Certificação Desenvolvedor

10 respostas
A

Olá pessoal! Passei (70%)! A Atendente me deu uma folha?! Eu vou receber alguma carteirinha da Prometric?!

E agora quero fazer a de desenvolvedor. Alguém pode dar uma dica, como é, do que eu preciso. Eu li que eu tenho que entregar uma programa pronto, e depois eu tenho que passar por uma avaliação.

Grato!

10 Respostas

rodrigo_gomes

http://www.guj.com.br/posts/list/28012.java

fmeyer

que tal vc acessar o site da sun ou ligar para o 0800 que tem no voucher que vc comprou ?

marcioa1

Parabéns !

Estou fazendo a certificação de desenvolvedor ( não a de web developer ).

É interessante. Eu tenho que fazer um sistema em cima de uma especificação muito breve. Tenho que implementar métodos de acesso aos dados, usando um RandomAccessFile ( e não um bd relacional ) . É preciso implantar RMI ( ou sockets ) e um GUI com JTable.

Na verdade tenho que seguir padrões bens definidos de programação. Terminado o projeto, ele é enviado a SUN e, se for aprovado, você marca uma prova para provar que você foi o desenvolvedor do sistema.

Abraços,

Márcio

Thiago_Senna

marcioa1:
Parabéns !

Estou fazendo a certificação de desenvolvedor ( não a de web developer ).

É interessante. Eu tenho que fazer um sistema em cima de uma especificação muito breve. Tenho que implementar métodos de acesso aos dados, usando um RandomAccessFile ( e não um bd relacional ) . É preciso implantar RMI ( ou sockets ) e um GUI com JTable.

Na verdade tenho que seguir padrões bens definidos de programação. Terminado o projeto, ele é enviado a SUN e, se for aprovado, você marca uma prova para provar que você foi o desenvolvedor do sistema.

Abraços,

Márcio

Márcio? Vc já recebeu a especificação do projeto, os requisitos e etc? O que vocÊ achou? É algo muito difícil ou é tranquilo?

marcioa1

Thiago,

No começo fiquei um pouco assustado. Simplesmente não sabia o que era para ser feito. Mas fui conversando com um e com outro e cheguei a uma conclusão. O tema do projeto não é o mais importante.

No meu caso é um sistema de reserva de quartos de hotel, no qual o cliente faz uma reserva para um terceiro, que reserva quarto de vários hoteis em várias cidades.

As dificuldades são:

1. Você deve seguir especificações da SUN, inclusive nome de métodos, espaçamento etc …

2. Os dados estão em um RandomAccesFile. É preciso entender como manipulá-lo ( é fácil )

3. Você deve ter uma preocupação grande com threads. Um quarto não podem ser reservados para duas pessoas !

4. O sistema deve rodar em uma mesma máquina, ou em rede. Neste caso é preciso implantar sockets ou RMI.

5. Preparar um jar que funcione. Do contrário eles nem vão abrir seu projeto.

6. Documentar quando necessário, justificando suas decisões

7. A interface ( JFrame ) deve ter uma tabela (JTable).

8. Há pouca bibliografia a respeito. eu tenho um livro e há um segundo sendo vendido.

Abraços,

Márcio

Thiago_Senna

Valeu Márcio!

Eu tava pensando que fosse algo mais assustador, tipo, uma aplicação com uns 6 casos de uso e etc…

Mas pelo que vi a idéia é fazer vc colocar conceitos como Thread, IO, Redes e Swing em prática!

Interessante!
Bom, num sei se um dia vou fazer esta prova, mas de qualquer maneira, boa Sorte! :wink:

Thiago

Grinvon

Junto com a de arquiteto, a de desenvolvedor é uma das mais complexas e difícieis para se conseguir. :wink:

J

marcioa1:

Abraços,

Márcio

Essa prova que é marcado para provar que vc foi o desenvolvedor do sistema, ela é em portugues ou inlges ?? Existe alguma prova oral em ingles ou mesmo escrever textos em ingles ??

valeu !!!

marcioa1

Javax

A prova é escrita, com perguntas (e respostas ) em inglês.

Márcio

J

marcioa1:
Javax

A prova é escrita, com perguntas (e respostas ) em inglês.

Márcio

Pelo menos, não tem ingles oral !!! Mas de qq forma o cara precisa, ainda, saber escrever em ingles !!!

valeu !!

Criado 27 de julho de 2005
Ultima resposta 8 de ago. de 2005
Respostas 10
Participantes 7