Bom dia galera! Pessoal, seguinte… eu recentemente passei na SCJP, e já comece a estudar pra SCWCD, só que o que eu vejo mais que as empresas estão pedindo é são frameworks, tipo Struts, Hibernate, JSF, etc. Gostaria de saber da opinião de vocês: O que é melhor dar preferência, estudar para a próxima certificação ou estudar esses frameworks? É que estou nesse impasse… valeu galera!
rpz, acredito que a certificação seria um investimento a longo prazo… e um estudo de frameworks seria interessante se vc tem algo em vista ai…
eu recomendo o estudo de alguns framework’s, que automaticamente ce ja estaria estudando um pouco pra certificação… eu axo ;O
Caso você já tenha conhecimento em Java EE acho legal ir para os frameworks.
Se não tem, então estudar para a SCWCD é uma forma de você aprender e acho interessante saber JEE antes de partir para framework.
Valeu pelas respostas galera, pois é… eu tenho conhecimento em JEE… só que eu não tenho experiência no mercado saca? E no mercado eles pedem frameworks, e o que eu sei deles acho que não é o bastante, no caso como o amigo alí em cima disse, estudar os frameworks caso tivesse algo em vista, pois é eu to querendo arrumar um emprego na área para pegar experiência…
Estude os Frameworks.
Faça um estágio.
Cara, embora a certificacao nao de garantias de que alguem eh um bom profissional (e isso jah foi mais do que discutido aqui) elas vao pelo menos garantir que vc conhece a sintaxe (SCJP) da linguagem e a estrutura de um Programa WEB (SCWCD)… Depois disso e varias quebradas de cabeca (nada mais que uns 3 meses dedicados) voce pode partir para os Frame sem medo, pois toda base vc jah terah… So aconselho a ir pros Frameworks direto, se de fato voce jah tiver conhecimentos solidos da Linguagem e da Plataforma… Pois conhecos Ns profissionais que contrataria de olhos fechados (sem certificacao) na frente de outros (com certificacao)…
Mas… cada caso eh um caso…
Att.
Valeu galera pelas respostas! Vejo que a maioria prioriza os frameworks mesmo, foi o que eu pensei, porque estão pedindo muito isso na hora de contratar. O que eu acho foda é que eu não tenho experiência no mercado, tenho apenas com desenvolvimento pra mim mesmo, meu tcc por exemplo que estou desenvolvendo… conheço sim, mas só precisava de uma experiência pra ver de fato como funciona lá no mercado.
se vc aprender somente os frameworks e mais nada, vc nao vai passar de um profissional mediocre sem base alguma… (sem querer ofender!). O que os frameworks fazer é tentar simplificar algumas coisas… só que quando sair daquilo, vc precisar de alguma, ou simplesmente o framework sair de moda, vc vai fazer o q?
estuda a base! com ela vc vai entender muito mais fácil a idéia dos frameworks, seja vraptor, struts, etc!
claro, que se vc for fazer uma entrevista pra uma vaga de um framework especifico, estude bem ele… mas é como eu disse, se vc tiver uma boa base, o estudo vai ficar muito mais facil
Valeu amigo, pois é… eu tenho a base, inclusive sei também sobre os frameworks, mas como eu disse não sou tão bom assim neles, mas eu conheço a linguagem e seus recursos sim!
va para certificação… pois entendendo a fundo os conteudos que a certificação como SCWCD tem vc tem a base para aprender muitos frameworks que lidam com a parte web… como struts, jsf entre outros…
e estude bem xml, parses e principalmente muita Orientação a Objetos… com estes conhecimentos vc tera a base para aprender em pouco tempo qualquer framework…
Olá Pessoal! Primeira mensagem aqui no GUJ!!! Como eu enfrentei bastante esse problema, decidi começar falando dele.
Estudo java desde 2006 (comecei junto com a faculdade, mas só com ela não dava) e desde então não parei. Não podia estagiar , porque com o meu emprego pagava minha faculdade e as contas em casa e não consegui um estágio pra cubrir isso.
Finalmente hoje trabalho como desenvolvedor java e, depois de estudar muito e bater muita cabeça percebi que as certificações são importantes sim, mas a experiência sempre será um diferencial mais valioso para os empregadores. E, se olhar para o mercado, verá que o crescimento da utilização dos frameworks é absurdo, Hoje encontramos estágios pedindo conhecimentos de frameworks de forma “impreensidível”. Então, conselho de quem bateu cabeça 300.000 vezes :lol: em entrevistas:
1: Estude sim, o conhecimento é um diferencial valioso e que sempre irá ajudar
2: Se você faz faculdade, pode estagiar, procure um estágio o mais rápido possível, assim vc terá experiência, fator 1 que os empregadores olham.
3: Estude sim para as certificações, sempre! Mas lembre-se das prioridades: O que vem primeiro? Certificação ou experiência? Aí é de cada um.
É claro que eu tenho muito que aprender, mas falo porque enfrentei bastante isso e enfrento até hoje.
Abraços e Sucesso!!!
Att,
Rodrigo Pestana
Web Developer Java
Bsc. em Sistemas de Informação
" Se o programa não funciona de jeito nenhum, faça o seguinte:
:idea: Olhe pro ceu, conte até 50, cochile 10 minutos, acorde, dê uma cambalhota, pegue um café e olhe novamente. Oh :!: , lá está o erro!!!
Por mais que não pareça, somos seres humanos!!"