certificação de jsf sumiu?

reparei que a certificaçao de JSF não esta mais no site da oracle.

era esta Sun Certified Developer for the JSF for the Java EE6 Platform.

alguem sabe de algo?

Parece que quando ela é beta e entra em transição para começar a vigorar como uma certificação “oficial”, as provas são suspensas por um período.
Aconteceu com a de JSP, a de Servlets e a de EJB, para o JEE 6 também.

eh isso mesmo, ela fica um periodo depois desaparece e qdo normalmente é como oficial mesmo, exceto se eles querem fazer algum check-in. agora eu n faria esta certificacao, n vejo valor nela. As chances do framework morrer não é algo díficil e pior que é rapido, só lembrar como o struts morreu. um grande concorrente que vejo hoje é o Vraptor e a Oracle sabe disso.

Não acho que JSF perca mercado tão rápido e muito menos desapareça.

Você deu o exemplo do Struts, muitas empresas continuam usando Struts 1 e vão continuar usando por um bom tempo…E quando todas elas resolverem abandonar, ainda vai existir manutenção nesses sistemas.
Eu por exemplo trabalho com Struts 1, sistemas novos e legados.

Acho que a certificação é válida para o aprendizado, deve-se aprender bem estudando para ela. Mas eu particularmente não gosto de JSF…

Não acho que JSF perca mercado tão rápido e muito menos desapareça.

Você deu o exemplo do Struts, muitas empresas continuam usando Struts 1 e vão continuar usando por um bom tempo…E quando todas elas resolverem abandonar, ainda vai existir manutenção nesses sistemas.
Eu por exemplo trabalho com Struts 1, sistemas novos e legados.

Acho que a certificação é válida para o aprendizado, deve-se aprender bem estudando para ela. Mas eu particularmente não gosto de JSF… [/quote]
sim concordo contigo, em relacao de tirar para estudo, mas pensar na cert. como mercado é saber que ela tem um tempo de vida que pode ser curta, por está focada em algum muitoo especifico. Sim, Struts é usado, pois adoção dele foi uma febre na epoca,e com certeza vai se manter por ai, até ja comentei, que é uma boa porta para quem entrar no mercado, pois muitas vagas pedem conhecimento em struts. A manutenção do struts já existe, ele está nessa fase. o JSF está um pouco longe disso.

Deixa eu ressuscitar o tópico…
Essa certificação não vingou mesmo?
Fui verificar no site da oracle e não há nada sobre ela!

No momento não.
Nada no site da Oracle e não consta na Pearson Vue também.