Certificação Developer

14 respostas
marcelohonsa

E ai pessoal.
Seguinte, adquiri o voucher para tentar a cerficiação de Developer.
Gostaria de saber se alguém ja fez o processo e algumas dicas, se foi difícil, como procedeu, essas coisas…
Desde já, valeu!

14 Respostas

Guerr

Também estou fazendo a certificação de developer. Os passos para completar a prova são:

• Entre em contato com a Sun do Brasil e diga que quer fazer a prova
  • Você terá que mandar um email para eles com diversos dados inclusive o numero do seu voucher
  • Um tempo depois eles te enviarão um email com o link de onde você pode fazer o download da especificação do seu projeto
  • Você baixa o seu projeto e implementa conforme as especificações.
  • Você vai no mesmo site onde você baixo o projeto e faz o upload do seu trabalho.
  • Você marca pelo site da prometric a prova da segunda fase da certificação (vai precisar de outro voucher)
  • Esta prova é dissertativa e fala basicamente sobre o que você fez (mais para ver se foi você mesmo que fez o projeto)
  • Um tempo depois eles enviam a sua nota.

A melhor dica que eu posso te passar é se basear em um livro especializado para a certificação, pois eles passam umas dicas bem legais.

Boa sorte!!

marcelohonsa

Valeu rother.
Estou seguindo os mesmos passos que você. Estou seguindo pelo livro da Kathe Sierra.
Comprei o voucher e estou aguardando para baixar a especificação.
Me adiciona ai no msn que a gente pode ir trocando idéias com relação ao projeto.
[email removido]

Grande abraço.

Guerr

Outra dica: usar uma ferramenta que verifica o estilo do código para ver se as convenções estão sendo seguidas. Estou utilizando o checkstyle do Eclipse, mas com certeza devem existir outros…

marcelohonsa

Blz, vou verificar isso.

Você está desenvolvendo todo seu projeto no eclipse?

V

Olá. Um lugar bom para sanar as inumeras duvidas que aparecem é o forum scjd do javaranch. http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=25
Estou usando o livro “SCJD Exam with J2SE 5 - Terry Camerlengo e Andrew Monkhouse” que é mais detalhado para essa certificao do que o da Sierra.
Boa Sorte!

Guerr

varchavsky:
Olá. Um lugar bom para sanar as inumeras duvidas que aparecem é o forum scjd do javaranch. http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=forum&f=25
Estou usando o livro “SCJD Exam with J2SE 5 - Terry Camerlengo e Andrew Monkhouse” que é mais detalhado para essa certificao do que o da Sierra.
Boa Sorte!

Diga seu Varchavsky, o senhor por aqui!!! Me procure para trocarmos umas idéias sobrbe a prova!!! Para constar: eu estou usando o mesmo livro!!!

josenaldo

Este processo todo da prova dura em média quanto tempo?

Após alguém tirar a SCJP, quanto tempo leva pra tirar a SCJD?

Guerr@:

Também estou fazendo a certificação de developer. Os passos para completar a prova são:

• Entre em contato com a Sun do Brasil e diga que quer fazer a prova
  • Você terá que mandar um email para eles com diversos dados inclusive o numero do seu voucher
  • Um tempo depois eles te enviarão um email com o link de onde você pode fazer o download da especificação do seu projeto
  • Você baixa o seu projeto e implementa conforme as especificações.
  • Você vai no mesmo site onde você baixo o projeto e faz o upload do seu trabalho.
  • Você marca pelo site da prometric a prova da segunda fase da certificação (vai precisar de outro voucher)
  • Esta prova é dissertativa e fala basicamente sobre o que você fez (mais para ver se foi você mesmo que fez o projeto)
  • Um tempo depois eles enviam a sua nota.

A melhor dica que eu posso te passar é se basear em um livro especializado para a certificação, pois eles passam umas dicas bem legais.

Boa sorte!!

Guerr

O que vai ditar é o tempo que você demorar para fazer o projeto. A correção também costuma demorar mais de um mês… Os outros passos são relativamente rápidos.

josenaldo

Então quer dizer que posso avaliar a possibilidade de tirar as duas certificações no mesmo ano? :smiley:

Beleza! 2007 vai ser o ano! :twisted:

Guerr

Até três!! Só depende de você!! :wink:

faelcavalcanti

Fala Guerra. Gostaria de saber o seu interesse em tentar adquirir a certificação de developer? Não me leve a mal, pois gostaria de poder avaliar qual a aceitação que o mercado ou algumas entidades tem diante deste canudo.

No meu caso estou partindo para a SCWCD por um simples motivo de estratégia de mercado, e posteriormente pelo aprendizado. Gostaria de inverter estas situações, mas caso não tivesse estas preocupações teria feito a SCJD with sdk1.5.

Parabéns pelos artigos publicados na mundo java! Estou acompanhando a algum tempo! :wink:

Guerr

Obrigado pelos elogios!

Na verdade, eu tinha vontade de fazer a certificação de developer para poder completar as certificações da Sun. Um outro motivo é que por mais experiencia que a pessoa tenha, você sempre acaba aprendendo alguma coisa quando faz uma certificação.

Hoje em dia a SCWCD é mais considerada do que a de developer (levando em consideração que a maior parte dos projetos são web)! Acho que você está no caminho certo!

[]s

Thundercat

Guerr@:

Essa discussão sobre o projeto é em inglês?

Guerr

Não sei se já lançaram a prova de developer em português, mas acredito que esteja disponível somente em inglês mesmo…

Criado 13 de janeiro de 2007
Ultima resposta 22 de jan. de 2007
Respostas 14
Participantes 6