Certificação 1Z0-803 ou 1Z0-804, por onde começar?

Pessoal fiquei muito na dúvida.

Li em tópicos na internet que para ser um OCJP é preciso passar nas duas provas já meu professor me falou que não precisa fazer a 1Z0-803. Afinal por onde começar?

Pelo site da Oracle a 803 é requisito para a 804, porém no site da VUE eu consigo marcar tranquilamente a 804.

Alguém já fez a prova para me orientar nessas questões?

Grato

Atualmente temos a versão 7 , que inclui a prova OCJA como requisito para OCJP. A versão 6 dessa prova não exige fazer a OCJA antes da OCJP , podes fazer direto a prova para Programmer .

Então devo fazer a OCJP 6?

Eu vi que tem uma atualização da versão 7 do java.
Só não vi o valor.
E pelo que percebi nas notícias da internet a versão 8 virá logo logo.
Não preciso me preocupar com essa questão de atualização?

Não , não tranquilo, quanto a versão não tem muita coisa , basta estar trabalhando na área q vc percebe naturalmente.
Acho q devias fazer a 7 , dai tem a primeira prova obrigatória que é a associate e depois a programmer.
A versão 6 tem essas duas provas só que se quiser a pessoa poderá fazer diretamente a certificação programmer.

Bom, eu estou nesse processo de certificação também. Não marquei minha prova ainda porque faltou dinheiro esse mês.

No meu caso, optei por fazer diretamente a versão 7, dessa certificação. Apesar da diferença entre a versão 6 e 7 do Java ser pouca, as trilhas de certificação 6 e 7 são bem diferentes. Na antiga versão 6, a certificação Associate exigia um conhecimento bastante superficial da linguagem e alguns conceitos sobre OO e UML, e a prova de Professional era a prova de programador, de fato.

Na versão 7 dessa trilha, o conteúdo de programação foi ampliado e dividido em 2 provas, aproveitando a certificação Associate, assim, o conteúdo ficou dividido da seguinte forma:

[list] Associate: linguagem Java básica, operadores, controle de fluxo, classes, interfaces, herança, polimorfismo, sobrescrita, sobrecarga, encapsulamento, exceções, etc.[/list]
[list]Professional:principais API’s Java, collections, I/O, NIO, serialização, threads, fork/join framework, JDBC, internacionalização, formatação de dados, etc.
[/list]

verdade [quote]rmendes08[/quote] acho q a associate da 6 era muito básica por isso q eu fiz logo a programmer . Acho q a versão 7 eles dividiram melhor e permite a pessoa demorar menos tempo pra passar em cada uma . A versão 6 era meio braba para programmer.
Em compensação ainda não temos livros em português para a versão 7 .

[quote=alexmonassa]verdade [quote]rmendes08[/quote] acho q a associate da 6 era muito básica por isso q eu fiz logo a programmer . Acho q a versão 7 eles dividiram melhor e permite a pessoa demorar menos tempo pra passar em cada uma . A versão 6 era meio braba para programmer.
Em compensação ainda não temos livros em português para a versão 7 . [/quote]

Pois é, nas versões anteriores à versão 6 não valia mesmo a pena certificar no nível Associate. Um antigo chefe meu era certificado na versão 4, e nessa época nem serialização caia na prova.

A impressão que eu tenho é que a Oracle leva mais a sério a certificação em termos de receita e reconhecimento. As provas ficaram mais difíceis, ao que parece, e algumas certificações exigem obrigatoriedade de curso.

Voltou a cair serialização na versao 7? Pois na 6 não cai

Na minha opinião vc não deve fazer provas velhas…Quero lembrar que daqui 18 dias sai o Java 8 e as provas atuais java 7 já serão consideradas atrasadas…Então…faça a mais nova da atualidade. Segue material de estudo - http://fernandofranzini.wordpress.com/2013/01/04/plano-de-estudos-oracle-certified-associate-java-se-7/

[quote=guj1]Pessoal fiquei muito na dúvida.

Li em tópicos na internet que para ser um OCJP é preciso passar nas duas provas já meu professor me falou que não precisa fazer a 1Z0-803. Afinal por onde começar?

Pelo site da Oracle a 803 é requisito para a 804, porém no site da VUE eu consigo marcar tranquilamente a 804.

Alguém já fez a prova para me orientar nessas questões?

Grato

[/quote]

Voce pode fazer qualquer prova de certificação por mais que não tenha seus pré-requisitos, entretanto, caso seja aprovado vc não terá o título de certificado, apenas o terá quando preencher os pré-requisitos.

Ou seja, voce pode fazer a 804 e passar, mas só será considerado certificado pela Oracle quando fizer a 803 e passar também.

Aproveitando o gancho da pergunta, gostaria de fazer uma pergunta que acho pertinente ao tópico.

Eu tenho certificação 1Z0-803, e estou quase pronto para prestar a prova do 1Z0-804, entretanto a versão 8 do Java será lançada na semana que vem.

Quanto tempo depois de lançada uma versão do Java estão disponíveis as provas de certificações? Será que existirá uma prova de upgrade do OCA 7 para o OCP 8? Ou será que primeiro eu deverei tirar a certificação OCP 7 (1Z0-804) para depois fazer um upgrade para o OCP 8?

[quote=matheuscs]Aproveitando o gancho da pergunta, gostaria de fazer uma pergunta que acho pertinente ao tópico.

Eu tenho certificação 1Z0-803, e estou quase pronto para prestar a prova do 1Z0-804, entretanto a versão 8 do Java será lançada na semana que vem.

Quanto tempo depois de lançada uma versão do Java estão disponíveis as provas de certificações? Será que existirá uma prova de upgrade do OCA 7 para o OCP 8? Ou será que primeiro eu deverei tirar a certificação OCP 7 (1Z0-804) para depois fazer um upgrade para o OCP 8?[/quote]
Não existe garantia nenhuma…pode ser lançado logo apos ou pode demorar…por isso…sempre tente fazer a prova mais atual…