ViniGodoy:
Por que esse tópico ressuscitou?
Acho que os usuários aqui já estão cansados de discussões desse tipo. Geralmente são os trollers que reclamam de censura ou de serem banidos do seu “direito de ofender”. Pode ver que a maioria dos tópicos desse tipo (não é o caso desse) foram criados por usuários problema.
Sim, a moderação está aqui para moderar. E moderar inclui, muitas vezes, proibir certos usuários de fazer algazarra.
Se alguém está chateado com o fórum, pode procurar outro. Mas esse fórum tem algo raro: excelência. Temos milhares de posts diários, um número sem fim de usuários. Algumas pessoas que até publicaram livros sobre certificação java tiveram boa parte de seu estudo aqui. E manter esse ambiente limpo e organizado é nosso papel.
A moderação já foi defendida em diversos tópicos. Eu concordo que deva haver feedback sobre nossas ações, mas os usuários podem fazer diretamente com a administração do fórum ou até com o próprio moderador. Alguém que faz isso por vias públicas obviamente quer chamar a atenção e gerar caos (o famoso FUD).
E, vale lembrar que nós da moderação também somos humanos e passíveis de erro. E, eventualmente, iremos pegar pesado numa moderação onde não haveria necessidade, ou deixar um flame rolar por mais tempo do que o necessário. Por isso, sempre deixamos o canal aberto. Podem falar diretamente via MP, solicitar o trancamento de um tópico, ou mesmo dar um toque, caso vocês achem que a gente pegou pesado em determinado caso.
Viny,
Eu, pessoalmente, nunca tive problemas com a moderação deste fórum, muito pelo contrário. Acredito que, se não fossem vocês, o fórum seria bem pior (naturalmente).
Dito isto, digo que este caso chama a atenção, em particular, porque sei que o André não é uma pessoa que possa ser chamada de Troll. Acompanhei este tópico e foi o caso, especificamente, de ele ter mantido uma opinião forte a respeito de um assunto polêmico. Não sei dizer qual foi a mensagem específica que foi alterada, mas acho que a moderação deveria tomar muito cuidado quando fazê-lo, pois não se trata somente de uma mensagem. Um usuário disposto a ajudar fica naturalmente propenso a abandonar o fórum quando isso acontece, e, pior, outros também têm vontade de abandonar o fórum (como já foi meu caso, algumas vezes).
Assim, acredito que é necessário, sim, considerar a alternativa do André, de que a moderação de um tópico só pode ser feita por moderadores que não estejam participando do mesmo. Sei que os moderadores também são humanos e, portanto, passíveis de cometer erros. No entanto, é necessário considerar alternativas para evitar estes erros.
[]´s