Certificação em CX-310-025

Galera gostaria de saber, se ainda e possivel tirar a certificação

Sun Certified Programmer for Java 2 Platform 1.2 SCJP 1.2

e onde eu posso encontrar material e livros para estudar…

valeuu…

qual seria a finalidade de você tirar essa certificação já ultrapassada?

e não a 1.6?

pq nao fazer a SCJP1.6?

http://www.sun.com/training/certification/resources/index.html

Ou seja, não é mais possível fazer o exame para 1.2 (que é o que você estava perguntando), nem mesmo para 1.4.
OK?

Ata entendi, sim, valeu msm, nao sabia que tinha discontinuado, ehueh e qual seria o assunto para o exame 1.6 de java, pq eu vi la no site da sun, e nao tinha nada disso sobre a certificaçao 1.6 ?

a 1.6 é a última e recomendada versão para fazer…

a 1.5 é a versão anterior a 1.6.

[quote=snonca]Ata entendi, sim, valeu msm, nao sabia que tinha discontinuado, ehueh e qual seria o assunto para o exame 1.6 de java, pq eu vi la no site da sun, e nao tinha nada disso sobre a certificaçao 1.6 ?
[/quote]

Não é “1.6” (que mania!), mas só "6’. Os objetivos do exame (310-065) estão nesta página - procure na página pelo título “Exam Objectives”

http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-065.xml

bom… na pratica quem tem confiança em arriscar uma prova q exige o “minimo” de ingles normalmente faz a java 6, quem não tem tanta confiança faz a java 5, que é quase igual, as vezes igual, porém tem a possibilidade de ser em portugues

valeu galera… ja me convenceram vo fazer a scjp 5.0 e depois tento a 6.0 =D alguem sabe algum material bom para estudar, sem ter que compra livro, e onde posso fazer simulado. das provas

Segue abaixo dois links aqui mesmo do forum, inclusive tem bastante post sobre esse assunto onde você pode obter mais informações.

SIMULADOS: http://www.guj.com.br/posts/list/39390.java
MATERIAL : http://www.guj.com.br/posts/list/7458.java

Estou estudando pra prova também, se precisar de algo é só falar!!

Se for fazer a SCJP 5 aconselharia a fazer alguma outra certificação depois (SCWCD, SCBCD etc) em vez de fazer a 6, que tem pouquíssimas diferenças em relação à 5. Se não fosse o problema da língua, recomendaria fazer a SCJP 6 direto.

Faz direto a 6, vale bem mais a pena.
O único “problema” é que só tem em inglês.

Esqueça a SCJP 5 e faz a SCJP 6 logo.
Não entendo porque ainda não descontinuaram a SCJP 5.

[quote=victorwss]Esqueça a SCJP 5 e faz a SCJP 6 logo.
Não entendo porque ainda não descontinuaram a SCJP 5.[/quote]

e deveria descontinuar a scjp 5 com pouco tempo?? a 1.4 levou um bom tempo para ser descontinuada.

alguem sabe o criterio que a sun leva para descontinuar?

Eu acredito que seja o nro de mudanças entre uma e outra versao. como da 1.4 tivemos varias mudancas para 1.5, entao ela resolveu descontinuar logo, para parar de ver gente querendo comprar voucer para 1.4.

e outra um ponto importante a sun ganha uma graninha boa mantendo a 5 e a 6, tem muita gente pagando para update e tem gente comprar direto a 6, e ainda tem outros que preferem comprar a 5.

Mas um ponto que acho q a 5 existe, java 5/superior está presente em quantas aplicacoes ? acredito que 1.4 tem muito mais q ele, entao a sun pode ta esperando o 5 ficar mais comum qto o 1.4 ficou.

enfim nada é por acaso… se ela ainda nao descontinou pq tem coisa boa para ela :smiley:

[quote=LPJava][quote=victorwss]Esqueça a SCJP 5 e faz a SCJP 6 logo.
Não entendo porque ainda não descontinuaram a SCJP 5.[/quote]

e deveria descontinuar a scjp 5 com pouco tempo?? a 1.4 levou um bom tempo para ser descontinuada.

alguem sabe o criterio que a sun leva para descontinuar?

Eu acredito que seja o nro de mudanças entre uma e outra versao. como da 1.4 tivemos varias mudancas para 1.5, entao ela resolveu descontinuar logo, para parar de ver gente querendo comprar voucer para 1.4.

e outra um ponto importante a sun ganha uma graninha boa mantendo a 5 e a 6, tem muita gente pagando para update e tem gente comprar direto a 6, e ainda tem outros que preferem comprar a 5.

Mas um ponto que acho q a 5 existe, java 5/superior está presente em quantas aplicacoes ? acredito que 1.4 tem muito mais q ele, entao a sun pode ta esperando o 5 ficar mais comum qto o 1.4 ficou.

enfim nada é por acaso… se ela ainda nao descontinou pq tem coisa boa para ela :D[/quote]

A SCBCD 1.3 e a SCWCD 1.4 foram rapidamente descontinuadas quando sairam a SCBCD 5 e a SCWCD 5 (acho que foi dois ou três meses de sobrevida apenas). No caso da SCBCD a mudança foi muito grande, mas no caso da SCWCD a mudança foi mínima. Se não me engano (não tenho certeza), a SCEA antiga também foi descontinuada rapidamente quando saiu a SCEA 5. Porque que com a SCJP tem que ser diferente?
A SCJP 6 é quase igual a SCJP 5 (diferentemente do que ocorria entre a SCJP 1.4 e SCJP 5). Se a SCWCD 1.4 morreu tão rápido quando saiu a SCWCD 5 quase idêntica, porque que a SCJP 5 tem que continuar viva depois que saiu a SCJP 6 que também é quase idêntica?

Só vejo dois motivos para ainda não terem descontinuado a SCJP 5:

  1. Tem gente que pensa que está ganhando algo ao fazer as duas (ou fazendo a 5 e depois um update para a 6) e eles estão curtindo a grana.
  2. Eles têm preguiça de traduzir a SCJP 6 para outras línguas e também não querem forçar todo mundo a fazer a prova em inglês.

[quote=victorwss][quote=LPJava][quote=victorwss]Esqueça a SCJP 5 e faz a SCJP 6 logo.
Não entendo porque ainda não descontinuaram a SCJP 5.[/quote]

e deveria descontinuar a scjp 5 com pouco tempo?? a 1.4 levou um bom tempo para ser descontinuada.

alguem sabe o criterio que a sun leva para descontinuar?

Eu acredito que seja o nro de mudanças entre uma e outra versao. como da 1.4 tivemos varias mudancas para 1.5, entao ela resolveu descontinuar logo, para parar de ver gente querendo comprar voucer para 1.4.

e outra um ponto importante a sun ganha uma graninha boa mantendo a 5 e a 6, tem muita gente pagando para update e tem gente comprar direto a 6, e ainda tem outros que preferem comprar a 5.

Mas um ponto que acho q a 5 existe, java 5/superior está presente em quantas aplicacoes ? acredito que 1.4 tem muito mais q ele, entao a sun pode ta esperando o 5 ficar mais comum qto o 1.4 ficou.

enfim nada é por acaso… se ela ainda nao descontinou pq tem coisa boa para ela :D[/quote]

A SCBCD 1.3 e a SCWCD 1.4 foram rapidamente descontinuadas quando sairam a SCBCD 5 e a SCWCD 5 (acho que foi dois ou três meses de sobrevida apenas). No caso da SCBCD a mudança foi muito grande, mas no caso da SCWCD a mudança foi mínima. Se não me engano (não tenho certeza), a SCEA antiga também foi descontinuada rapidamente quando saiu a SCEA 5. Porque que com a SCJP tem que ser diferente?
A SCJP 6 é quase igual a SCJP 5 (diferentemente do que ocorria entre a SCJP 1.4 e SCJP 5). Se a SCWCD 1.4 morreu tão rápido quando saiu a SCWCD 5 quase idêntica, porque que a SCJP 5 tem que continuar viva depois que saiu a SCJP 6 que também é quase idêntica?

Só vejo dois motivos para ainda não terem descontinuado a SCJP 5:

  1. Tem gente que pensa que está ganhando algo ao fazer as duas (ou fazendo a 5 e depois um update para a 6) e eles estão curtindo a grana.
  2. Eles têm preguiça de traduzir a SCJP 6 para outras línguas e também não querem forçar todo mundo a fazer a prova em inglês.[/quote]

é verdade se ele forca todo mundo fazer a prova em ingles,vai deixar de ganhar uma grana, concerteza ele tem uma estatistica da quantidade de provas realizadas nos idiomas X e Y, é mais barato e lucrativo deixar a 5 em portugues, quem quiser a 6, ou faz direto, ou faz a 5 e dpeois atualizada, como vejo gente fazendo isso, coisa de doido mais tudo bem. hehe

[quote=thingol]
Não é “1.6” (que mania!), mas só "6’.[/quote]

Questão de marketing só… :roll:

A entendo, bom, nao vejo muita diferença nao, em tirar a 5 ou a 6, acho melhor fazer como falaram tirar a scjp 5 e depois tirar outra smad ou outras afim… agora sera que eles tem aqueles planos igual a microsoft se reprovar vc tem direito a fazer outra :stuck_out_tongue:

dá uma procurada no fórum, há muita informação sobre isso :wink:

nas epocas de ferias escolares a sun costuma ter promoções, a de dezembro foi a chamada “retake”, q seria ± o qvc disse… da uma pesquisada ae

quanto a manter a 5, ouvi uma vez na global code de que eram mantidas as 2 ultimas versões… quando fui fazer um minicurso gratuito q tinha la…