Certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management)

12 respostas
Nykolas_Lima

Trabalho com desenvolvimento a 2 anos mas não possuo experiência com gerencia.

É uma área que me interessa e já li algumas coisas sobre gerencia, scrum e etc.

Acham que vale a pena estudar para está certificação? E o investimento, vale a pena?

Abraços

12 Respostas

fguazzel

Devo voltar a estudar para PMP este ano.

Um bom tempo atrás, quando ainda não tinha tempo de gerencia de projetos suficiente para o PMP, conversei com gente do PMO da empresa onde trabalhava (uma das gigantes de outsourcing de 3 letras que não existe mais… ou existe, mas só com 2 letras) e me disseram que a CAPM não valia a pena, que não tinha o devido reconhecimento.

Eu acho que sim, você deve se preparar para gestão de projetos se isso é sua vocação MAS acho que começar mirando uma certificação do PMI é um péssimo começo.

Leia um pouco mais, compare metolodogias, experiencias, RUP, Scrum, OpenUP, etc. Além de muitas outras competências que vc encontra em outras disciplinas (filosofia, psicologia, etc).

Hã? e pq eu quero tirar o PMP? Acho um plus interessante, pode facilitar passar pelo RH e sentar na frente de quem contrata mesmo.

Nykolas_Lima

fguazzel:
Devo voltar a estudar para PMP este ano.

Um bom tempo atrás, quando ainda não tinha tempo de gerencia de projetos suficiente para o PMP, conversei com gente do PMO da empresa onde trabalhava (uma das gigantes de outsourcing de 3 letras que não existe mais… ou existe, mas só com 2 letras) e me disseram que a CAPM não valia a pena, que não tinha o devido reconhecimento.

Eu acho que sim, você deve se preparar para gestão de projetos se isso é sua vocação MAS acho que começar mirando uma certificação do PMI é um péssimo começo.

Leia um pouco mais, compare metolodogias, experiencias, RUP, Scrum, OpenUP, etc. Além de muitas outras competências que vc encontra em outras disciplinas (filosofia, psicologia, etc).

Hã? e pq eu quero tirar o PMP? Acho um plus interessante, pode facilitar passar pelo RH e sentar na frente de quem contrata mesmo.

Você já trabalhou com gerencia de projetos?

Porque a PMP necessita de determinadas horas comprovadas não é?

Abraços e valeu pela resposta.

fguazzel

Frango:

Já trabalhei e atualmente é minha principal ocupação. Sim, PMP precisa de uma boa quantidade de horas comprováveis - uma amostra das inscrições é auditada - melhor não mentir!

Nykolas_Lima

fguazzel:
Frango:

Já trabalhei e atualmente é minha principal ocupação. Sim, PMP precisa de uma boa quantidade de horas comprováveis - uma amostra das inscrições é auditada - melhor não mentir!

Legal.

Pode contar como começou na área de gerencia?
trabalhava na área técnica?

evandro.santos

Frango:
fguazzel:
Frango:

Legal.

Não existe a exigência de experiência em gerencia de projetos, a exigência é ter experiência em projetos, pode ser em qualquer uma das áreas (iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento).

O tempo de experiência está diretamente ligado ao seu grau de instrução.

Dá uma pesquisada.

Quanto ao CAPM isso só funciona nos Estados Unidos, no Brasil não se dá muita importância a esse tipo de certificação.

Nykolas_Lima

evandro.santos:
Frango:
fguazzel:
Frango:

Legal.

Não existe a exigência de experiência em gerencia de projetos, a exigência é ter experiência em projetos, pode ser em qualquer uma das áreas (iniciação, planejamento, execução, controle e fechamento).

Dá uma pesquisada.

Quanto ao CAPM isso só funciona nos Estados Unidos, no Brasil não se dá muita importância a esse tipo de certificação.

É que a dúvida que tenho é o que posso fazer para tentar começar na área de gerencia sendo que sou da de desenvolvimento?

E sou novo também, 18 anos, acho que isso influencia negativamente nisso, não é?

fguazzel

Frango:

Já tive minha empresa e já trabalhei em pequenas empress com projetos gigantes - pouca gente e muito trabalho - onde você tem que trabalhar um pouco de tudo.
Quando fui para uma empresa maior comecei exclusivamente na área técnica, mas aí as coisas foram mudando e acabei recebendo atividades de coordenação de equipes, gestão de terceiros, etc. Não foi meu foco, mas acabou acontecendo. Hoje estou numa empresa onde a atividade fim não são produtos de tecnologia e fico muito na “parte de procurement” PMIísticamente falando.

evandro.santos

Frango:
evandro.santos:
Frango:
fguazzel:
Frango:

Legal.

Dá uma pesquisada.

É que a dúvida que tenho é o que posso fazer para tentar começar na área de gerencia sendo que sou da de desenvolvimento?

E sou novo também, 18 anos, acho que isso influencia negativamente nisso, não é?

Se você trabalha com desenvolvimento isso significa que você trabalha na área de execução dos projetos, será que você nunca trabalhou com analise? (área de planejamento do projeto), quantos mais áreas você trabalhou melhor.

Sua idade é um ponto negativo. O PMI é um instituto americano, como todo bom americano estudam e só começam a trabalhar após formados em faculdades (se lembre subemprego não é trabalho na visão deles), dessa forma uma pessoa de 18 anos é muito nova para já está formada e com X horas de trabalho em projetos (se não me engano esse X equivale a quase 2 anos trabalhando em projetos).

Meu conselho, se associe ao Capitulo mais próximo de sua cidade e tente a certificação da CompTIA (Project+), depois disso o próprio capitulo vai te ajudar em que caminho seguir.

fguazzel

Evandro, se bem me lembro existe sim essa exigência e além de ter atuado uma quantidade mínima de horas em uma das “process group” que você citou você também precisa cumprir um mínimo de educação formal em gestão de projetos (que é bem mínimo).

Nykolas_Lima

evandro.santos:
Frango:
evandro.santos:
Frango:
fguazzel:
Frango:

Legal.

Dá uma pesquisada.

Se você trabalha com desenvolvimento isso significa que você trabalha na área de execução dos projetos, será que você nunca trabalhou com analise? (área de planejamento do projeto), quantos mais áreas você trabalhou melhor.

Sua idade é um ponto negativo. O PMI é um instituto americano, como todo bom americano estudam e só começam a trabalhar após formados em faculdades (se lembre subemprego não é trabalho na visão deles), dessa forma uma pessoa de 18 anos é muito nova para já está formada e com X horas de trabalho em projetos (se não me engano esse X equivale a quase 2 anos trabalhando em projetos).

Meu conselho, se associe ao Capitulo mais próximo de sua cidade e tente a certificação da CompTIA (Project+), depois disso o próprio capitulo vai te ajudar em que caminho seguir.

Desculpa a ignorância mas sou meio leigo na área de gerencia.

Capitulo? Como se associar?
E pode falar um pouco mais sobre está certificação?

Abraços

evandro.santos

Frango:

Desculpa a ignorância mas sou meio leigo na área de gerencia.

Capitulo? Como se associar?
E pode falar um pouco mais sobre está certificação?

Abraços

No site http://www.pmi.org.br/ você vai encontrar maiores informações. Um capitulo é uma extensão do PMI.

Se você se associar o capitulo por X meses não precisa fazer o curso de gerencia de projetos (é melhor checar isso).

CompTIA é relativamente famosa para algumas áreas de TI. Sua certificação A+ é bastante conhecida para área de suporte.

Project+ é uma certificação de gerencia de projetos com foco em informatica. Acredito que ela seja mais interessaste que a CAPM.

J

Cara, eu passei pela mesma coisa que você, quando tinha 18 anos pensava em tirar certificações desse tipo, no entanto confesso que nesse caso nada melhor q “esperar”. Até pq, um cara com 18… 19 … 20 anos como gerente de projeto não tem credibilidade nenhuma, nem de gerentes e muito menos da equipe da qual vc vai coordenar. Além do que, por mais que diga que tem alguma experiência, nessa idade se é muito “imaturo” sendo que na área de gerenciamento vc precisa ser “macaco velho” ( no sentido de ter vivido já algumas situações). Outra coisa muito importante é aprender a se relacionar, pois como gerente você deve saber cuidadosamente como escolher cada palavra quando vai pedir mais tempo/dinheiro/recurso para superiores e claro para se relacionar com clientes.

Trabalhe bastante com desenvolvimento ou alguma área relacionada, verá que nos piores projetos que trabalhar são os que você mais vai aprender sobre gerenciamento de projeto, pois sentirá as consequencias de um mal gerenciamento na pele.

Criado 4 de março de 2010
Ultima resposta 5 de mar. de 2010
Respostas 12
Participantes 4