certificação de jsf sumiu?

6 respostas
Diabo_Loiro

reparei que a certificaçao de JSF não esta mais no site da oracle.

era esta Sun Certified Developer for the JSF for the Java EE6 Platform.

alguem sabe de algo?

6 Respostas

mjohnatha

Parece que quando ela é beta e entra em transição para começar a vigorar como uma certificação “oficial”, as provas são suspensas por um período.
Aconteceu com a de JSP, a de Servlets e a de EJB, para o JEE 6 também.

LPJava

eh isso mesmo, ela fica um periodo depois desaparece e qdo normalmente é como oficial mesmo, exceto se eles querem fazer algum check-in. agora eu n faria esta certificacao, n vejo valor nela. As chances do framework morrer não é algo díficil e pior que é rapido, só lembrar como o struts morreu. um grande concorrente que vejo hoje é o Vraptor e a Oracle sabe disso.

Nykolas_Lima

Não acho que JSF perca mercado tão rápido e muito menos desapareça.

Você deu o exemplo do Struts, muitas empresas continuam usando Struts 1 e vão continuar usando por um bom tempo…E quando todas elas resolverem abandonar, ainda vai existir manutenção nesses sistemas.
Eu por exemplo trabalho com Struts 1, sistemas novos e legados.

Acho que a certificação é válida para o aprendizado, deve-se aprender bem estudando para ela. Mas eu particularmente não gosto de JSF…

LPJava

Não acho que JSF perca mercado tão rápido e muito menos desapareça.

Você deu o exemplo do Struts, muitas empresas continuam usando Struts 1 e vão continuar usando por um bom tempo…E quando todas elas resolverem abandonar, ainda vai existir manutenção nesses sistemas.
Eu por exemplo trabalho com Struts 1, sistemas novos e legados.

Acho que a certificação é válida para o aprendizado, deve-se aprender bem estudando para ela. Mas eu particularmente não gosto de JSF…
sim concordo contigo, em relacao de tirar para estudo, mas pensar na cert. como mercado é saber que ela tem um tempo de vida que pode ser curta, por está focada em algum muitoo especifico. Sim, Struts é usado, pois adoção dele foi uma febre na epoca,e com certeza vai se manter por ai, até ja comentei, que é uma boa porta para quem entrar no mercado, pois muitas vagas pedem conhecimento em struts. A manutenção do struts já existe, ele está nessa fase. o JSF está um pouco longe disso.

D

Deixa eu ressuscitar o tópico…
Essa certificação não vingou mesmo?
Fui verificar no site da oracle e não há nada sobre ela!

asousaj

No momento não.
Nada no site da Oracle e não consta na Pearson Vue também.

Criado 28 de fevereiro de 2011
Ultima resposta 19 de mar. de 2013
Respostas 6
Participantes 6