CentOS - No futuro qual será o gerenciador de janelas padrão

Olás!

Com a morte do “Gnome 2”, qual será o gerenciador de janelas padrão do CentOS, como default e alternativa ao KDE?

Pergunto pois não acredito que seja o “Gnome Shell”. Penso que talvez seja o “Cinnamon”. Em qual vcs apostam, visto que a morte definitiva do Gnome 2 está próxima.

Abçs :wink:

O gnome 3.8 acabou de ser lançado e ficou muito bom. Dá uma olhada lá.

http://www.gnome.org/gnome-3/

[quote=juliocbq]O gnome 3.8 acabou de ser lançado e ficou muito bom. Dá uma olhada lá.

http://www.gnome.org/gnome-3/[/quote]

Eu usei o Gnome no meu Fedora durante algum tempo. Eu até que gostava da interface, mas infelizmente ele é um pouco pesadinho e eu acebei optando pelo LXDE.

E o tal do MATE? Tentei usar um tempo mas nao foi, nao sei se foi pq instalei por cima e mal feito, mas ficou meio bugado.

Julio, to usando o Unity, tinha me acostumado a ele, mas sinto que estou sendo lesado KKK, ja tinha usado o gnome 3, tinha algumas coisinhas chatas tipo as notifications la embaixo à direita, mas eu achava ele mais rapido q o Unity, bom, to afim de dar outra try nele, sabe como instalar de boa no Ubuntu?

[quote=fredferrao]E o tal do MATE? Tentei usar um tempo mas nao foi, nao sei se foi pq instalei por cima e mal feito, mas ficou meio bugado.

Julio, to usando o Unity, tinha me acostumado a ele, mas sinto que estou sendo lesado KKK, ja tinha usado o gnome 3, tinha algumas coisinhas chatas tipo as notifications la embaixo à direita, mas eu achava ele mais rapido q o Unity, bom, to afim de dar outra try nele, sabe como instalar de boa no Ubuntu?[/quote]

Oi fred.

O único ubuntu ainda capaz de executá-lo é o 13.04. Isso porque os 12.xx não possuem as bibliotecas atualizadas necessárias para rodar o g 3.8. Se você quiser dar um update no seu ubuntu para o 13.04 vai precisar fazer somente o seguinte:

//adiciona o repositório da fundação gnome
sudo apt-add-repository ppa:gnome3-team/gnome3

//atualiza suas listas de software
sudo apt-get update

faz um upgrade no gnome
sudo apt-get upgrade

[quote=matheuslmota][quote=juliocbq]O gnome 3.8 acabou de ser lançado e ficou muito bom. Dá uma olhada lá.

http://www.gnome.org/gnome-3/[/quote]

Eu usei o Gnome no meu Fedora durante algum tempo. Eu até que gostava da interface, mas infelizmente ele é um pouco pesadinho e eu acebei optando pelo LXDE.[/quote]

Tem que ter uma máquina razoável, mas não é “pesado”. Eu rodo ele num dual core com 2Gb bem fluído. Claro que o LXDE não ocupa nem 300Mb de ram. Esse é bem leve.

[quote=juliocbq][quote=fredferrao]E o tal do MATE? Tentei usar um tempo mas nao foi, nao sei se foi pq instalei por cima e mal feito, mas ficou meio bugado.

Julio, to usando o Unity, tinha me acostumado a ele, mas sinto que estou sendo lesado KKK, ja tinha usado o gnome 3, tinha algumas coisinhas chatas tipo as notifications la embaixo à direita, mas eu achava ele mais rapido q o Unity, bom, to afim de dar outra try nele, sabe como instalar de boa no Ubuntu?[/quote]

Oi fred.

O único ubuntu ainda capaz de executá-lo é o 13.04. Isso porque os 12.xx não possuem as bibliotecas atualizadas necessárias para rodar o g 3.8. Se você quiser dar um update no seu ubuntu para o 13.04 vai precisar fazer somente o seguinte:

sudo apt-get update

faz um upgrade no gnome
sudo apt-get upgrade[/quote]

Pois é, eu vi isto, mas lembrei que mês que vem ja sai o 13.04, ai resolvi aguardar e fazer o update completo ja, fazer logo um fresh install, estou no 12.04 ainda.

[quote=fredferrao][quote=juliocbq][quote=fredferrao]E o tal do MATE? Tentei usar um tempo mas nao foi, nao sei se foi pq instalei por cima e mal feito, mas ficou meio bugado.

Oi fred.

sudo apt-get update

faz um upgrade no gnome

Pois é, eu vi isto, mas lembrei que mês que vem ja sai o 13.04, ai resolvi aguardar e fazer o update completo ja, fazer logo um fresh install, estou no 12.04 ainda.[/quote]

É a melhor alternativa e você pode baixar a distro baseada no gnome como a “Ubuntu Gnome” diretamente.

[quote=juliocbq][quote=fredferrao][quote=juliocbq][quote=fredferrao]E o tal do MATE? Tentei usar um tempo mas nao foi, nao sei se foi pq instalei por cima e mal feito, mas ficou meio bugado.

Oi fred.

sudo apt-get update

faz um upgrade no gnome

Pois é, eu vi isto, mas lembrei que mês que vem ja sai o 13.04, ai resolvi aguardar e fazer o update completo ja, fazer logo um fresh install, estou no 12.04 ainda.[/quote]

É a melhor alternativa e você pode baixar a distro baseada no gnome como a “Ubuntu Gnome” diretamente.[/quote]

Humm, tem esta distro? Sempre vi as 3 mais conhecidas: Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu, seria interessante baixar uma ja com o Gnome, porque eu nao queria que ficasse os lixos do Unity e ficasse um gnome limpo e tals.

é a tal da Ubuntu Gnome Remix?

Isso, mas agora ela mudou de nome porque ficou oficial da família ubuntu: A chamada Ubuntu Gnome

Creio que o CentOS vá usar o Mate ou Cinamon, já que o Gnome-shell assim como o Unity gera amor e ódio. E usar outro gerenciador pode causar estranheza nos usuários tradicionais da distro.

Particularmente eu gostei da ideia do Unity e estou satisfeito com ele. Só acho meio pesado, mas como está sendo redesenvolvido em Qt creio que irá resolver. Mas do jeito que está não me incomoda, nada que um computador mediano não resolva com um pé nas costas.