Eu ainda não sei nada de Java, sei o básico de OO, que usei no C++!
Quero começar à estudar java, só que não sei se começo por um livro de certificação, ou um how to program…
Os livros de certificação começam do zero?
Daria para eu aprender legal o básico por um livro desses?
Compensa esperar o Java 5? Ou tiro certificação pro java 1.4 mesmo?
Tô meio perdido!
Quem puder ajudar, eu ficaria mto agradecido!
Bom cara o livro de certificação pelo menos o da kathy, você aprende muito sobre sintaxe e algumas pegadinhas, acho que pra aprender java seria legal o Deitel que é mais detalhado e didático, o livro de certificação é mais objetivo, e você pode correr o risco de perder detalhes importantes.
[quote=IvanHalen]Eu ainda não sei nada de Java, sei o básico de OO, que usei no C++!
Quero começar à estudar java, só que não sei se começo por um livro de certificação, ou um how to program…
Os livros de certificação começam do zero?
Daria para eu aprender legal o básico por um livro desses?
Compensa esperar o Java 5? Ou tiro certificação pro java 1.4 mesmo?
Tô meio perdido!
Quem puder ajudar, eu ficaria mto agradecido! [/quote]
Eu aconselho primeiro conhecer Java, para depois estudar para uma certificação.
Conhecendo Java, muitas coisas da certificação será mais clara para você, além da certificação ser bastante “decoreba”.
Aproveita que saiu o livro do Deitel 6º edição, e ainda por cima ele ensina a usar o java 1.5!
Assim, além de vc aprender java 1.5, quando vc se sentir a vontade, compre um livro para certificação de java 1.5 e mande ver na prova!!
Assim como a maioria eu também acho que você deve primeiro se familiarizar com a linguagem para depois tentar uma certificação. É como conhecer uma garota e ir direto ao que interessa, pode ser arriscado e geralmente falha.
Livro muito bom e gratuito ( em inglês )
Thinking in Java
Ótimo pra aprender e para certificação.
Boa leitura
Márcio
[quote=marcioa1]Livro muito bom e gratuito ( em inglês )
Thinking in Java
Ótimo pra aprender e para certificação.
Boa leitura
Márcio[/quote]
1++
Livro muito bom.
Esqueça certificação, aprenda java que naturalmente vc vai se preparar para a certificação.
[]'s
Valeu galera!
Foi exatamente isso que eu fiz! Aprendi “o básico do básico” de Java na faculdade, e parti para a certificação.
Consegui passar e estou sendo muito valorizado no trabalho, inclusive já fui contratado à frente de vários analistas que trabalhavam comigo. Compensou muito!
Sobre livros e material de estudos, utilizei os seguintes:
-
Certificacao Sun para Programadores Java 2 (Kathy e bert Bates): É grande, pedi emprestado de um colega, mas a tradução não é muito boa.
-
Guia de Certificacao em Java (Rafael - LCM): Me ajudou na última semana de estudos, com todas armadilhas na prova e dois simulados.
Se você já possuir o livro do Deitel ou outro (BOM) de Java, pode deixar de lado o da Kathy Sierra… Espero ter ajudado.
[]s
isaacduhor eu acho que deixar de usar um livro voltado para certificação é meio arriscado, para passar assim só com muitos simulados mesmo!
Pois é, concordo contigo.
Estava me referindo a deixar de lado o livro da Kathy e utilizar um outro de certificação, como o que sugeri (Guia de Certificacao em Java). Este possui simulados e exercícios para a prova.
O que fiz foi usar o Deitel no início, e trocar pelo da Kathy no meio dos estudos, e finalmente utilizar o outro na última semana… (total=1 mês)
Alguem aqui tirou carteira de motorista sem nunca ter pego em um volante ? (salvo casos especiais “$” :mrgreen: )
Vai aprender a linguagem primeiro entender pra que serve cada coisa… se nao vc vai gastar 350 reais em um voucher… e se passar apenas vai provar que certificação é decoreba de cara
[quote=scottys0]Alguem aqui tirou carteira de motorista sem nunca ter pego em um volante ? (salvo casos especiais “$” :mrgreen: )
Vai aprender a linguagem primeiro entender pra que serve cada coisa… se nao vc vai gastar 350 reais em um voucher… e se passar apenas vai provar que certificação é decoreba de cara[/quote]
mas não foi nda disso que eu disse :roll:
eu disse se compensa começar à estudar por um livro de certificação e depois já tentar certificação!
E não já tentar certificação sem nda…
Aí já seria qrer dmais!
Certificação Decoreba? Ué, e não é?
Certificação Decoreba? Ué, e não é?[/quote]
é se vc quiser, vale da consciencia de cada um, decorar ou aprender.
Se vc decorar, vc nao vai aprender ,mas vai passar na prova, e depois com certeza vai esquecer. Aprendendo , vc tb vai passar na prova , e dúvido q irá esqueça.
Outra coisa, o ideal seria que vc tirasse a certificacao da tecnologia q vc ta usando no dia a dia, isso pode te ajudar a produzir mais no seu trabalho.
Conselho a vc aprender nao ir pra cetificacao logo de cara. Mesmo que esteja estudando pra certificacao estude pra aprender e nao pra decorar , tente sempre entender o porquê das coisas que o livro ( compre o de kathy ), te passa. Vá sempre no computador rodar o código, altere o exemplo, seja curioso.
PS.: meyer vc ta parecendo o Lenny Kravitz nessa foto … .hauhauahuaha :mrgreen:
[quote=Fabrício] é se vc quiser, vale da consciencia de cada um, decorar ou aprender.
Se vc decorar, vc nao vai aprender ,mas vai passar na prova, e depois com certeza vai esquecer. Aprendendo , vc tb vai passar na prova , e dúvido q irá esqueça. [/quote]
Muito boa colocação!
Bom, em minha opinião, estudar o livro da kathy sierra ou qualquer outro livro preparatório para fazer uma prova é uma forma de decoreba. No entanto, não quero desmerecer o esforço de ninguém!
Assim como o Fabrício disse, é opção de cada um se vai decorar ou vai aprender, mas acho que a prova da SUN dá brechas para que seja possível fazer decorebas, ou mais ainda, basta uma overdose de simulados para conseguir passar na prova!
Eu acho que certificação deve ser encarada como um demarcador da sua carreira, e nada mais. Por exemplo, vc estudou muito Servlet e JSP, e se sente capaz para atuar nesta área profissional, então é perfeitamente válido tirar uma certificação SCWCD para demarcar que você já é um profissional capacitado para atuar nesta profissão. O mesmo vale para outras certificações, como SCJP, SCBCD e SCEA.
Resumo: Vai de cada um aprender ou decorar! Mas querendo ou não, SCJP pode ser obtido na base da decoreba sem dúvida alguma!
Thiago Senna
Blz!
Vou usar o livro How To Program da Deitel, acho que 4th Edition!
Depois mais pra frente comprar o da Kathy ( talvez até o pra Java 5 )!
Valeu ae pela ajuda! :mrgreen:
[quote=IvanHalen]Blz!
Valeu ae pela ajuda! :mrgreen: [/quote]
Se for comprar o Deitel, entaum compra a 6º edição, que já tá ensinando java 1.5! Isso vai poupar esforços!
[quote=Thiago Senna][quote=IvanHalen]Blz!
Valeu ae pela ajuda! :mrgreen: [/quote]
Se for comprar o Deitel, entaum compra a 6º edição, que já tá ensinando java 1.5! Isso vai poupar esforços! [/quote]
é q esse meu irmão já tem
E sempre que puder, de uma olhada no forum e tente entender as respostas das perguntas, isso faz vc aprender bastante tmb!
[]'s