Certificação, experiência e mudança área

7 respostas
A

Bom dia a todos, posso estar sendo repetitivo com essa questão… Mas… até que ponto uma certificação substitui a experiência profissional? e até que ponto o afastametno de determinada atividade pode anular sua experiência anterior?
Digo… tenho uma experiência razoavel com Desenvolvimento/programação, mas nesse ultimo ano estive alocado, principalmente, como analista de requisitos (coisa que não é minha praia). E agora, que estou procurando emprego, e venho concorrendo a vagas que onde certificação é desejável(não obrigatório), percebo que a questão da experiência não vem sendo considerada.
Será que esse periodo como analista de requisitos é o suficiente para inutilizar os quase 10 anos de experiência de programação que tenho?

Grato,
Arturo

7 Respostas

thiago.correa

A certificação não substitui em nenhum momento a experiência profissional, cansei de ver aqui no fórum, pessoas certificadas com dúvidas básicas se quebrando em problemas rotineiros. Na minha opinião a experiência é insubistituível, basta ver as vagas de emprego que pendem experiência de 2 anos para frente desejavél certificação (as vezes essa é um requisito, mas não em sua maioria)

Agora quanto ao afastamento da área anterior, isso não quer dizer que anula, mas provavelmente você irá se sentir meio enferrujado, com certeza não terá o mesmo pique!

A

Ta aí… não sei se concordo com isso…

Enferrujado talvez, até pq a tecnologia não para de evoluir, mas a tualização, a meu ver, é uma questão fácil de se resolver.

Mas o “pique” acho que é mais uma questão de interesse no que vc está fazendo do que de tempo de experiência.
Ou não?

Obs: Gostaria de ver a opinião dos recrutadores… digo… se vc entrevista candidatos, como vc avalia a situação?

K

Arturo:
Ta aí… não sei se concordo com isso…

Enferrujado talvez, até pq a tecnologia não para de evoluir, mas a tualização, a meu ver, é uma questão fácil de se resolver.

Mas o “pique” acho que é mais uma questão de interesse no que vc está fazendo do que de tempo de experiência.
Ou não?

Bom, concordo que experiência é muito mais importante que certificação. Mas o ideal é o conjunto dos dois.

Como foi dito, certificação não te dá a vivência com problemas rotineiros, porém, experiência não te dá padrões e boas práticas.

Para concluir, o ideal então é exatamente ter os dois. Agora, se fosse pra botar em uma balança, eu preferiria alguém com experiência. Já vi casos de pessoas certificadas falarem muito bonito, mas não sair nada. E pessoas que apesar de programarem sem as “boas práticas”, fazerem tudo funcionar dentro do prazo. Entre ter um programa mal feito, mas que funciona, e nada, prefiro um programa mal feito. hehehe!

Abraços!

A

Essa é outra coisa que não concordo.

Acredito que a experiência faz vc procurar as táis “soluções documentadas” para aqueles problemas recorrentes. E boas práticas é uma questão de conhecer a sua tecnologia de trabalho

K

Essa é outra coisa que não concordo.

Acredito que a experiência faz vc procurar as táis “soluções documentadas” para aqueles problemas recorrentes. E boas práticas é uma questão de conhecer a sua tecnologia de trabalho

Sim, sim… Eu não quis dizer que necessariamente é daquele jeito. É o jeito que os empregadores veêm, pelo que vejo… Mas claro que nem sempre é assim, eu não sou certificado em nada, mas sempre estudo as boas práticas. O problema é que não tem nenhum documento provando que eu conheço essas boas práticas.

Abraços!

J

De maneira alguma. A certificação na minha opinião é como qualquer prova, você praticamente decora sintaxe de linguagem. Sendo que o que faz um bom programador não é saber todas as palavras chaves de linguagem, e sim um bom raciocínio lógico.

saoj

Arturo:
Bom dia a todos, posso estar sendo repetitivo com essa questão… Mas… até que ponto uma certificação substitui a experiência profissional? e até que ponto o afastametno de determinada atividade pode anular sua experiência anterior?
Digo… tenho uma experiência razoavel com Desenvolvimento/programação, mas nesse ultimo ano estive alocado, principalmente, como analista de requisitos (coisa que não é minha praia). E agora, que estou procurando emprego, e venho concorrendo a vagas que onde certificação é desejável(não obrigatório), percebo que a questão da experiência não vem sendo considerada.
Será que esse periodo como analista de requisitos é o suficiente para inutilizar os quase 10 anos de experiência de programação que tenho?

Grato,
Arturo

Experiencia com programação é mais ou menos como andar de bicicleta. Vc nunca esquece. Precisa se manter atualizado em relação as novas tecnologias, mas o google e a Internet estão aí pra isso.

Um bom profissional de informática possui um certo perfil, que envolve objetividade e pragmatismo na obtenção de resultados. O resto é conversa pra boi dormir.

Criado 25 de janeiro de 2010
Ultima resposta 25 de jan. de 2010
Respostas 7
Participantes 5