Colegas da GUJ bom dia,
Estudo Sistemas de Informação no 2º semestre e sou programador JAVA SE, aprendi este por meio de livros e cursos de apostilas então logicamente não tenho certificado deste conhecimento.
Minha meta é ser programador EE e de acordo conselhos de professores segui meu estudo com a apostila de desenvolvimento web da Caelum Fj21 que aborda: MVC, JSP, JSF, Struts, Hibernate, etc. e é disponibilizada gratuitamente na WEB, todo caso a mesma Caleum também faz a formação presencial desta mesma apostila por um preço X e certificado.
Seguindo a apostila em casa tem sido bem proveitoso e tranquilo não estou tendo dificuldades para entender e percebo que minha base de JAVA SE foi bem implementada.
Sabendo disso minha pergunta é:
Na hora de conseguir um emprego não ter o certificado e apenas o conhecimento da mesma apostila irá pesar na minha contratação?
É claro que ainda tenho vários conceitos e coisas a aprender, porém preciso dessa indicação assim eu saberei se devo continuar estudando livros e conteudos gratuitos da WEB ou pagar cursos pra conseguir meus certificados.
Espero uma opinião prática de vocês e também pessoal pois, fica vago eu ter um conhecimento considerável se as empresas não vão me dar a chance de mostrar por não ter certificação.
vale lembrar que não tenho experiência em campo comercial em JAVA, sou programador Efetivo PHP hoje, talvez isso me dará alguns pontos ou tirar :/, também não sei.
Por favor a ajuda e opinião de vocês será muito importante,
desde já, sou muito grato a todos.