e todos sabem que foi uma mensagem direcionada. E se essa não era a sua intenção, para alguns foi.

Criar um tópico Censura no GUJ para justificar algo que ocorreu não era necessário, poderia entrar em contato com nós da moderação para tentarmos resolver da melhor forma possível, explicando e tendo um dialogo saudável.

Tchauzin!

A

Interessante,

o log não está junto com as mensagens, e portanto, fica fora de contexto. A opinião expressa é sempre a de quem excluiu ou, no caso, de quem se sentiu magoadinho.

Poderia melhorar.

T

Se você precisar do texto anterior da mensagem, que é mostrado apenas para os moderadores*, peça a algum deles.

• O intuito, ao mostrar a mensagem apagada ou o valor anterior da mensagem apenas para os moderadores, é evitar que algum tópico com problemas possa acabar sendo indexado e mostrado para todos na Internet - principalmente aquelas coisas como um dignissimo usuário, acho que o tal de rato*loco, costumava postar.
    Não é exatamente “censura” (é mais algo para evitar tais tipos de problemas), e o que aparece lá é realmente o motivo** pelo qual o moderador resolveu editar ou deletar sua mensagem.

** Confesso que sou realmente relapso nesse ponto, e normalmente ponho a justificativa “-” ou “.” quando deleto ou edito alguma coisa.

A

Lina,

Cŕiticas são aceitas, desde que não sejam pessoais e tenham fundamentos.

O tópico foi criado pq houve arbitrariedade.

Vamos tentar tratar em PVT.

Victor_Neves

pode apostar que se alguém postar uma informaçao muito valiosa, ou se alguém que fez algum curso da caelum postar alguma dica ou informaçao preciosa que aprendeu em um desses cursos, haverá censura!
todos aqui sabem como a informaçao/conhecimento é preciosa nessa área…

A

thingol:
Se você precisar do texto anterior da mensagem, que é mostrado apenas para os moderadores*, peça a algum deles.

• O intuito, ao mostrar a mensagem apagada ou o valor anterior da mensagem apenas para os moderadores, é evitar que algum tópico com problemas possa acabar sendo indexado e mostrado para todos na Internet - principalmente aquelas coisas como um dignissimo usuário, acho que o tal de rato*loco, costumava postar.
    Não é exatamente “censura” (é mais algo para evitar tais tipos de problemas), e o que aparece lá é realmente o motivo** pelo qual o moderador resolveu editar ou deletar sua mensagem.

** Confesso que sou realmente relapso nesse ponto, e normalmente ponho a justificativa “-” ou “.” quando deleto ou edito alguma coisa.

Seria mais transparente no próprio post algo parecido com:

“Moderado por Fulano”

Além disso, faz sentido que um moderador que esteja participando de um tópico não possa moderá-lo de maneira a fazer prevalecer sua opinião. Não é difícil implementar uma regra assim.

fredferrao

andre_salvati:
thingol:

Além disso, faz sentido que um moderador que esteja participando de um tópico não possa moderá-lo de maneira a fazer prevalecer sua opinião. Não é difícil implementar uma regra assim.

Quanto a isto vou ter que concordar. Eu ja percebi isto claramente, varios topicos com flames bem altos e moderaçao normal/tranquila, mas quando um certo moderador esta participando ativamente de um topico, este é moderado a nivel hardcore, apagando e editando mensagens. E sempre tem outros moderadores partipando tambem, mas este um parece sentir as dores, ou seja parece que leva para o lado pessoal, e isso chega a ser ridiculo, pois um moderador tem que ser imparcial.
Claro que estou falando de um moderador especifico o qual nao citarei. Mas fica a dica para auto-analise(o que é praticamente impossivel, alguem ver os proprios erros). :wink:

josue_carrecon

Bem o GUJ eh o que eh hoje pelo “conjunto da obra” vamos dizer assim, onde todo mundo se ajuda, eu acho que controle tem que se ter sim, agora censura eh uma coisa muito forte e nesse território chamado web não funciona, e por mais organismos, governos etc, tentem faze-los o tiro sempre sai pela culatra.

F

Acho que o problema é que tem gente com o costume de tentar diminuir a pessoa, muitas vezes profissionalmente, fazendo comentários desnecessários quando expõe sua opinião a respeito de algo. Ai fica naquela, se a pessoa ofende a outro no seu post os argumentos por melhores que sejam passam despercebidos e, claro, muitas vezes a outra pessoa responde do mesmo modo. Ai fica essas indiretas de ambos os lados. O melhor seria moderar só a parte dessas alfinetadas, ai os argumentos prevalecem e ninguem fica incomodado.

Exemplo.:

“Nunca vi scrum dar certo, blablabla”

“Esses incompetentes que pensam assim que fazem com que tantos projetos fracassem, afinal qualquer criança sabe que o scrum se trata de blablabla…”

“[moderado] o scrum se trata de blablabla…”

Nesse caso, acho que a pessoa não pode reclamar de censura, a parte que realmente importa continua disponível e o resto era irrelevante

D

Fausto,

Concordo com você…ótima sugestão…e acertaste EM CHEIO nessa colocação:

Já vi algumas frases desse tipo, de users comuns e de moderadores, concordo com vc que é extremamente ofensiva…praticamente a gasolina para incendiar o tópico.

Quanto a outra sugestão, dada pelo colega André…que o tópico seja moderado por outro moderador, que não está inserido no meio da discussão é perfeita, desse modo realmente é garantido que a moderação seja imparcial…Afinal, não podemos colocar os moderadores em um altar, todos somos humanos e estamos propensos a errar, nos deixar levar pela cólera, nos irritar…etc…

Abraço à todos e um dia produtivo para nós!

deniswsrosa

Eu parto seguinte princípio, não tá contente com a moderação do fórum??? se torne entao um moderador e faça um guj melhor!

A moderação do fórum até que está muito light, na época em que nós entramos no fórum andré a coisa era muito mais em baixo. Sobre dois pesos e duas medidas, é difícil avaliar, os moderadores infelizmente não podem estar em todos os tópicos pois eles tem de trabalhar como nós, além do que, nem sempre algo que eu considero abusivo, vc considera tb. Já tive por exemplo alguns tópicos meus editados, e cara… nada que uma conversa com o moderador(a) não resolvesse.

Luiz_Aguiar

Ele não fala que me manou MP me chamando de bundão e me ofendendo, por que ele não pede pra mostra log sobre isso tbm?
e agora fica ai criando tópico sobre censura? (já vimos isso quantas vezes com o Duran e outros?)

É completamente desnecessário comentar isso, mas pra deixar bem claro que isso é algum comum aqui, as pessoas se acham “prejudicadas”, saem falando o que querem (estão no direito delas), mas ficar jogando toda hora os usuários contra a moderação e administração do GUJ eu sou contra.

Quem esta aqui todo dia sabe o quão ruim pro GUJ é ter usuários como alguns que já foram até banidos e quanto o nível do GUJ caiu nos últimos anos devido a esse tipo de usuário (não o André específico), se o GUj é o maior (e melhor) fórum de Java do Brasil, isso se deve muito a quem participa, modera e administra.

Sem mais, minha participação se resume a apenas essa mensagem.

Obrigado.

A

Luiz Aguiar:
Ele não fala que me manou MP me chamando de bundão e me ofendendo, por que ele não pede pra mostra log sobre isso tbm?
e agora fica ai criando tópico sobre censura? (já vimos isso quantas vezes com o Duran e outros?)

É completamente desnecessário comentar isso, mas pra deixar bem claro que isso é algum comum aqui, as pessoas se acham “prejudicadas”, saem falando o que querem (estão no direito delas), mas ficar jogando toda hora os usuários contra a moderação e administração do GUJ eu sou contra.

Quem esta aqui todo dia sabe o quão ruim pro GUJ é ter usuários como alguns que já foram até banidos e quanto o nível do GUJ caiu nos últimos anos devido a esse tipo de usuário (não o André específico), se o GUj é o maior (e melhor) fórum de Java do Brasil, isso se deve muito a quem participa, modera e administra.

Sem mais, minha participação se resume a apenas essa mensagem.

Obrigado.

Cara, eu te mandei esse e-mail depois que vc respondeu (tb em PVT) que continuaria apagando minhas mensagens quantas vezes fossem necessárias, uma arbitrariedade digna de Hugo Cháves.

Se vc tem algum problema comigo, deveria discutir em PVT ou face a face, como qualquer pessoa sensata e honesta faria, deveria ter indicado que post foi moderado por vc …

Não vamos nos desviar o assunto,

Estamos discutindo meios de limitar a interferência de moderadores como vc em tópicos extremamente úteis como aquele.

Qual sua sugestão?

ViniGodoy

Por que esse tópico ressuscitou?

Acho que os usuários aqui já estão cansados de discussões desse tipo. Geralmente são os trollers que reclamam de censura ou de serem banidos do seu “direito de ofender”. Pode ver que a maioria dos tópicos desse tipo (não é o caso desse) foram criados por usuários problema.

Sim, a moderação está aqui para moderar. E moderar inclui, muitas vezes, proibir certos usuários de fazer algazarra.

Se alguém está chateado com o fórum, pode procurar outro. Mas esse fórum tem algo raro: excelência. Temos milhares de posts diários, um número sem fim de usuários. Algumas pessoas que até publicaram livros sobre certificação java tiveram boa parte de seu estudo aqui. E manter esse ambiente limpo e organizado é nosso papel.

A moderação já foi defendida em diversos tópicos. Eu concordo que deva haver feedback sobre nossas ações, mas os usuários podem fazer diretamente com a administração do fórum ou até com o próprio moderador. Alguém que faz isso por vias públicas obviamente quer chamar a atenção e gerar caos (o famoso FUD).

E, vale lembrar que nós da moderação também somos humanos e passíveis de erro. E, eventualmente, iremos pegar pesado numa moderação onde não haveria necessidade, ou deixar um flame rolar por mais tempo do que o necessário. Por isso, sempre deixamos o canal aberto. Podem falar diretamente via MP, solicitar o trancamento de um tópico, ou mesmo dar um toque, caso vocês achem que a gente pegou pesado em determinado caso.

Luca

Olá

Meus pitacos:

1. É claro que o André abriu este tópico de cabeça quente. Eu, no lugar dele, teria contado até 10.

2. Os moderadores são usuários como qualquer outro. Não somos uma empresa com regulamentos mil e hierarquias. Cada um de nós tem a sua personalidade e jeito de agir. Uns mais exigentes, outros mais ponderados. É claro que nem sempre acertamos na dose. Temos o direito de cometer erros como qualquer um. Isto não é motivo para que alguém veja má intenção, perseguição ou qualquer outra teoria conspiratória.

3. O GUJ cresceu justamente por causa dos seus usuários. Ao longo do tempo, alguns usuários que mostraram uma dedicação maior, foram indicados para moderador e quando se fez necessário o aumento no quadro, alguns dos indicados foram efetivados.

4. Antigamente a moderação era mais tranquila. Nos últimos anos tivemos mais problemas. Os moderadores precisaram ficar mais atentos e adotar posturas mais linha dura. Alguns abusos exigiram isto. Um exemplo recente que vem nos dando trabalho: um usuário se cadastrou como anônimo só para detonar tópicos e ofender os outros. Aceitar anônimos é para mim é a grande falha do GUJ. Mas como nunca mexi uma palha para consertar isto, não será agora que ficarei atirando pedras ou dando sugestões sobre como colocar o sino no rabo do gato.

Assim, por favor, calma, diálogo, pensem 2 vezes antes de clicar enviar e principalmente evitem se mostrar na frente de milhares de pessoas como alguém irrascível de temperamento difícil.

[]s
Luca

A

ViniGodoy:

Ressuscitou pq houve arbitrariedade. Obviamente, isso que não quer dizer que todos os moderadores hajam dessa maneira.

Já dizia o ditado: “O poder embriaga as pessoas”.

Coloco-me à disposição para contribuir com uma moderação sensata e imparcial.

W

Voces levam esse forum muito a serio!!!

Alexandre_Saudate

ViniGodoy:

Acho que os usuários aqui já estão cansados de discussões desse tipo. Geralmente são os trollers que reclamam de censura ou de serem banidos do seu “direito de ofender”. Pode ver que a maioria dos tópicos desse tipo (não é o caso desse) foram criados por usuários problema.

Sim, a moderação está aqui para moderar. E moderar inclui, muitas vezes, proibir certos usuários de fazer algazarra.

Se alguém está chateado com o fórum, pode procurar outro. Mas esse fórum tem algo raro: excelência. Temos milhares de posts diários, um número sem fim de usuários. Algumas pessoas que até publicaram livros sobre certificação java tiveram boa parte de seu estudo aqui. E manter esse ambiente limpo e organizado é nosso papel.

A moderação já foi defendida em diversos tópicos. Eu concordo que deva haver feedback sobre nossas ações, mas os usuários podem fazer diretamente com a administração do fórum ou até com o próprio moderador. Alguém que faz isso por vias públicas obviamente quer chamar a atenção e gerar caos (o famoso FUD).

E, vale lembrar que nós da moderação também somos humanos e passíveis de erro. E, eventualmente, iremos pegar pesado numa moderação onde não haveria necessidade, ou deixar um flame rolar por mais tempo do que o necessário. Por isso, sempre deixamos o canal aberto. Podem falar diretamente via MP, solicitar o trancamento de um tópico, ou mesmo dar um toque, caso vocês achem que a gente pegou pesado em determinado caso.

Viny,

Eu, pessoalmente, nunca tive problemas com a moderação deste fórum, muito pelo contrário. Acredito que, se não fossem vocês, o fórum seria bem pior (naturalmente).

Dito isto, digo que este caso chama a atenção, em particular, porque sei que o André não é uma pessoa que possa ser chamada de Troll. Acompanhei este tópico e foi o caso, especificamente, de ele ter mantido uma opinião forte a respeito de um assunto polêmico. Não sei dizer qual foi a mensagem específica que foi alterada, mas acho que a moderação deveria tomar muito cuidado quando fazê-lo, pois não se trata somente de uma mensagem. Um usuário disposto a ajudar fica naturalmente propenso a abandonar o fórum quando isso acontece, e, pior, outros também têm vontade de abandonar o fórum (como já foi meu caso, algumas vezes).

Assim, acredito que é necessário, sim, considerar a alternativa do André, de que a moderação de um tópico só pode ser feita por moderadores que não estejam participando do mesmo. Sei que os moderadores também são humanos e, portanto, passíveis de cometer erros. No entanto, é necessário considerar alternativas para evitar estes erros.

[]´s

ViniGodoy

Não foi por isso que o tópico ressuscitou, essa foi a razão pela qual o tópico foi criado. O tópico voltou porque um usuário desatento postou uma opinião num tópico que já estava parado. E essa opinião nada tem a ver com uma arbitrariedade cometida, ou com alguma nova arbitrariedade.

rogelgarcia

Já vi isso aqui também…

Date | Type | Description
13/04/2010 10:43:34 | Topic or message deleted | tchau

Sem comentários…

A

Não foi por isso que o tópico ressuscitou, essa foi a razão pela qual o tópico foi criado. O tópico voltou porque um usuário desatento postou uma opinião num tópico que já estava parado. E essa opinião nada tem a ver com uma arbitrariedade cometida, ou com alguma nova arbitrariedade.

Ué? O tópico estava lá. Fui eu mesmo quem o ressuscitou para agregar novas informações. Não vi sentido em abrir um novo tópico, uma vez que o assunto encaixava-se perfeitamente com o que estava sendo tratado ali.

Aliás, acho que deveríamos conversar mais sobre assuntos como liderança de projetos, gerência, metodologias, posturas, etc, etc. Esse problema é muito grave na maioria dos projetos tanto no Brasil como fora do Brasil.

lina

rogelgarcia:
fredferrao:

Quanto a isto vou ter que concordar. Eu ja percebi isto claramente, varios topicos com flames bem altos e moderaçao normal/tranquila, mas quando um certo moderador esta participando ativamente de um topico, este é moderado a nivel hardcore, apagando e editando mensagens. E sempre tem outros moderadores partipando tambem, mas este um parece sentir as dores, ou seja parece que leva para o lado pessoal, e isso chega a ser ridiculo, pois um moderador tem que ser imparcial.
Claro que estou falando de um moderador especifico o qual nao citarei. Mas fica a dica para auto-analise(o que é praticamente impossivel, alguem ver os proprios erros). :wink:

Já vi isso aqui também…

Date | Type | Description
13/04/2010 10:43:34 | Topic or message deleted | tchau

Sem comentários…

Oi,

Não vamos começar outra discussão, ok?
Em relação ao caso do usuário andre_salvati, já foi resolvido de maneira calma e objetiva por MP. Conforme meu primeiro post.

Tchauzin!

ViniGodoy

andre_salvati:
Ué? O tópico estava lá. Fui eu mesmo quem o ressuscitou para agregar novas informações. Não vi sentido em abrir um novo tópico, uma vez que o assunto encaixava-se perfeitamente com o que estava sendo tratado ali.

Aliás, acho que deveríamos conversar mais sobre assuntos como liderança de projetos, gerência, metodologias, posturas, etc, etc. Esse problema é muito grave na maioria dos projetos tanto no Brasil como fora do Brasil.

Tem razão desculpe, confundi com o tópico Censura no GUJ criado pelo thiagosc em fevereiro. Mas não se trata do mesmo assunto.

Criado 26 de maio de 2010
Ultima resposta 27 de mai. de 2010
Respostas 28
Participantes 18