Certificação em cursos VS conhecimento qual o peso na hora de conseguir um emprego

Colegas da GUJ bom dia,

Estudo Sistemas de Informação no 2º semestre e sou programador JAVA SE, aprendi este por meio de livros e cursos de apostilas então logicamente não tenho certificado deste conhecimento.

Minha meta é ser programador EE e de acordo conselhos de professores segui meu estudo com a apostila de desenvolvimento web da Caelum Fj21 que aborda: MVC, JSP, JSF, Struts, Hibernate, etc. e é disponibilizada gratuitamente na WEB, todo caso a mesma Caleum também faz a formação presencial desta mesma apostila por um preço X e certificado.

Seguindo a apostila em casa tem sido bem proveitoso e tranquilo não estou tendo dificuldades para entender e percebo que minha base de JAVA SE foi bem implementada.

Sabendo disso minha pergunta é:

Na hora de conseguir um emprego não ter o certificado e apenas o conhecimento da mesma apostila irá pesar na minha contratação?

É claro que ainda tenho vários conceitos e coisas a aprender, porém preciso dessa indicação assim eu saberei se devo continuar estudando livros e conteudos gratuitos da WEB ou pagar cursos pra conseguir meus certificados.

Espero uma opinião prática de vocês e também pessoal pois, fica vago eu ter um conhecimento considerável se as empresas não vão me dar a chance de mostrar por não ter certificação.

vale lembrar que não tenho experiência em campo comercial em JAVA, sou programador Efetivo PHP hoje, talvez isso me dará alguns pontos ou tirar :/, também não sei.

Por favor a ajuda e opinião de vocês será muito importante,

desde já, sou muito grato a todos.

Depende da empresa.
Algumas contratam apenas pelo certificado, outras, fazem processos seletivos baseados em avaliações de conhecimento.

ok, grato pela resposta drsmachado.

[quote=drsmachado]Depende da empresa.
Algumas contratam apenas pelo certificado, outras, fazem processos seletivos baseados em avaliações de conhecimento.[/quote]

Sendo genérico na resposta até concordo com sua afirmação, todavia, nunca vi uma empresa contratar só pelo fato de se ter um “curso”, nem mesmo na posição de estagiário rs (embora não concorde)…

@deFreitas
Velho, se vc já programa PHP, tire a certificação OCJP, pronto! Vale bem mais q um “curso” de qlq. escola… Digo isso com base no termômetro chamado mercado.

No geral, a maioria dos lugares tenta por meio do processeo seletivo mensurar o seu conhecimento. O fato de você ter o certificado ajuda, pois não deixa de ser um critério. Mas não conheço nenhuma empresa que contrate só por você ter uma certificação. Eles vão de qualquer forma tentar descobrir se você sabe ou não, por meio de entrevistas, provas, ou o que seja. O certificado ajuda mas nunca é o único critério.

Não acho que sejam coisas excludentes. Estudar para certificação não deixa de ser um aprendizado. Resumindo, faça os dois. Continue estudando, para poder tirar certificação e também só por conhecimento.

Segue minha opinião:

Existe duas formas para vc provar que tem conhecimento em algo

1. Experiencia = vc prova que passou tempo fazendo e mostra o resultado daquilo.
  2. Certificação = vc prova que passou tempo estudando e foi aprovado em algo com critérios aceitos no mercado.

Fora isso meu querido…é conversa furada…encher o curriculo de tag “java, hibernate, jsf, bla” é conversa fiada…

Conversando com uma pessoa que trabalha com recrutamento e seleção de TI, me foi falado o seguinte:

A certificação ajuda muito em um filtro inicial. Quando é aberta uma vaga, e as pessoas recebem muitos currículos, eles precisam ser filtrados de algum jeito. Como as pessoas do RH não tem o mesmo conhecimento que o líder técnico terá, a certificação ajuda nesse processo. O que tem fica à frente do que não tem.

Então você pode achar que não faz diferença, mas já pode ter acontecido de um RH nem ter entrado em contato com você simplesmente por causa disso. É sutil, mas eu acho que pesa sim.

[quote=FernandoFranzini]Segue minha opinião:

Existe duas formas para vc provar que tem conhecimento em algo

1. Experiencia = vc prova que passou tempo fazendo e mostra o resultado daquilo.
  2. Certificação = vc prova que passou tempo estudando e foi aprovado em algo com critérios aceitos no mercado.

Fora isso meu querido…é conversa furada…encher o curriculo de tag “java, hibernate, jsf, bla” é conversa fiada…[/quote]

Concordo.

[quote=andredecotia][quote=drsmachado]Depende da empresa.
Algumas contratam apenas pelo certificado, outras, fazem processos seletivos baseados em avaliações de conhecimento.[/quote]

Sendo genérico na resposta até concordo com sua afirmação, todavia, nunca vi uma empresa contratar só pelo fato de se ter um “curso”, nem mesmo na posição de estagiário rs (embora não concorde)…

@deFreitas
Velho, se vc já programa PHP, tire a certificação OCJP, pronto! Vale bem mais q um “curso” de qlq. escola… Digo isso com base no termômetro chamado mercado.[/quote]
Bom, então você precisa pesquisar mais.
Há empresas que possuem parcerias com universidades e escolas técnicas, que absorvem parte dos estudantes para seu quadro de funcionários. Acho essa iniciativa bem bacana, já que o reconhecimento vem em forma de proposta e o próprio mercado escolhe quem é que merece uma vaga.
Por outro lado, o mercado é mais voraz, não tem paciência para concluir a formação, por esta razão, contrata pessoas com experiência, com ou sem certificação. Se tiver um certificado, com certeza será preferido, mas não é o único meio de corte. O ideal é ter os dois, experiência e certificado.

[quote]Conversando com uma pessoa que trabalha com recrutamento e seleção de TI, me foi falado o seguinte:

A certificação ajuda muito em um filtro inicial. Quando é aberta uma vaga, e as pessoas recebem muitos currículos, eles precisam ser filtrados de algum jeito. Como as pessoas do RH não tem o mesmo conhecimento que o líder técnico terá, a certificação ajuda nesse processo. O que tem fica à frente do que não tem.

Então você pode achar que não faz diferença, mas já pode ter acontecido de um RH nem ter entrado em contato com você simplesmente por causa disso. É sutil, mas eu acho que pesa sim.[/quote]

Concordo que pode pesar nesses casos, mas se o curriculo já tem 5 anos de experiencia com Java por exemplo, vai continuar na lista de “passa pra frente”. Tem diferença se tem menos de 5 anos de experiência com Java.