Certificação e Conhecimento

Boa tarde Galera!

é o seguinte andei pesquisando alguns assuntos aqui no forum, e quero que vcs coloquem suas opnioes aew!
estou querendo fazer a prova de certificaçõ scjp, porém o que sei de java é basicão mesmo, tive pouco no curso tecnico e na facul não começou ainda a materia entao tenho o basico mesmo, e o que estava vendo era que o livro da kathy voltado paracertificação é para quem conhece um pouco certo?
se uma pessoa que viu pouco java e pegar este livro para estudar vai ter dificuldades? voces recomendam ler algo que aperfeiçoe mas o conceito de java para depois comprara o livro de certificação para estudo? Estou com livro do deitel mas o que li a respeito paracertificação ele não é recomendado neh?
e a questao do ingles, meu ingles é fraco, a prova em ingles é tranquila? comprando o livro em ingles e estudando, pesquisando palavars e tals será que fica tranquilo na horada prova? ou parto logo para proa e livro em portugues para estudo?

ficarei mto grato com as opnioes
desde ja agradeço
valews galera
t+

Fala Fabio,

eu acho o estudo pra certificacao scjp muito bom se vc nao tem muito conhecimento sobre java, pois é justamente isto que vai lhe dar o conhecimento básico, os fundamentos da linguagem. O livro da Kathy Sierra voltado pra certificação é muito bom para iniciantes, assim como o Head First Java (Abra a Cabeça Java em português). Não recomendo o livro do Deitel, acho este o pior livro de Java que eu já li (ou melhor, tentei ler). Muito mal estruturado, não explica os fundamentos.

[]'s

obrigado wchevreuil, vaews mesmo
no caso o livro da kathy (para certificação e o head first java) vc recomendaria eu pegar em ingles ou em portugues pois a certificação é em ingles e meu ingles é basicao mesmo e vc tem mais ou menos o valor do livro de certificação java da kathy? quero começar meus estudos o quanto antes
obrigado

Opa calma lá. Comprei o livro da Kathy esses dias e se vc ler nas primeiras páginas ela diz que não é um livro para iniciantes não. Ela diz que é preciso ter um conhecimento mínimo sobre a linguagem … Até pq alguns tópicos abordados no livro são complexos… E se a pessoa nunca ouviu nem falar fica um pouco complicado…

obrigado Guitar_Men
no caso não é que não sei nada sei o basicão mesmo entende
isto serviria para eu começar pelo livro ou deve aperfeiçoar mesmo o conceito da linguagem?

A prova SCJP cai muita coisa sobre OO. Eu investiria nesse conceito um pouco para ai sim ir para o livro…

entendi, mas o nosso amigo mais acima disse que o livro serviria para começar os estudos, tenho uma noção sobre OO e nocaso quando vc fez a prova a questao do ingles deu pra levar numa boa? eu nao sou mto bom em ingles recomendaria que partisse logo para o portugues ou tentasse o inlges mesmo?
obrigado

Recentemente fiz a prova da sun posso dizer que c vc é fraco em inglês, pode ser que vc não entenda bem as questões.
Na minha prova tive que completar muito código e os enunciados das perguntas eram em formato de descrição de cenário, onde eles descreviam uma situação e perguntavam qual imlementação seria a mais indicada e tb cenário envolvendo OO e acoplamento e coesão!

O Livro da Katty é Excelente, estudei ele todo e recomendo pra vc tb, mesmo que vc nao tenha uma certa prática, leia primeiro o Ultimo capitulo onde ela ensina um pouco sobre a forma de compilação de codigo fonte via linha de comando. è a melhor forma de vc ir praticando. Eu meso utilizava muito o edit do DOS pra implementar os códigos fontes, pois nas IDEs como Netbeans e eclipse, o compilador fica te corrigindo. Eu queria mesmo é praticar de forma bem primitiva para poder fixar bem os conceitos e gravar bem as sintaxes.

Recomendo que vc estude muito mesmo e só vá para a prova se estiver seguro sobre seu conhecimento.

Vc está no caminho certo, pois está pensando em aprender certo, isso é ótimo.

Aqui mesmo no guj postei o link com o materialde estudo que usei, muitos artigos e simulados atualizados para SCJP 6.

Boas sorte
Abraço

pois é, alguns assuntos sao complexos sim, mas o livro cobre bem esses assuntos e explica de forma fácil. No meu caso, eu tinha um conhecimento bem básico e o livro me ajudou muito. É claro que eu estudei bastante tbm. Mas como eu disse, acho esses dois livros suficientes.

[]'s

ja até baixe paulo rsrsrs…
estava estudado pelo livro do deitel mas lendo aqui vi que ele é mais para um auxilio quando ja souber muito sobre a linguagem,mas por pratica fiz alguns exercicios e particulamente prefiro fazer no bloco de notas e ir executando pelo dos para justamente fixar os ensinos. em relaçao ao ingles sei mais o ingles técnico entende, vc recomendaria eu comprar o livro da kathy scjp 6 que é ingles para eu ir treinando ou parto logo para o portugues? e como sei o básico do java ja posso partir pro livro ou aperfeiço mais o conceito?
voce tem msn?
pd me passar para manter contato e tirar duvidas se nao for encomodo
obrigado

entendi, mas o nosso amigo mais acima disse que o livro serviria para começar os estudos, tenho uma noção sobre OO e nocaso quando vc fez a prova a questao do ingles deu pra levar numa boa? eu nao sou mto bom em ingles recomendaria que partisse logo para o portugues ou tentasse o inlges mesmo?
obrigado[/quote]

Ainda não fiz a prova, estou estudando também :stuck_out_tongue:

Comece pelo Use a Cabeça Java… Procura na net umas video aulas de java básico, dá uma olhada no site da Oracle, tem um monte de tutoriais lá…

Espera pra usar o livro da Kathy Sierra qndo estiver manjando um pouco…

Tenta começar lendo e fazendo os exercícios do Use a Cabeça que vale a pena…

Abraço,

Daniel Rodrigues
www.demelodesigner.com.br

[quote=Daniel_Designer]Comece pelo Use a Cabeça Java… Procura na net umas video aulas de java básico, dá uma olhada no site da Oracle, tem um monte de tutoriais lá…

Espera pra usar o livro da Kathy Sierra qndo estiver manjando um pouco…

Tenta começar lendo e fazendo os exercícios do Use a Cabeça que vale a pena…

Abraço,

Daniel Rodrigues
www.demelodesigner.com.br[/quote]
entendi
tenho ele aqui em pdf a 2 ediçao traduzida
ele é bom?
obrigado

Sem querer fazer propaganda mas ateh semana passada tava em promoção no Submarino os livros da Kathy tanto o 5 como o 6… Vale a pena ter o livro em papel…

o que tava em promoçao é o use a cabeça java? ou é de crtifiaçao?
obrigado
t+

O da certificação…

entendi…
mas como vc citou vou ler primeiramente o use a cabeça java, ja ate providenciei
depois vou partir para os estudos para certificação
minha duvida agora é em relaçao ao ingle sou portugues, não sei se ja pego o livro em ingles para ir familiarizando ou vou em portugues mesmo e depois parto para um curso de ingles rsrsrs
valews
t+

Olha, o Use a Cabeça eu tenho em Português e não vejo problema em seguir ele em português… Lembre-se de entre no site da Editora e baixar os códigos que irá usar nos exercícios do livro.

Já o livro de certificação eu peguei emprestado em Português e não gostei… eles traduzem todos os termos que geralmente usamos em inglês… Se você entende bem inglês, eu recomendo que pegue o livro em inglês e faça a prova em inglês.

Abraços,

Daniel Rodrigues
www.demelodesigner.com.br

[quote=Daniel_Designer]Olha, o Use a Cabeça eu tenho em Português e não vejo problema em seguir ele em português… Lembre-se de entre no site da Editora e baixar os códigos que irá usar nos exercícios do livro.

Já o livro de certificação eu peguei emprestado em Português e não gostei… eles traduzem todos os termos que geralmente usamos em inglês… Se você entende bem inglês, eu recomendo que pegue o livro em inglês e faça a prova em inglês.

Abraços,

Daniel Rodrigues
www.demelodesigner.com.br
[/quote]

OK
O problema é que não domino o ingles entendeu, caso eu pegar ele em ingles vou ter que ficar com o dicionario do lado rsrs. quall o site da editora?
obrigado

Bom, já q está começando, não vejo problema em estudar os livros em português… além disso acho q vai ser mais produtivo pra você do que ficar consultando um dicionário a todo instante.

O site da editora é:

http://altabooks.tempsite.ws/index.php?manufacturers_id=115&osCsid=skgrd01ukmd1p3blpt090r43k7

Não me lembro agora o endereço exato de onde encotrar os arquivos do livros, mas depois eu vejo pra te passar.

Att.

Daniel Rodrigues
www.demelodesigner.com.br