Olá pessoal,
Um programador e desenvolvedor Java que tenha certificações pela SUN interfeer no Dimdim?
Maior salário e valorização por exemplo.
Olá pessoal,
Um programador e desenvolvedor Java que tenha certificações pela SUN interfeer no Dimdim?
Maior salário e valorização por exemplo.
Não!
A resposta é “depende”.
É a mesma coisa que saber inglês: é obrigação, mas na verdade poucas pessoas realmente sabem inglês. Não é porque você sabe inglês que seu salário é automaticamente maior, mas se você não souber, você nem passa da porta
Pode ganhar a mais sim…
mais vai depender muitooooooooooo
empresa
região
humor de quem for te contratar
etc
Pergunta complicada pois… DEPENDE…
DEPENDE… da empresa… do profissional… da localização geográfica… da fase da lua…
O principal na minha opinião é o seu poder de negociação. E um certificado nada mais é que um artefato para te ajudar na negociação.
Na verdade o que eu acho legal da certificação é o tempo que você usa para estudá-la, muitas vezes coisa que você não usa no dia a dia. Claro, no final a sensação de ter passado é MUITO BOA :lol:
Aqui em Brasília as empresas valorizam os profissionais com certificação. Principalmente as empresas que prestam serviços para o setor público, pq quando existe alguma licitação que pede que a empresa tenha um número mínimo de profissionais com a certificação X, Y e Z. Normalmente são as mais valorizadas: SCWCD, SCEA, MCSE.
Na minha opinião é claro.
se vc trabalhar para uma empresa que presta serviço para o governo, interfere
na maioria das empresas não interfere no salário, mas te qualifica melhor na entrevista (se você tiver experiência, pois cerificação sem experiência não garante nada)
Eh como um rapaz disse num fórum anterior, para um programador iniciante interfere e muito. Uma certificação para um estagiário ou um programador jr, provavelmente poderá fazer muita diferença no salário, q foi o meu caso, passei na SCJP e meu salário aumentou 70%, e já fui comunicada que assim que eu tirar a Oracle Portal Developer ele aumentará mais 70%. O mesmo aconteceu com meus colegas de trabalho do mesmo nível que eu. Jah os programadores senior e arquitetos aqui da empresa, q jah recebem mais de 5 mil, se eles tirarem a certificacao não fará nenhuma diferença no salário.
olá,
Já se foi esse tempo !!!
Eu tenho uma revista INFO de 2004 que menciona sobre certificações, e que elas ajudam a dar um “upgrade” no salário.
Atualmente eu naum enxergo as certificações como uma forma de aumentar seu salário.
Ricardo
Na minha visão, de um cara que está estudando esse mundo gigante java desde o fim de 2007 e que nunca trabalhou com ele. diria que o SCJP ajudou e muito a estudar todo o CORE base do java, coisas que um curso pode dar, ou que um livro vai ter… mas geralmente passamos e muita coisa fica para trás, sem o entendimento completo. Mas com o medo de reprovar e perder 330 conto vc acaba tendo que entender a fundo da coisa…
Agora estou estudando para SCWCD (nunca trabalhei com web) e to aprendendo bastante com os estudos… por sorte vou começar segunda em um trabalho novo, ganhando 3 vezes menos do que eu ganhava com VB 6, mas creio que esses dois passos atrás hj podem ajudar a um na frente.(espero) e vou começar a usar JSF e Swing…
Meu objetivo inicial pela certificação foi um toque de um professor de um curso que dizia que eles contratavam os estags ou Jr. usando a certificação como diferencial… mas que isso não mudava o salário. Creio que isso hj está resumido há algumas empresas, com uma política bem definida.
com certeza oq o wescley disse é verdade. Para naum perder R$ 330 a gente acaba aprendendo.
O bom de prestar uma prova de certificação é q vc acaba aprendendo BASTANTE sobre JAVA.
Eu acredito q a certificação ajuda no processo de seleção … acaba tendo um diferencial entre os concorrentes que não possuem certificação.
Mas isso entre pessoas que estão ingressando no mercado.
Mas tb quero dizer que minha opinião naum serve como base, pois estou fora do mercado há algum tempo.
Naum sei muito oq ta rolando.
Ricardo
Iai pessoal … quanta discussão rsrsrs
Eu diria que em empresas mais burocraticas, tipo akelas multinacionais que o analista nunca vê a cara do programador e vice versa rsrsrsrs, dão bem mais valor a certificação. Mas microempresas geralmente com desenvolvimento ágil, dão muito valor a experiencia.
Há boatos de que esse negócio de tirar certificação e aumentar o salário é mentira … nun é nao … acontece bastante ainda, em grandes empresas é claro.
Aí vc diz, ahhé só um papel… nao existe mais na área de informática a necessidade de vc ter papel para provar conhecimento … o q vale é o q vc sabe…e a propósito … olha o coelhinho da páscoa ali.
Se o papel nao fosse mais necessário, ninguém mais fazia faculdade de informática, tendo em vista que não se aprende a programar na faculdade, o cara simplismente faria muitos cursos focados e pronto … no paper … ele nunca ia passar de programador … seria gerente talvez numa micro empresa ( salvo alguns casos raros).
Acontece muito em multinacional, o cara é programador fazendo faculdade … se forma … vira analista , me digam … o que acontece entre as 23:59 do dia 22 de dezembro e 00:00 do dia 23 de dezembro que fazem um cara passar a ser capaz de analizar um sistema ?
resposta: Ele ganha um papel!
Portanto, é claro que a experiencia conta muito, mas certificação também conta, dependendo do seu caso conta como uma forma de provar seus conhecimentos, ou em outro caso somente como um papel … mas o papel é importante
Uma outra coisa que eu queria dizer. Quem vai contratar um programador, se não leva em conta uma certificação, devia levar, pq a certificação prova que o cara sabe coisas internas da linguagem, que na experiencia do dia-a-dia ele nunca ia saber. Muitas vezes o cara q é muito baseado na experiencia tem muitos vicios, que quem tem experiencia e certificação não tem…
(pode até ser meio exagerado, mas acontece mais ou menos assim):
O cara entra como estagiario na empresa, a empresa uma struts pra tudo, ele nao tem certificação, somente conhece um pouco sobre a programação em java e servlets, mas como ele é estagiario ganha seus 1200 pra aprender …
Estagiario:
-Ow como é que usa esse negocio desse struts aki?
Junior:
-Velho, to com muita pressa fala rapido
Estagiario:
-Entao, dizem que tem que declarar um negocio em um tal de "DêDê"
Junior:
<servlet-name>action</servlet-name>
<servlet-class>org.apache.struts.action.ActionServlet</servlet-class>
e maperia ele assim:
<servlet-name>action</servlet-name>
<url-pattern>*.do</url-pattern>
Estagiario:Funcionou mas … ué… mas eu nem declarei esse org.apache.struts.action.ActionServlet … de onde veio isso? e pq eu precisei declarar como *.do o mapeamento?
Junior: cara, o importante é que funcionou … deixa eu ir lah que to com muita pressa e vc tambem nun pode enrrola rmuito nisso ai que tambem já tah acabando o prazo
Estagiario: Opa, beleza … vo continuar aki … falow
e assim o estagiario fica 5 anos na empresa … sai … e envia um curriculum : “5 anos de experiencia em struts”.
Contratam o cara, na frente do outro q tem 2 anos de experiencia e uma certificaçao em web … quando o cidadão vê o seguinte código:
<servlet-name>acao</servlet-name>
<servlet-class>br.com.empresa.action.ActionServlet</servlet-class>
<servlet-name>acao</servlet-name>
<url-pattern>*.transacao</url-pattern>
entra em colápso kkkkkkkk
Eu sei que é um pouco exagerado .rsrsrs… . mas uma situação desse genero realmente acontece, e aliás … é muito comum.
A certificaçao te faz saber de coisas que sao importantissimas, as vezes até cruciais, que vc nunca aprenderia se não tivesse que estudar para uma certificação, portanto quem não a valoriza, devia rever os conceitos.
E por último, mas não menos importante rsrs, um cara que tirou certificação, tem capacidade de estudar!!! capacidade de concentração e de dedicação.
Existem muitas empresas que precisam que o funcionario aprenda uma nova tecnologia, e pra isso eles dão curso, treinamento, e tudo o que for necessário, muitas vezes eles não estão procurando alguem que saiba java, e sim alguem com capacidade de aprendizado, e dedicação …
Se a empresa não dá valor ao conhecimento que o cara adquire na certificaçao, deve dar ao menos a prova que ele deu de que consegue aprender … e olha … que tem q ter cabeça boa kkkk quem tira certificação sabe disu
rsrs
E COM CERTEZA vai interferir no seu salario ou cargo, é claro que nao é uma unanimidade rsrs, mas a maioria das empresas valoriza, como disse, nas grandes a valorização é mais visivel, nas pequenas, é mais sutil.
falowww
“javando” concordo em tudo, mais a parada do struts, pegou pesado (entra em colápso) KKKKKKKKKKKK
é … o exemplo é meio exagerado msm rsrsrs mas realmente aocntece, menos absurdo kkk, mas com o mesmo nível de “degradação de projeto rsrs”
outro :
estagiario experiente: Eitaaa no java 5 a gente pode comparar duas strings com == uhuuuu nun precisa mais daquela chatisse do .equals
entao … se (“eu”==“eu”) retorna true … (usuario.getSenha()==login.getSenha) retorna true se for igual nao preciso mais do .equals
gerente: Pq q esse login nunca entra?
estagiario experiente: Ah… o logica tah corretissima, usei o novo recurso de compara strings, o erro deve ser na camada de dados, chama o cara do hibernate q ele deve resolver …
cara do hibernate: Olha, depois de 2 hora aki verificando … nun encontrei nada de errado :S
-----E o prazo vai rolandoooooo kkkk
que maldade rsrss, gente … não to desprezando a experiencia rsrs … só to dizendo a certificação pode evitar alguns transtornos rsrs
O taaqui … nun tem nenhum emprego ai no Rio nao ? rssr queria andar por copacabana entre uma variavel e outra kkk rsrs
falowss
meu chefe me deu 40 dias p tirar a certificação , com a bonificação imediata de 1000 reais e mais um ano de bonus no salário
estudar não só por dinheiro, isso é consequencia!
nen sempre os resultados vem de imediato, e voce pode se frustrar!
Mamãeeeee eu quero um chefe dessess!!! rsrs
[quote=sandroalm.silva]meu chefe me deu 40 dias p tirar a certificação , com a bonificação imediata de 1000 reais e mais um ano de bonus no salário
[/quote]
Tou achando é que o chefe acha que não vai ter de pagar a promessa . Igual quando você faz promessa que vai de São Paulo a Aparecida de joelhos se ganhar na loteria. Como as chances de ganhar na loteria são muito pequenas, a sua chance de pagar a promessa também é pequena.
Brincadeirinha; vá estudar e receba sua graninha extra! Não fique prestando atenção às minhas brincadeiras.
hehe…ele deveria estar pensando isso mesmo…huahuahuahuauha
aproveita, tira a scja, depois a scjp tb…é acumulativo??
[quote=sandroalm.silva]meu chefe me deu 40 dias p tirar a certificação , com a bonificação imediata de 1000 reais e mais um ano de bonus no salário
estudar não só por dinheiro, isso é consequencia!
nen sempre os resultados vem de imediato, e voce pode se frustrar![/quote]
Tem alguma vaga pra mim ???
Brincadeira … mas é bom saber que existem “chefes” que incentivam os funcionários dessa forma !!
Ricardo