E ai pessoal.
Seguinte, adquiri o voucher para tentar a cerficiação de Developer.
Gostaria de saber se alguém ja fez o processo e algumas dicas, se foi difícil, como procedeu, essas coisas…
Desde já, valeu!
Também estou fazendo a certificação de developer. Os passos para completar a prova são:
- Entre em contato com a Sun do Brasil e diga que quer fazer a prova
- Você terá que mandar um email para eles com diversos dados inclusive o numero do seu voucher
- Um tempo depois eles te enviarão um email com o link de onde você pode fazer o download da especificação do seu projeto
- Você baixa o seu projeto e implementa conforme as especificações.
- Você vai no mesmo site onde você baixo o projeto e faz o upload do seu trabalho.
- Você marca pelo site da prometric a prova da segunda fase da certificação (vai precisar de outro voucher)
- Esta prova é dissertativa e fala basicamente sobre o que você fez (mais para ver se foi você mesmo que fez o projeto)
- Um tempo depois eles enviam a sua nota.
A melhor dica que eu posso te passar é se basear em um livro especializado para a certificação, pois eles passam umas dicas bem legais.
Boa sorte!!
Valeu rother.
Estou seguindo os mesmos passos que você. Estou seguindo pelo livro da Kathe Sierra.
Comprei o voucher e estou aguardando para baixar a especificação.
Me adiciona ai no msn que a gente pode ir trocando idéias com relação ao projeto.
marcelohonsa@hotmail.com
Grande abraço.
Outra dica: usar uma ferramenta que verifica o estilo do código para ver se as convenções estão sendo seguidas. Estou utilizando o checkstyle do Eclipse, mas com certeza devem existir outros…
Blz, vou verificar isso.
Você está desenvolvendo todo seu projeto no eclipse?
Olá. Um lugar bom para sanar as inumeras duvidas que aparecem é o forum scjd do javaranch. http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=25
Estou usando o livro “SCJD Exam with J2SE 5 - Terry Camerlengo e Andrew Monkhouse” que é mais detalhado para essa certificao do que o da Sierra.
Boa Sorte!
[quote=varchavsky]Olá. Um lugar bom para sanar as inumeras duvidas que aparecem é o forum scjd do javaranch. http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=25
Estou usando o livro “SCJD Exam with J2SE 5 - Terry Camerlengo e Andrew Monkhouse” que é mais detalhado para essa certificao do que o da Sierra.
Boa Sorte![/quote]
Diga seu Varchavsky, o senhor por aqui!!! Me procure para trocarmos umas idéias sobrbe a prova!!! Para constar: eu estou usando o mesmo livro!!!
Este processo todo da prova dura em média quanto tempo?
Após alguém tirar a SCJP, quanto tempo leva pra tirar a SCJD?
[quote=Guerr@]
Também estou fazendo a certificação de developer. Os passos para completar a prova são:
- Entre em contato com a Sun do Brasil e diga que quer fazer a prova
- Você terá que mandar um email para eles com diversos dados inclusive o numero do seu voucher
- Um tempo depois eles te enviarão um email com o link de onde você pode fazer o download da especificação do seu projeto
- Você baixa o seu projeto e implementa conforme as especificações.
- Você vai no mesmo site onde você baixo o projeto e faz o upload do seu trabalho.
- Você marca pelo site da prometric a prova da segunda fase da certificação (vai precisar de outro voucher)
- Esta prova é dissertativa e fala basicamente sobre o que você fez (mais para ver se foi você mesmo que fez o projeto)
- Um tempo depois eles enviam a sua nota.
A melhor dica que eu posso te passar é se basear em um livro especializado para a certificação, pois eles passam umas dicas bem legais.
Boa sorte!![/quote]
O que vai ditar é o tempo que você demorar para fazer o projeto. A correção também costuma demorar mais de um mês… Os outros passos são relativamente rápidos.
Então quer dizer que posso avaliar a possibilidade de tirar as duas certificações no mesmo ano?
Beleza! 2007 vai ser o ano! :twisted:
Até três!! Só depende de você!!
Fala Guerra. Gostaria de saber o seu interesse em tentar adquirir a certificação de developer? Não me leve a mal, pois gostaria de poder avaliar qual a aceitação que o mercado ou algumas entidades tem diante deste canudo.
No meu caso estou partindo para a SCWCD por um simples motivo de estratégia de mercado, e posteriormente pelo aprendizado. Gostaria de inverter estas situações, mas caso não tivesse estas preocupações teria feito a SCJD with sdk1.5.
Parabéns pelos artigos publicados na mundo java! Estou acompanhando a algum tempo!
Obrigado pelos elogios!
Na verdade, eu tinha vontade de fazer a certificação de developer para poder completar as certificações da Sun. Um outro motivo é que por mais experiencia que a pessoa tenha, você sempre acaba aprendendo alguma coisa quando faz uma certificação.
Hoje em dia a SCWCD é mais considerada do que a de developer (levando em consideração que a maior parte dos projetos são web)! Acho que você está no caminho certo!
[]s
[quote=Guerr@]
- Esta prova é dissertativa e fala basicamente sobre o que você fez (mais para ver se foi você mesmo que fez o projeto)[/quote]
Essa discussão sobre o projeto é em inglês?
Não sei se já lançaram a prova de developer em português, mas acredito que esteja disponível somente em inglês mesmo…