Bom, eu estou nesse processo de certificação também. Não marquei minha prova ainda porque faltou dinheiro esse mês.
No meu caso, optei por fazer diretamente a versão 7, dessa certificação. Apesar da diferença entre a versão 6 e 7 do Java ser pouca, as trilhas de certificação 6 e 7 são bem diferentes. Na antiga versão 6, a certificação Associate exigia um conhecimento bastante superficial da linguagem e alguns conceitos sobre OO e UML, e a prova de Professional era a prova de programador, de fato.
Na versão 7 dessa trilha, o conteúdo de programação foi ampliado e dividido em 2 provas, aproveitando a certificação Associate, assim, o conteúdo ficou dividido da seguinte forma:
[list] Associate: linguagem Java básica, operadores, controle de fluxo, classes, interfaces, herança, polimorfismo, sobrescrita, sobrecarga, encapsulamento, exceções, etc.[/list]
[list]Professional:principais API’s Java, collections, I/O, NIO, serialização, threads, fork/join framework, JDBC, internacionalização, formatação de dados, etc.
[/list]